Pronunciamentos da Sessão Ordinária de 18 de Maio de 2015

18/05/2015


Pronunciamentos da Sessão Ordinária de 18 de Maio de 2015
 

O vereador Nelson Aguilheiro (PDT) falou sobre os redutores de velocidade em frente à Escola Almirante Barroso, relatando o risco que correm as pessoas que passam pelo local devido ao grande fluxo de veículos que trafegam em alta velocidade. O vereador disse que os redutores são uma medida de proteção para moradores e transeuntes, salientando que faz esse pedido desde 2013, sendo que o prefeito prometeu que faria os redutores, mas segundo Nelson, ele deve ter esquecido. Ele também falou sobre o cemitério da Coxilha Velha que está ficando pequeno devido ao grande número de pessoas que estão enterradas no local, solicitou a construção de gavetas e pediu que o Executivo fala uma fiscalização, pois pessoas de outras cidades estão vindo para Triunfo para serem enterradas naquele cemitério. Ele também falou das necessidades do agricultores, dizendo que o prefeito deveria fazer uma reunião com os produtores rurais de Triunfo e tornar gratuita a análise do solo, como forma de incentivo, além da melhoria das estradas para escoamento da produção: "Com o dinheiro que tem o município de Triunfo, não pode mais haver aqui estradas de chão, pois o gasto com máquinas e saibreiras sai mais caro do que o asfaltamento. Se o prefeito da Administração de Verdade quer fazer alguma coisa já é hora, pois falta apenas 1 ano e 7 meses para encerrar seu mandato", disse. O edil também falou da importância de criar um distrito industrial no segundo distrito, lembrando que as localidades estão situadas à beira da BR, não deixando assim a população apenas com o Polo Petroquímico. Nelson também disse que recebeu a boa notícia do vereador Jeferson de que o Executivo já está em tratativas para compra da ambulância, cuja verba foi angariada por ele junto ao então secretário de Saúde do RS, Ciro Simoni. Finalizando, ele explanou sobre o papel do vereador e disse que essa sessão descentralizada é muito importante para a comunidade do Catupi ter a oportunidade de acompanhar o trabalho do Legislativo.
O vereador Orison Cezar (PSDB) parabenizou o presidente Valério por ter regimentado a Lei das Sessões Descentralizadas e o vereador Nelson pelo requerimento que levou a sessão à comunidade do Catupi. Orison falou do papel do Legislativo, comparando com o papel do Executivo e explicando à comunidade as ações de cada poder, ao Legislativo o de propor e fiscalizar e ao Executivo o de executar. Ele disse que atualmente o Executivo não está exercendo o seu papel que é o de promover o desenvolvimento da cidade e que os vereadores lutam para tentar mudar isso, pois a cidade é muito rica, mas os recursos são mal empregados. "Um exemplo disso é que há pouco tempo foi aprovado um projeto de 800 mil reais na área social e em uma visita à um município vizinho, eu e a vereadora Roseli constatamos que lá o mesmo projeto foi feito por 20 mil reais", comparou. Orison disse ainda que o jornal planta através das notícias uma imagem de que está tudo uma maravilha, mas que não está. Além de muitos outros assuntos, o vereador também falou da importância da participação da comunidade, juntamente com o legislativo, respaldando as ações dos vereadores, dando exemplo de situações em que os maiores interessados não comparecem nas reuniões ou audiências: "No sábado foi realizada um reunião para votação do Plano de Carreira do Magistério, mas num universo de 500 professores no município, compareceram apenas 30!". Finalizando ele sobre os extintores vencidos nas escolas e creches do Município, dizendo que isso não é prioridade para o prefeito, mas que ele precisa deixar isso claro para a comunidade, pois se ocorrer alguma tragédia a responsabilidade será toda dele e que sozinhos os vereadores já tentaram e não conseguiram a reposição dos extintores, mas que se houvesse pressão da comunidade talvez o prefeito já tivesse tomado providências.
A vereadora Katia Souza (PR) falou da alegria em levar o trabalho dos vereadores até a comunidade, pois geralmente os moradores do interior não tem a oportunidade de participar das sessões. Katia disse que o Legislativo é a voz do povo, mas que o povo não tem sido ouvido, porque o Executivo tem ignorado o Legislativo, que todas as segundas-feiras, pilhas de pedidos são remetidos ao Executivo, não sendo atendidos pelo prefeito, mas que ela tem a consciência tranquila porque os vereadores estão fazendo sua parte. A vereadora parabenizou a diretora e as professoras da creche da localidade que passam o dia se revezando entre dois prédios, atravessando a faixa, já que cada prédio fica em um lado da via, sendo que o prefeito prometeu melhorias, mas que ele terá que se tratar, pois ele anda com amnésia, pois se esqueceu que se comprometeu com o crescimento e desenvolvimento do município. Katia lembrou que os vereadores pedem há tempos a reposição dos extintores das escolas e que em reunião com a secretária de Educação ela disse que os extintores não seria repostos porque o Município não tinha verba para pagar a empresa para o PCCI. "Mas para comprar carros novos ele tem, porque carros expostos na frente da secretaria dão ibope para o prefeito, já os extintores não dão ibope para ele porque ficam quietinhos escondidos na parede", disse. A vereadora falou ainda que o prefeito critica os vereadores, mas que os vereadores estão fazendo seu trabalho, lembrando que na semana anterior aprovaram um projeto de R$ 3,5 milhões para pagar dívidas que o prefeito já tinha feito, e que foram até mesmo criticados por isso, pois assinaram embaixo da incompetência do prefeito, mas que se não aprovassem o projeto os prestadores de serviço ficariam sem receber pelo trabalho que já tinham realizado.

