Vereadores fiscalizam cardápio escolar e postura das merendeiras com os alunos

18/06/2015



Preocupados com a situação que envolve a merenda escolar e a postura das merendeiras das escolas do município, os vereadores solicitaram uma reunião com a Secretaria de Educação.

A reunião ocorreu na tarde da ultima segunda-feira (15), na sala de reuniões da Câmara de Vereadores com a presença dos vereadores Valério Aires (PDT), Rita Cunha (PDT), Roseli de Souza (PDT), Valmir Massena (PDT), Nelson Aguilheiro (PDT), Oldenir kuhn (PMDB), Jeferson Wolff (PMDB) e Katia Souza (PR) e da Coordenadora do Setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, Rosa Casseres e da Nutricionista Silvana Moura.

 Os vereadores solicitaram a reunião após receberem denúncias de alguns pais de que as funcionárias responsáveis pela merenda escolar estão desrespeitando os alunos, mantendo postura inadequada e em desacordo com a função pedagógica exercida pelas escolas, estendendo uma postura de desrespeito até mesmo com o corpo docente. Além disso, os pais também reclamaram do cardápio sem critérios que tem sido apresentado e de que as merendeiras exercem sua função com muito descaso.

A nutricionista Silvana deixou claro que a secretaria fornece um cardápio completo, com todos os itens necessários inclusos, que deve ser seguido pelas merendeiras, mas que para isso, a Secretaria de Educação conta com a supervisão das diretoras das escolas, que devem fazer essa cobrança de suas funcionárias. Silvana deixou claro que houve um período de duas semanas em que faltaram alguns alimentos, e que muitas vezes isso acontece porque as escolas não comunicam essa falta à Secretaria. Ela salientou ainda que sempre que é necessário há um remanejo nos alimentos, onde é retirado de uma escola que tem mais para outra onde esteja faltando.

Quanto à postura das merendeiras, que estariam tratando os alunos com gritaria e desrespeito, a vereadora Roseli salientou que a alimentação é um ato pedagógico e relatou casos em que cartazes eram dispostos nos refeitórios salientando a importância do respeito e da boa educação. O vereador Orison ressaltou que os vereadores são os representantes do povo e tendo sido procurados pelos pais dos alunos, reivindicam que a Secretaria de Educação tome providências quanto à postura das funcionárias. A vereadora Katia disse que conhece uma merendeira que é excluída pelas colegas do grupo de trabalho porque não abre mão de desempenhar sua função com zelo e capricho, como se estivesse em sua própria casa e que esse quadro relatado pelos pais dos alunos é inadmissível.

Os vereadores deram um prazo para a Secretaria de Educação orientar as funcionárias e comunicaram que após isso farão visitas inesperadas às escolas nos horários de almoço para fiscalizarem a situação do cardápio que está sendo apresentado e também a postura das merendeiras.

 

 

Redação/Edição: Tatiana Vasco/Razek Cunha