`Os triunfos de Breno` foi lançado na Câmara de Vereadores

11/06/2015


O livro que conta a história de vida e a trajetória política de Breno Ferreira dos Santos, foi escrito pela escritora triunfense Elma Sant’Ana.


A Câmara de Vereadores de Triunfo foi o local escolhido para o lançamento do livro escrito por Elma Sant’Ana, "Os triunfos de Breno", que conta a história de Breno Ferreira dos Santos, nascido em 1926, na cidade de Porto Alegre e que desde os três anos de idade mora na localidade de Porto Batista, sendo uma figura importantíssima da história política da cidade de Triunfo. Breno foi vereador do município de 1952 a 1955, vice-prefeito de 1956 a 1959 e prefeito de 1964 a 1968, exercendo segundo mandato de 1977 a 1982. 

Diversas personalidades políticas como ex-prefeitos e ex-vereadores, empresários e comunidade triunfense lotaram o plenário da Câmara para prestigiar o evento e prestar suas homenagens ao ex-prefeito. Fizeram parte da mesa o presidente do Legislativo Valério Aires (PDT), o prefeito Mauro Poeta, a escritora Elma Sant’Ana, o ex-secretário municipal Milton Massena, o ex-prefeito Osmar Vargas da Silva, o ex-vice-prefeito Osmar Quadros da Silva, Iolanda Oliveira dos Santos, esposa de Breno, e o deputado estadual Tiago Simon, filho do senador Pedro Simon.



O presidente Valério agradeceu ao ex-prefeito Breno por ter escolhido o Legislativo como palco para o lançamento e por ter dedicado parte do livro ao seu pai, Nelson Aires, ex-vereador e ao seu tio Airton Aires, presentes no plenário e o parabenizou pela história de vida e legado político que deixou para a comunidade triunfense. Ao se pronunciar, Breno relembrou fatos de sua vida e trajetória política, citou pessoas importantes que contribuíam com todo o processo ao longo de sua vida e também pediu aos presentes um minuto de silêncio em memória de políticos triunfenses já falecidos. Ele relatou aos presentes que foi o prefeito que construiu a primeira rua calçada de Triunfo, do ponto de taxi até o hospital e também 50% do restante do calçamento do município, tendo trazido inclusive, a primeira oficina de asfalto para Triunfo, realizando a metade da ligação asfáltica do centro da cidade com o Polo Petroquímico. "Me sinto feliz em com essa idade ter a oportunidade de ver essa casa cheia, sendo essa uma obra que ajudei Geraldo Borba a construir", salientou. 


O deputado Pedro Simon disse que seu pai, Pedro Simon, tem por Breno muita admiração e reconhecimento, por uma vida de trabalho, dedicação e muitas realizações num mundo onde os políticos tem tanto descrédito, sendo "61 anos de vida pública, sem nenhum arranhão, assim como meu pai, pois ambos entraram para a política com o único intuito de servir a sociedade", considerou. 


Após a cerimônia de lançamento, Breno distribuiu exemplares do seu livro autografado a todos os presentes e posou para fotografias. 


"Esta é uma história de vida, a trajetória de um homem simples, com origem no campo e que venceu também como político e administrador, deixando um legado de obras. Ainda permanece como exemplo de político e com certeza perpetuará através dos tempos" - Elma Sant’Ana.


"Ouvindo as dificuldades que ele enfrentava para ser prefeito, percebemos que é a coragem, a vontade e a determinação de um administrador que fazem as coisas serem possíveis" - Vereadora Katia Souza (PR)


"Sinto-me muito honrado em dizer que sou líder do partido do PMDB, mas sua contribuição excede qualquer partido, porque um grande líder político é admirado e respeitado por seus adversários, um grande líder político é aquele em que seus companheiros, amigos vão buscar uma fonte e discutir as melhores opções, o que muitas vezes somente com seu Breno temos essa oportunidade. Ele é um homem que teve uma visão muito a frente do seu tempo." - Vereador Jeferson Wolff (PMDB)


"Não havia visto a câmara repleta de políticos de todos os partidos e pessoas de todas as representações sociais, atentas do início ao fim. Isso é de grande significado porque somos sabedores do momento que o Município está vivendo e temos que nos espelhar na obra do Breno, porque sua vida foi pautada pelo exemplo de pai, político e administrador. É desse estímulo que estamos precisando, para buscarmos elementos e subsídios dentro do que ele fez no passado. Muitas vezes ele me liga para saber onde estou para ir conversa com ele sobre o que está acontecendo no município, pois ele está preocupado com o que está acontecendo hoje com nossa cidade. Temos que nos contaminar com os exemplos do senhor Breno, para que possamos erguer a bandeira no nosso Município e sairmos do caos em que estamos vivendo" - Vereador Orison Cezar (PDT).


 Redação/Edição: Tatiana Vasco/Razek Cunha