Explicações pessoais


A vereadora Roseli Souza (PDT) falou do apreço pela comunidade do segundo distrito e disse que sempre "mete o pau" na Administração, mas que tinha que elogiar os professores e vices, que "deveriam ganhar uma estátua por estarem conduzindo as escolas com categoria apesar da situação em que o Município se encontra e das condições que enfrentam". Ela também falou da carteira do estudante, cuja implantação começa a ocorrer aos poucos e que será feita em todas as escolas do município. Ela também falou que foi no posto de saúde do Porto Batista que estava sem medico e perguntou quem era o médico que deveria estar atendendo lá, quando lhe responderam que era o dr. Pedrinho e quer saber quem é que fiscaliza a carga horária dos médicos, porque eles chegam a hora que querem, trabalham o tempo que querem e vão quando querem enquanto o povo agoniza esperando atendimento e convocou os colegas vereadores para fazerem uma revisão no convênio com o CIS-Caí.
vereador Lino Viegas (PDT) disse que estava feliz com a sessão descentralizada, pois assim a comunidade do interior pode ver o trabalho do Legislativo e grande parte da comunidade acha que os vereadores não fazem nada, o que não é verdade. Lino também explanou sobre seus pedidos apresentados nesta sessão e que o prefeito tem que atende-los, pois tinha mais de 200 projetos em seu plano de governo em obras para a comunidade, mas falta pouco mais de um ano para seu mandato acabar e até agora ele não realizou nem 50 deles, enquanto o Chico fez mais de 150 obras para a comunidade no mesmo período.
vereadora Rita Cunha (PDT) entre vários assuntos falou sobre o empreendimento de dois cidadãos da comunidade do segundo distrito, Remi e Maurício Laux, o Chiqueirão, local que ela visitou durante a tarde e ficou impressionada com a qualidade do trabalho, mas que eles levaram três anos para regularizar a situação e que não pode ter tanto tempo para isso, para incentivar os empreendedores da cidade, pois é renda para o município. Rita também disse que o Executivo precisa começar a ter consciência de que os pedidos dos vereadores são do povo e o povo quer e precisa ser atendido.
O vereador Ubirajara Leote (PDT) disse que diverge democraticamente dos colegas, pois a verba para compra dos veículos só poderia ser usada para compra de veículos, mas que concorda que é um erro não comprar os extintores das escolas porque são de extrema importância. Bira falou das obras feitas pelo Executivo cujas verbas foram destinadas pelo Legislativo e disse que tem certeza que o próximo prefeito de Triunfo será um dos onze vereadores que hoje ocupam cadeira no Legislativo e também parabenizou o prefeito pela doação de um trato para a comunidade de Sanga Funda. 
vereador Valmir Massena (PDT) falou dos seus pedidos apresentados durante este expediente e também propôs ao Executivo que as sementes de milho sejam divididas por subprefeituras para que todos os produtores do interior tenham a oportunidade de pegar as suas, pois como no interior não há telefone ou internet, quando os produtores ficam sabendo da disponibilização das sementes, não há mais sementes.
vereador Jeferson Wolff (PMDB) falou da importância da sessão descentralizada para a comunidade do interior saber como os vereadores trabalham, pois todo e qualquer projeto é muito discutido buscando o melhor para a comunidade. Jeferson deu a boa notícia que de o projeto "dinheiro direto na escola" só falta parte do decreto para sua implementação, onde a própria direção poderá utilizar o recurso para pequenos reparos, o que facilitará muito a vida dos professores, pois a Educação não pode ser prejudicada por burocracia. Outra notícia é que a ambulância conseguida com recursos através do vereador Nelson já está com a compra empenhada e que com ela outra ambulância será comprada para o Município. Ele também falou que de extrema importância a colocação de extintores nas escolas e também de um treinamento para os professores manusearem o equipamento em casa de necessidade
Voltando a tribuna o vereador Orison Cezar (PSDB) falou das ambulâncias, dos extintores, dos aparelhos de ar-condicionado para as escolas e disse que nada disso foi feito ainda por incompetência.
vereador Valério Aires (PDT) falou da sua ideia de descentralizar as sessões no seu mandato de 2000 a 2004 quando revisaram o regimento interno, mas só em 2013 durante sua presidência interina é que o projeto foi colocado em prática o que já deveria ter sido feito antes e esta é a quinta sessão descentralizada desde então. Ele salientou a importância desse projeto porque Triunfo tem uma extensão territorial muito grande e muitas pessoas não tem como acompanhar de perto o trabalho dos seus representantes no Legislativo. Ele lembrou que a primeira sessão descentralizada foi realizada na sua localidade, Boa Vista, onde ele ouviu relatos de pessoas que estavam assistindo uma sessão pela primeira vez e isso é muito gratificante. Finalizando ele agradeceu a comunidade do Catupi por ter comparecido.
vereadora Katia Souza (PR) retornou a tribuna para esclarecer que os 11 veículos destinados para o ESF foram adquiridos com verbas vinculadas, mas os 13 veículos que chegaram na cidade a semana passada e estavam expostos na praça foram adquiridos com verba própria do Executivo e que os vereadores defendem muito a prioridade, o que não está sendo aplicado pelo Executivo.

 

Redação/Edição: Tatiana Vasco/Razek Cunha