Pronunciamentos da Sessão Ordinária de 06 de Abril de 2015

06/04/2015


Pronunciamentos da Sessão Ordinária de 06 de Abril de 2015
 

vereador Orison Cezar (PSDB) falou sobre as críticas que os vereadores tem recebido na rede social Facebook. Ele disse que não é adepto ao uso da rede, mas que tem ocorrido críticas muito pesadas pelo fato dos vereadores não terem vetados alguns projetos do Executivo Municipal e disse que falando por si, gosta de agir de maneira reta tanto na vida civil, quanto no Legislativo e que há projetos, de âmbito federal, que não podem ser vetados apenas por rixas partidárias, pois isso puniria a comunidade e não é correto agir assim. Orison também falou dos valores dos projetos, que também foram mencionados na rede social Facebook e salientou que esses valores são de referência do Sinapi e respondeu aos autores das críticas que os vereadores não estão agindo de maneira errada, mas estão sim sendo muito coerentes. Ele também disse que solicitou ao secretário que tenha coerência e senso de prioridade com relação aos projetos que são enviados para a Casa Legislativa e que os vereadores precisam de um certo espaço de tempo para analisarem os projetos com atenção, pois são muito cobrados pela comunidade. Ele disse que conversou com o assessor da secretária de Educação, Guildo Hoppe, que concordou que não há bom senso em aprovar projetos para vinda de ônibus escolares para o município para ficarem parados na garagem da prefeitura sem serem utilizados e que o mesmo afirmou que os ônibus entrarão em circulação, que serão colocados a serviço da comunidade escolar. Orison também falou que se informou junto à Corsan com relação ao projeto de tratamento de esgoto e que o local foi definido em audiência pública que não teve a participação popular e que agora nem se pode questionar porque foi dada a oportunidade de todos se manifestarem quando da realização dessa audiência. Orison também falou sobre sua proposição para realização de audiência pública para deliberação sobre a situação do Hospital Santa Rita, que ocorrerá no dia 27 de abril e salientou que a comunidade precisa lotar o plenário da Câmara nesse dia porque é um assunto de extrema importância e interesse geral. Ele também disse que aqueles que quiserem fazer questionamentos e não quiserem se expor, podem procura-lo em seu gabinete e passar as questões que ele mesmo as fará no dia da audiência. 
vereadora Roseli Souza (PDT) relatou que uma senhora a abordou na rua para solicitar que ela fizesse o pedido de uma parada de ônibus, que essa senhora já vem fazendo há mais de cinco anos sem sucesso, pois disseram a ela que ela deveria protocolar o pedido e dizer pra que ela quer um abrigo de ônibus na parada. Roseli relatou que disse a ela que em seu lugar protocolaria o pedido e diria que quer "pra bonito", porque pode ser que assim "caia a ficha" de que ela pede o abrigo para ter onde se abrigar das intempéries do tempo enquanto aguarda transporte coletivo. Roseli disse que atendendo ao pedido dessa senhora fez a solicitação e espera que o Executivo atenda rapidamente, assim como a solicitação para que o Executivo disponibilize urgentemente o material em braile para a professora designada a trabalhar com alunos de baixa visão, para que ela possa desempenhar seu trabalho com excelência e atender a esses alunos. Roseli também relatou que foi advertida pela direção da escola Serafim Ávila e pelo Executivo por ter feito as fotos da denúncia da reforma não feita na escola e que recebeu um aviso da secretaria de Educação de que se ela quiser fotografar qualquer outro órgão público, deverá protocolar o pedido junto à secretaria e salientou que não fará isso em hipótese alguma, que ela fotografará tudo que achar conveniente a hora que bem entender porque é um direito de qualquer cidadão. 
vereadora Rita Cunha (PDT) falou da gravidade dos casos de câncer no município, relatando a situação de uma paciente que foi diagnosticada com câncer em dezembro e agora que recebeu o resultado da biópsia, levando quase dois meses para receber o resultado da biopsia de um nódulo na mama e que essa paciente procurou a Secretaria de Saúde para encaminhar o quanto antes porque sua situação é grave e disseram a ela que o Município só tem uma vaga por mês para encaminhar pacientes com câncer. Rita salientou que recebeu da Secretaria Estadual de Saúde um relatório de 2014 onde consta que a região carbonífera tem o maior índice de câncer de mama do estado e de mortalidade por câncer do estado e que sendo assim Triunfo tem prioridade sim no atendimento. Rita convocou as colegas vereadores Roseli e Katia para juntas averiguarem e lutarem por essa situação, fazendo uma visita na 1ª coordenaria de Saúde e se inteirarem do que está acontecendo, pois a Saúde do Município está na UTI. 
vereador Oldenir Kuhn (PMDB) relatou que foi entrevistado por uma mulher sobre o Meio Ambiente e que ele respondeu a ela que falaria de como era antes do Polo e como é após a vinda do Polo para o município, relatando que hoje a situação é crítica, que as pessoas estão morrendo de câncer, que o índice de mortalidade por câncer é exorbitante na região, que as árvores não dão mais frutas, que as frutas caem antes de amadurecer e isso é muito grave. Oldenir disse que tem uma empresa na BR 386, na entrada da cidade, a Masisa, que trabalha só à noite para a população não ver o mal que ela causa, uma empresa que foi "corrida", expulsa do Canadá e veio para cá. O vereador disse que é importante até que se comece a questionar a existência do Polo e das empresas porque não adianta ter progresso e não ter saúde. Ele disse que perguntou à pesquisadora o motivo da entrevista e que ela respondeu que a entrevista foi encomendada pela Inova, pois a empresa quer saber a opinião da população com relação ao Meio Ambiente porque não sabe se aumenta sua produção ou se vai embora da cidade. 
vereador Jeferson Wolff (PMDB) relatou que solicitou ao seu gabinete que verificasse a situação da compra do digitalizador de imagens para a qual o legislativo destinou uma verba e que felizmente já está com a nota de empenho feita em 31 de março e que em breve deve estar chegando no município. Jeferson relatou que esteve na semana passada junto à reunião do Conselho Municipal do Meio Ambiente e que o gerente da Corsan de Triunfo fez alguns esclarecimentos com relação a estação de tratamento de esgoto, relatando o histórico das tratativas que iniciaram em 2010, que o recurso faz parte do PAC e que a preocupação com relação ao odor, o gerente foi categórico em dizer que a tecnologia da Corsan impossibilita que haja algum odor e que o pessoal do Meio Ambiente salientou que o Município não pode perder esse recurso, pois do para a realização do projeto foram R$ 500 mil reais com recursos do PAC II.

 

Redação/Edição: Tatiana Vasco/Razek Cunha