Pronunciamentos da Sessão Ordinária de 03 de Agosto de 2015

03/08/2015



A Vereadora Roseli de Souza (PDT) exibiu um vídeo entregue a ela pelo presidente da Associação de Moradores do Barreto - Amob, Paulo Ricardo, sobre a situação dos moradores do Beco da Coruja. Ela salientou que ninguém é culpado pelo volume das chuvas, mas que o que deixou esse pessoal ilhado assim como ocorreu com os moradores da Olaria e da Ponte Seca, foram os valões existentes nesses locais que só precisam de um encanamento. "É simples, não é caro, só falta boa vontade", observou Roseli. A vereadora disse que não tem mais "cara" de ir visitar esses locais porque todo ano de eleição os candidatos vão lá e prometem providências, salientando que ela, como vereadora, já fez três vezes um pedido de providências para que o Executivo tome providências, mas nada foi feito até agora. Outro assunto abordado pela vereadora foi o corte do pagamento do desdobramento dos professores municipais durante o período de férias escolares de julho, sendo que nunca deixaram de receber nos últimos 26 anos. Roseli disse que tentou remediar, que falou com a secretária para que ela não fizesse isso, mas que ela respondeu que foi um apontamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE), mas que descobriu que não é bem assim que o parecer é do Controle Interno do Município. "O Sindicato foi até o Controle Interno e pediu o tal parecer do TCE e se descobriu que o parecer é na verdade do Controle Interno! Em 26 anos nunca foi tirado um real de nenhum professor. O Sindicato entrou com um mandado de segurança e perdeu e os professores terão que entrar na justiça", finalizou.




O vereador  Valmir Massena (PDT) disse que meses atrás fez um pedido, e entende a situação da Administração, mas que é preciso compreender a situação da população que enfrenta dificuldades com deslocamento devido às chuvas, por isso fez um pedido para a Administração fazer o patrolamento e o ensaibramento das ruas da Vila do Morro do Marinheiro, pois os moradores não conseguem acesso com seus veículos,  as crianças tem dificuldade de descolamento para as escolas  e os carros atolam. Valmir disse que sabe que a crise é geral, mas que é preciso atender a população em suas necessidades básicas, assim como o pedido de canos para a Vila Azul do Barreto, a Ilha da Belinha, coisas fáceis e simples de resolver e acabam deixando as coisas acontecerem. Ele explicou que fez um pedido de informação com relação ao Triunfo em Festa, porque a comunidade questiona os vereadores, já que ninguém sabe de nada, salientando que o Executivo devia informar a comunidade sobre a realização ou não do evento. O vereador também disse que esteve durante o recesso, juntamente com o prefeito, secretários municipais, vereadores e representantes da associação de moradores na localidade de Passo Fundo, quando foi doada uma verba de R$ 20 mil reais, através da economia feita pelos vereadores e pela Câmara, para aquisição de uma calcalhadeira e uma concha traseira para acoplar em tratores e que espera que essa verba que retorna ao Executivo seja repassada o mais breve possível para aquela comunidade e que espera que outras economias possam ser feitas para que outros valores sejam repassados para outras entidades, principalmente para o setor da agricultura, pois a agricultura do município é forte e o pessoal do interior merece mais atenção da administração pública. Valmir também disse que esteve presenta na sexta-feira (31/07) ao meio-dia, na reunião do PP realizada na Casa Velha, e à noite na reunião do PSDB, no Salão União Social e que começam a pensar o futuro de Triunfo com menos politicagem e mais união, união do simples, da honestidade, união sem promessa. Ele ainda parabenizou o presidente do PSDB, Orison Cezar e o presidente do PP, Juvandir Leotte, pela realização dos eventos e que pensem no povo acima de siglas. Finalizando, ele comunicou que no dia 14 próximo será a vez da reunião do PDT, que ocorrerá no Cataventus e que o PDT vai retornar com força total e que em breve será divulgado o nome do pré-candidato à prefeito do PDT. 






