EXPLICAÇÕES PESSOAIS SESSÃO DO DIA 18 DE ABRIL DE 2016

20/04/2016


EXPLICAÇÕES PESSOAIS

Vereador Valmir Massena – Usou do espaço para dizer que são feitos muitos pedidos, que mesmo o executivo não atendendo seguirá lutando, principalmente pelos pequenos produtores. Espera ser ouvido em proposição para que o produtor rural receba um saco de adubo como prêmio, por cada talão de produtor emitido. Reiterou pedido de quebra molas em frente a Escola Almirante Barroso, e que une a idéia do vereador Bira de trancar a BR-386. Voltou a falar da triste notícia da Fruki não ter se instalado no município.

Vereador José Valério Aires – Disse estar feliz por ter lançado a ideia das sessões descentralizadas em 2002, ainda que tenham sido colocadas em prática em 2013. Informou que quando esteve à frente da Câmara em 2015, o Legislativo economizou mais de um milhão de reais, sendo que 200 mil destinados para uma quadra poliesportiva na Escola Liberato, na Boa Vista, mas até agora a obra não foi realizada.

Vereadora Roseli de Souza – Destacou importante trabalho da localidade do Baixadão e arredores com agricultura e bacia leiteira fortes. que buscou saber o que a administração tem feito na localidade: reforma do ginásio (tablado), que foi com verba da Câmara; reforma do Posto de Saúde; a saibreira que foi reaberta e um carro novo adquirido para o Posto de Saúde. Também frisou que há verbas federais e também do Estado para projetos nos municípios, e que não ér admissível perder esses recursos.

Vereadora Kátia Arlene de Souza – Registrou saber do trabalho daquela comunidade que é guerreira e uma referência para outras comunidades. Questionou o que o Executivo está fazendo pela comunidade, pois sabe que as verbas aplicadas em obras são federais ou devoluções da Câmara. Citou a quadra coberta da Vila da Creche, cuja obra está parada. Uma outra escola teve início de obras, mas parou. O CREAS, um Centro de Referência da Assistência Social está com o ar condicionado parado há um ano, falta estrutura e até um carro.

Vereador Cláudio Viana – Explicou que a Fruki optou por Paverama entre 70 municípios, incluindo nesta disputa o Município de Triunfo. “Aqui temos água de qualidade, área de nobre a margem da 386, estamos próximos da empresa matriz, mas perdemos no que diz respeito ao incentivo fiscal do ICMs à indústria, onde o retorno para a empresa ao se instalar em Triunfo seria bem menor do que terão instalando-se em Paverama”. Que a empresa investirá 180 milhões até 2025.

Vereadora Rita de Cássia – Citou que regularizar a situação do município é louvável, mas perguntou: quando foi isso? E só vão administrar com verbas federais? E os recursos próprios? Disse que no Abrigo Municipal, as crianças tomam banho em local onde o ralo está entupido, os roupeiros não fecham e as portas não têm trincos? Que lamenta o fato do aparelho de mamografia do hospital estar atendendo apenas11 a 12 mulheres por, onde deveria atender o dobro, e que a prefeitura não renovou contrato com empresa terceirizada que faz a leitura dos exames, provocando um atraso de três meses. “Isso significa que o diagnóstico da doença, que precisa ser rápido, pode estar comprometido por conta deste descaso”, disse a vereadora.

Vereador Jeferson Wolff – Saudou a comunidade e disse da importante aproximação com os vereadores, aproveitou para convidar a todos para acessarem a página da Câmara da Internet para acompanharem o trabalho de cada um. Que o município está gradativamente recuperando o índice do ICMS, que isso se traduzirá em benefícios a coletividade. Também falou sobre trabalho que realiza ao lado da vereadora Roseli, o Plano de Carreira do Magistério, afirmando já estar quase concluído.

Vereador Lino Faustino Viegas – O presidente da Câmara agradeceu o espaço cedido para a reunião e saudou o público presente. Que esteve na localidade de Praia Grande e a estrada está intrafegável, onde os produtores na conseguem tirar aquilo que produziram. Seque entra ônibus para o transporte escolar. “E as máquinas da prefeitura, onde estão?”, perguntou. Também disse que foi secretário de Agricultura no governo passado e que dava assistência total a categoria, e que agora esta pasta está sucateada.