Pronunciamentos da Sessão Ordinária de 25 de Maio de 2015

25/05/2015


Pronunciamentos da Sessão Ordinária de 25 de Maio de 2015
 

vereadora Roseli de Souza (PDT) exibiu no telão fotografias do cemitério do Barreto, mostrando o estado das sepulturas e a situação do local, que tem preocupado não somente a ela, como legisladora, mas a comunidade e tem sido pauta dos expedientes dos vereadores. Nas fotos puderam ser vistos túmulos caindo, banheiros e cozinha da capela mortuária sem portas ou com portas sem fechaduras. Ela também exibiu fotos de uma caixa de luz localizada em uma pracinha no Barreto, que está sem porta, com os fios expostos, oferecendo riscos à população, dizendo que havia feito pedido de providências para o subprefeito do ano passado e que até agora nada foi feito, mas que ficou sabendo que mudou o subprefeito, que agora é o João Batista dos Reis Cunha e que acredita que agora a providências serão tomadas, porque além de ser ex-vereador e conhecer a realidade da comunidade, ele também é um rapaz trabalhador. Roseli disse que está cansada de fazer indicações e pedidos de providências e não ser atendida pelo Executivo e decidiu que todo seu expediente de agora em diante será acompanhado com fotografias, documentando assim as situações que expõe.
vereador Orison Cezar (PSDB) parabenizou o secretário Darci pelo trabalho que está iniciando frente à secretaria da Fazenda, salientando que é importante que os secretários tenham vínculo com o município e sejam funcionários de carreira, como é o caso dos secretários Darci e Teodolino, que são comprometidos com a comunidade, mas que se preocupa de certa forma porque o Executivo está dando um enfoque muito grande para a receita, trabalhando em regularização de terras e IPTU e deixando de lado a despesa. Orison disse ainda que o que falta para que as coisas aconteçam em Triunfo é vontade e que ou o prefeito não tem ao redor dele pessoas com capacidade para resolver os problemas, como o caso do cemitério citado pela colega Roseli, ou o prefeito não tem vontade. Orison também salientou que os veículos são fruto de emendas, de verbas vinculadas do Governo Federal e outros foram fruto de leilão e não foi mérito dessa Administração, porque os projetos já estavam pré-prontos, foram votados pela casa legislativa e então utilizados. Ele disse que o que os vereadores mais cobram da Administração é que ela se planeje de forma a viabilizar que a população tenha pelo menos o básico e que esse é o pior prefeito e a pior administração que Triunfo já teve. Ele relatou que esteve visitando o bairro Olaria e que ouviu muitas reclamações da comunidade com relação à administração. "O prefeito não tem coragem para fazer isso, para visitar a população, porque certamente vai levar chumbo. Nós também levamos, mas temos o respaldo de estarmos trabalhando". O vereador também disse que vai atrás de uma informação que chegou até ele, sobre um aparelho do hospital que foi comprado com verba pública destinada pela câmara de vereadores e que não estaria sendo usado para atender a população, enquanto o serviço estaria sendo terceirizado, assim como o caso dos aparelhos de ar condicionado da Escola Farroupilha, que foram aprovados pelo legislativo e até hoje não foram instalados. Ele finalizou informando os estudantes que a empresa que está confeccionando as carteirinhas do município é uma empresa autorizada, legalizada e os alunos podem fazer tranquilamente. 
vereadora Katia Souza (PR) disse que na segunda passada, quando foi realizada sessão descentralizada no Catupi, ela passou a tarde visitando a comunidade, as creches, escolas, comércios e as queixas com relação à Administração são as mesmas de todas as outras localidades. Ela disse que visitando a escola procurou os extintores de incêndio e foi informada pela diretora de que ela mesma havia retirado porque estavam vencidos. Katia disse ainda que naquela sessão fez algumas colocações na tribuna que desagradaram o prefeito, que usou um espaço na rádio para dizer que ela é mal informada. "Mal informado é o prefeito, ele não deve ter as informações sobre os extintores de incêndio, a situação dos cemitérios e tudo mais, já que ele não toma providência alguma sobre nada. Ou ele não tem essas informações ou ele é um incompetente", salientou. Ela disse ainda que ao utilizar o espaço na rádio o prefeito tentou coloca-la contra a comunidade, dizendo inverdades como a de que ela estaria contra a saúde do Município, justo ela que sempre trabalhou em prol da saúde, mas que ela gostou da parte em que o prefeito disse que gostaria de informar a ela que Triunfo tem dinheiro para comprar carro e para colocar os extintores em todas as escolas e creches do município e que Triunfo está a frente dos outros municípios no que toca ao Plano de Prevenção e Combate à Incêndio. Ela ainda relatou que na semana passada o prefeito mandou uma pessoa de sua confiança até a casa dela oferecer a ela a Secretaria de Ação Social, mas que ela não tem interesse, que trabalhou para ser vereadora. Katia relatou também que na semana passada ouviu de um cidadão da Coxilha Velha de que o prefeito teria dito a ele que os vereadores estão contra ele porque o estão chantageando, barganhando cargos e secretarias, e exigiu que o prefeito diga quem são esses vereadores e se retrate, porque ela não está nesse grupo. 
vereadora Rita Cunha (PDT) falou sobre o secretario Darci, que antes da sessão realizou uma reunião com os vereadores, parabenizando-o por sua linha de trabalho, dizendo que sua linguagem é a linguagem dos vereadores e da comunidade de Triunfo porque ele conhece a comunidade, as entidades e suas necessidades. Ela relatou que ao questioná-lo sobre as perspectivas para esse ano, ouviu dele que não são tão boas, que o trabalho para esse ano é manter o que se tem, mas que para 2016 a perspectiva é de melhora. Ela disse que todos sabem que 2015 está sendo um ano muito difícil para todo o país, mas que Triunfo tem que trabalhar em cima de prioridades e não comprar o que não vai usar, mas que está tranquila porque a secretaria da Fazenda está em boas mãos, porque o secretário Darci conhece a realidade do município e disse que vai buscar projetos e recursos. Sobre o projeto da Assistência Social, um projeto que ela classificou como grandioso e com um valor grandioso, ela disse que o está acompanhando e que ele está muito reduzido, alcançando um número muito pequeno de pessoas, não alcançando o interior do município, e que pelo valor dele tem que atender no mínimo 500 pessoas. Ela disse que acredita que os vereadores precisam rever esse projeto e sentar com o Executivo para conversa sobre o assunto, dando inclusive a oportunidade para que o Cras faça uma prestação de contas sobre o projeto que ela considera grandioso e com condições de ser expandido.


