Pronunciamentos da Sessão Ordinária de 28 de Março de 2016

31/03/2016



O Vereador Teodolino Freitas de Sá ocupou a tribuna para agradecer o apoio que recebeu dos colegas ao longo dos seis meses em que esteve na Câmara. Na condição de suplente, deixará o cargo no final deste mês, voltando o titular, vereador Claudinho. Agradeceu as pessoas que concorreram à vereança em 2012 ao seu lado e que lhe possibilitaram chegar a suplência. Em Power point, mostrou algumas realizações que foram possíveis nesta sua breve passagem pelo Legislativo, de setembro de 2015 a março de 2016. Entre elas: audiências públicas, homenagens, projeto do Orçamento Participativo, busca de recursos em Brasília que permitiram a aquisição de dois ônibus escolares, o Kit do PAC 2 (dois caminhões, retro e motoniveladora), ensiladeiras, carroções, a reforma do Galpão dos Peixes, verba para futura sede da Associação de Apicultores, máquina para fazer açudes (10), num convênio com o Estado, a retomada dos Encontros de Ternos de Reis, entre outras. Dirigiu-se aos jovens presentes na sessão, lembrando que estamos na Semana do Jovem Eleitor e que todos se estimulem a fazer o título de eleitor e ajudar na escolha dos candidatos e juntos lutarmos pelas nossas prioridades. Registrou o sucesso da 23ª Feira do Peixe, onde mais de 20 toneladas de peixe foram comercializadas, e que também acredita na agricultura, que ela é viável. Reafirmou que sai da Câmara, mas que é pré-candidato a vereador se o seu partido assim entender por ocasião das convenções.


O Vereador Orison Cezar saudou o seu colega Teodolino, dizendo que mesmo em partidos antagônicos em nível federal e municipal, trabalham por um Triunfo melhor, e que o trabalho do colega foi fundamental neste período em que ocupou a bancada do seu partido. Que na terça passada participou de reunião com outros pais de alunos da escola Qorpo Santo, e ficou perplexo com as colocações do prefeito Mauro. Por ser um ano eleitoral, este ano não só falou com a presença de pais, mas também com secretários municipais. Que em nenhum momento foi citada a participação da Câmara, do trabalho dos vereadores, e até o prefeito teria banalizado as economias feitas pela Casa Legislativa onde apontou algumas demandas. Lamentou e externou ao colega vereador Jeferson Wolf que o projeto encabeçado e defendido por ele, que também é professor, do Dinheiro Direto na Escola, sequer foi dito pelo prefeito que era fruto do empenho do vereador. "Ele fica anunciando obras nas escolas como se o dinheiro fosse dos cofres do município, e a comunidade precisa saber que são do FUNDEB - recurso federal. Que o prefeito alardeia que investe 36% do que arrecada na educação, e que são muito mal aplicados, basta ver a precariedade de nossas escolas, que precisam fazer rifas, bingos e pedágios", destacou. Anunciou para semana que vem, dia 4 de abril, a partir das 14 horas, audiências públicas com entidades conveniadas com a Administração Municipal.


A vereadora Rita de Cássia Cunha falou sobre a saúde na região, pois em Charqueadas a Fundação Getúlio Vargas entregou o Hospital para o Município, em São Jerônimo o hospital está com dificuldades, e que em Triunfo a situação não é diferente. Que reiterou ao lado de suas colegas Roseli e Kátia Audiência Pública com a Secretária de Saúde e Prestadores de Serviço, agora CONVOCADOS para este fim. Que o Relatório da ACVERC sobre audiência sobre segurança pública já está pronto e está sendo entregue para vários órgãos da cidade, região e Estado, incluindo o prefeito, que mesmo não tendo vindo a audiência (mandou representantes), e que participou de audiência com mesmo tema em Montenegro. Afirmou que o delegado da cidade está propondo reuniões com Associações de Moradores para montar estratégia contra abigeato. Que participou de audiência em SJ sobre desemprego na região e que está sendo formada Comissão para atuar em audiências junto a Gerdau, no processo de recuperação da Tractebel, junto a Semeato, e outras. 


O Vereador Valmir Massena destacou a importante participação do vereador Teodolino neste curto espaço de tempo em que atuou na Câmara, pena que todo trabalho feito por ele não está tendo o reconhecimento do prefeito. "Digo isso porque o prefeito não cita estas ações e realizações como fruto do trabalho do vereador que é seu aliado, assim como não diz que a Câmara economizou mais de um milhão de reais e devolveu ao Executivo", destacou. 


Lamentou que a FRUKI tenha tido interesse em se instalar numa área da 386, entre Tabaí e Nova Santa Rita, e que o município não tenha mostrado interesse, pois o prefeito disse que não temos mão de obra. "Ora senhores, uma empresa que vai ofertar 500 vagas, se não tivermos todos, pelos menos 200 ou 300 nós garantiríamos trabalhando", frisou. Finalizou dizendo que todos tem que se unir por mais empregos.


A Vereadora Kátia Arlene de Souza também referiu-se ao importante trabalho do vereador Teodolino, e afirmou que é lamentável que aquele projeto que ela defendeu ao lado dele na campanha em 2012 não tenha sido posto em prática, pois o prefeito não honrou com seus compromissos assumidos em campanha. Sobre a escola Qorpo Santo, na reunião com os pais, ficou claro o oportunismo da Administração Municipal, que entitulou-se "pai da criança", em todas as realizações e ainda trouxe secretários do município que são pré-candidatos ao pleito deste ano."Foi falado aqui que na nossa economia da Câmara, foi feito um acordo de cavalheiros com o prefeito para atender demandas, só que ao que tudo indica o prefeito não respeita o fio do bigode, já que a obra da quadra da Creche está parada, os ônibus escolares estão parados, os ar condicionado da escola Farroupilha ainda não foram instalados, os 10 mil da Brigada ainda não chegaram, e por aí afora", complementou.


O Vereador Nelson Aguilheiro saudou a simplicidade do vereador Teodolino e que isso o caracterizou nesta passagem pela Câmara. Lamenta que a Administração Municipal não ouve os vereadores, e que os pedidos dos parlamentares não são pessoais, são coletivos, Ainda, quando a comunidade vem até a Câmara, é porque algo não está sendo feito como deveria, então eles vem aqui reivindicar. Sabe que o seu partido teve erros quando administrou, mas colocou asfalto, ativou o comércio, deu atenção à saúde, e agora Triunfo está freado.


A Vereadora Roseli de Souza saudou o colega Teodolino desejando sucesso a ele na sua caminhada. Ocupou a Tribuna também para pedir desculpas à jornalista Tatiana Vasco quando dirigiu-se em defesa do vereador Teodolino na sessão passada, fruto de um equívoco em matéria de jornal. "Não quis ofendê-la e trata-se de uma grande profissional, como grandes profissionais estão atuando na Razeck e Cunha Ltda, empresa que presta serviço na área de divulgação da Casa Legislativa", disse. 


Ao final o vereador Lino Faustino Viegas, presidente da Câmara, passou os trabalhos para o vereador Orison Cezar que foi proponente de Audiência Pública com Comerciários para ouvir a categoria sobre o trabalho aos domingos. O presidente também informou que a reunião descentralizada (interiorização) será realizada na localidade de Baixadão (Coxilha Velha) no dia 18 de abril às 18 horas.






Redação/Edição: Razek Cunha