O vereador Orison Cezar (PSDB) iniciou seu pronunciamento dizendo que está trabalhando uma nova política com confiança e respeito entre os políticos e as pessoas porque é isso que a cidade merece e agradeceu a todos os partidos que se fizeram presentes na reunião do PSDB, realizada na sexta (31/07), no clube União Social, pois hoje é muito difícil buscar nas pessoas o sentimento de patriotismo porque o que está acontecendo hoje na cidade, desanima o cidadão de participar. Orison disse que foi isso que foi tratado na reunião do PSDB, a busca de um novo horizonte para a cidade. O vereador também lembrou que houve um compromisso verbal com a presença de todos os vereadores da Administração Municipal de prestar contas sobre o projeto da Ação Social aprovado pela câmara e por isso fez o pedido de informação porque fiscalizar faz parte do legislativo. Ele também protestou contra os projetos do Executivo que não chegam em tempo hábil para que o legislativo possa analisar, pois os projetos não podem ser aprovados de qualquer maneira. Orison disse também que os meios de comunicação devem estar a serviço da Administração Municipal, porque nas matérias dos jornais está tudo bem, tudo maravilhoso, quando na realidade é incompetência em cima de incompetência, e que o que está sendo veiculado pelos jornais é mentira, é uma falsidade e que é preciso ter mais respeito com os cidadãos e com os jovens, pois isso vai refletir na vida dos jovens que vão achar que isso é comum, que é normal. Ele disse ainda que não acredita na falta de recursos, que o que há é falta de comprometimento, falta de prioridades. Orison finalizou dizendo que é preciso compromisso para melhorar a cidade: "Não tem como conviver com o modus operandi dessa administração. E aí reafirmo aquilo que disse no meu evento, não tem como eu, Orison, presidente do PSDB, fazer coligação com essa Administração, não tem como compactuar com isso e espero que os outros partidos, as lideranças políticas também tenham esse entendimento e faço uma afirmação à população: a oposição está se organizando e vamos dar uma resposta para a população de maneira respeitosa e com projeto de cidade, para no dia 01 de janeiro de 2017 saber que vai ser feito", finalizou.




Explicações Pessoais


A Vereadora Rita Cunha (PDT) pediu apoio à Administração para que seja trazido para Triunfo o curso do projeto AulaDe, que vai possibilitar cursinhos rápidos para estudantes que querem fazer vestibular e o Enem, sendo gratuito para todos os alunos de ensino médio. Ela pediu apoio da secretaria de Educação com transporte para os alunos, pois o curso vai acontecer num sábado e também pediu ajuda para o presidente da ala jovem do PDT ajudar na divulgação do curso para os jovens. Ela disse que também entrou em contato com a empresa Dudalina que está desenvolvendo um trabalho com os clubes de mães e inscreveu todos os clubes de mães de Triunfo que estão regularizados, tendo sido aceitos pela empresa, pois até então o projeto estava sendo desenvolvido apenas em outras regiões do país. Os clubes de mães de Triunfo já receberam seus kits e com isso irão conseguir gerar renda. "É um projeto muito bacana e o estamos levando para a APAE também e eles também poderão gerar renda com esse projeto. Acho que esse é nosso papel e convido os colegas vereadores a conhecerem o projeto e nos apoiarem", salientou. Rita também falou sobre a resposta do pedido de informação que fez à secretaria de saúde sobre os profissionais do padrão 14, dizendo que a resposta é um desrespeito com os vereadores e com a comunidade e tem certeza que foi feita uma confusão novamente e se perdeu pelo caminho a folha em anexo, porque ela não consta junto com a resposta. "Acredito que foi perdida essa folha, tenho certeza que não iriam me responder dessa maneira porquê disso depende nosso apoio ao padrão 14, é um respaldo e temos que dar também um retorno para a comunidade sobre o decreto de oito horas dos médicos. Então acredito que não foi uma falta de respeito, devem ter perdido esse papel entre a Rua XV de Novembro e a Câmara Municipal, então eu gostaria de receber essa folha do impacto financeiro", considerou. 