vereador Lino Viegas (PDT) disse que estava feliz com a sessão descentralizada, pois assim a comunidade do interior pode ver o trabalho do Legislativo e grande parte da comunidade acha que os vereadores não fazem nada, o que não é verdade. Lino também explanou sobre seus pedidos apresentados nesta sessão e que o prefeito tem que atende-los, pois tinha mais de 200 projetos em seu plano de governo em obras para a comunidade, mas falta pouco mais de um ano para seu mandato acabar e até agora ele não realizou nem 50 deles, enquanto o Chico fez mais de 150 obras para a comunidade no mesmo período. 
vereadora Rita Cunha (PDT) entre vários assuntos falou sobre o empreendimento de dois cidadãos da comunidade do segundo distrito, Remi e Maurício Laux, o Chiqueirão, local que ela visitou durante a tarde e ficou impressionada com a qualidade do trabalho, mas que eles levaram três anos para regularizar a situação e que não pode ter tanto tempo para isso, para incentivar os empreendedores da cidade, pois é renda para o município. Rita também disse que o Executivo precisa começar a ter consciência de que os pedidos dos vereadores são do povo e o povo quer e precisa ser atendido. 
vereador Ubirajara Leote (PDT) disse que diverge democraticamente dos colegas, pois a verba para compra dos veículos só poderia ser usada para compra de veículos, mas que concorda que é um erro não comprar os extintores das escolas porque são de extrema importância. Bira falou das obras feitas pelo Executivo cujas verbas foram destinadas pelo Legislativo e disse que tem certeza que o próximo prefeito de Triunfo será um dos onze vereadores que hoje ocupam cadeira no Legislativo e também parabenizou o prefeito pela doação de um trato para a comunidade de Sanga Funda. 
vereador Valmir Massena (PDT) falou dos seus pedidos apresentados durante este expediente e também propôs ao Executivo que as sementes de milho sejam divididas por subprefeituras para que todos os produtores do interior tenham a oportunidade de pegar as suas, pois como no interior não há telefone ou internet, quando os produtores ficam sabendo da disponibilização das sementes, não há mais sementes.
O vereador Jeferson Wolff (PMDB) falou da importância da sessão descentralizada para a comunidade do interior saber como os vereadores trabalham, pois todo e qualquer projeto é muito discutido buscando o melhor para a comunidade. Jeferson deu a boa notícia que de o projeto "dinheiro direto na escola" só falta parte do decreto para sua implementação, onde a própria direção poderá utilizar o recurso para pequenos reparos, o que facilitará muito a vida dos professores, pois a Educação não pode ser prejudicada por burocracia. Outra notícia é que a ambulância conseguida com recursos através do vereador Nelson já está com a compra empenhada e que com ela outra ambulância será comprada para o Município. Ele também falou que de extrema importância a colocação de extintores nas escolas e também de um treinamento para os professores manusearem o equipamento em casa de necessidade. 
Voltando a tribuna o vereador Orison Cezar (PSDB) falou das ambulâncias, dos extintores, dos aparelhos de ar-condicionado para as escolas e disse que nada disso foi feito ainda por incompetência.
vereador Valério Aires (PDT) falou da sua ideia de descentralizar as sessões no seu mandato de 2000 a 2004 quando revisaram o regimento interno, mas só em 2013 durante sua presidência interina é que o projeto foi colocado em prática o que já deveria ter sido feito antes e esta é a quinta sessão descentralizada desde então. Ele salientou a importância desse projeto porque Triunfo tem uma extensão territorial muito grande e muitas pessoas não tem como acompanhar de perto o trabalho dos seus representantes no Legislativo. Ele lembrou que a primeira sessão descentralizada foi realizada na sua localidade, Boa Vista, onde ele ouviu relatos de pessoas que estavam assistindo uma sessão pela primeira vez e isso é muito gratificante. Finalizando ele agradeceu a comunidade do Catupi por ter comparecido. 
vereadora Katia Souza (PR) retornou a tribuna para esclarecer que os 11 veículos destinados para o ESF foram adquiridos com verbas vinculadas, mas os 13 veículos que chegaram na cidade a semana passada e estavam expostos na praça foram adquiridos com verba própria do Executivo e que os vereadores defendem muito a prioridade, o que não está sendo aplicado pelo Executivo.

 

 

Redação/Edição: Tatiana Vasco/Razek Cunha