A vereadora Katia Souza (PR) fez coro com os pronunciamentos dos colegas lamentando que tenham tantos problemas antigos que a comunidade enfrenta e que não sejam sanados por falta de vontade. Ela também falou do seu pedido para que o Município faça seguro total da frota de veículos porque chega a dar dó ver o estado dos carros junto à secretaria de Viação, que serão jogados fora, sendo que dos 13 novos carros, um já se encontra quebrado e a garantia não vai cobrir porque foi mau uso, sendo esta uma informação não confirmada que chegou ao seu conhecimento. Ela também se solidarizou com os professores que perderam seu desdobramento e a exemplo do colega Orison também falou a respeito das notícias veiculadas sobre o Executivo Municipal, dizendo que acredita que tem alguém distorcendo as matérias da prefeitura, ou quem recebe ou quem envia porque estão divulgando informações erradas, contrárias a realidade dos fatos. 




O vereador Jeferson Wolff (PMDB) disse que enquanto professor já correu muito atrás do regime suplementar, trabalhou mais de quatro anos com o regime, e que em sua opinião é até uma certa exploração com o professor porque mesmo que ele tenha uma especialização, ele recebe o básico do básico. Ele disse ainda que verificou essa situação do desdobramento junto a dois órgãos em Porto Alegre e que o corte do desdobramento é legal, algo que ele entende, mas que não aceita e se solidariza com os professores. 




O vereador Valério Aires (PDT) iniciou seu pronunciamento desejando um bom retorno aos colegas, pois nesta sessão findou o período de recesso. Ele também falou do projeto de suplementação de verba onde um dos itens é a verba repassada pelo Legislativo ao Executivo no valor de R$ 230 mil reais, sendo que desta verba, R$ 200 mil será destinado para a obra da quadra da Escola Liberato, R$ 20 mil será destinado para a Associação de Agricultores do Passo Fundo e R$ 10 mil, para a Assegur, para aparelhagem de veículos. Valério salientou que os R$ 230 mil são fruto da economia gerada pelo empenho de todos os vereadores somente neste primeiro semestre. "Essa verba é fruto da nossa responsabilidade em repassar verbas para o Executivo para que sejam aplicadas em obras para a comunidade", ressaltou. Ele também saudou a presença do presidente da ala jovem do PDT e do presidente do PDT que desde que assumiu a presidência do partido tem feito uma administração transparente e com a participação e concordância de todos os vereadores e anuência do diretório. Valério também relatou que se fez presente nos eventos realizados pelo PP e pelo PSDB na última sexta-feira (31/07), junto com os outros colegas vereadores do PDT e isso é uma demonstração de que o PDT se fará presente em qualquer outro evento de qualquer outro partido porque só assim será construída a democracia que todos querem. "O PDT está sempre aberto a conversações, porque não podemos fechar as portas para nada, porque a política é a arte de administrar divergências e se tivemos algumas divergências com algum partido podem ter certeza, o PDT está sempre aberto para reconstruir o que ficou para trás", finalizou.


O vereador Lino Viegas (PDT) disse que esteve visitando algumas comunidades, entre elas a comunidade da Praia Grande que está em uma situação bastante precária com a ponte lá existente, pois precisa fazer o escoamento de produção, transporte escolar e o próprio deslocamento dos moradores. Ele relatou que conversou com o cidadão Joceval Lopes, que perdeu mais de 500 litros de leite devido ao estado da ponte e chegou a chorar dizendo para o vereador que a situação nunca esteve tão ruim como está. Lino disse que está muito preocupado com o pessoal do interior, porque eles têm a produção, mas não tem como transportar, sendo que a previsão para setembro é de muita chuva. Lino disse que o que falta é vontade e força por parte da Administração para trabalhar para a comunidade. Ele também fez referência ao pedido do colega Valmir sobre a realização ou não do evento Triunfo em Festa neste ano de 2015 e questionou como seria possível realizar o evento se nem a prestação de contas da edição de 2013 foi feita ainda.


Redação/Edição: Tatiana Vasco/Razek Cunha