Sessão ordinária de 6 de junho de 2016

06/06/2016


Sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Triunfo ocorrida dia 6 de junho de 2016, com início às 18 horas, no plenário José Cláudio de Souza, com a presença de todos os vereadores. A reunião foi presidida pelo vereador Lino Faustino Viegas. Na oportunidade foram apreciadas matérias como: Projeto de Lei, Moção, Requerimentos, Pedidos de Informação e de Providências.

 

 PROJETO DE LEI

 PROJETO DE LEI nº 033/16 – Dispõe sobre a instituição do Dia Municipal da “Marcha para Jesus” no âmbito do Município de Triunfo e dá outras providências. Ficou baixado para parecer da Comissão de Justiça e Redação.

 MOÇÃO

MOÇÃO nº 007/16 – A Vereadora Kátia Arlene Azeredo de Souza enviou Moção de Congratulações para o Grupo Limnbermaq pelos 20 anos de existência, que no decorrer destes anos vem contribuindo pelo crescimento e desenvolvimento do Município. Aprovado por Unanimidade.

 


REQUERIMENTOS

 REQUERIMENTO 024/16 – Vereador Ubirajara de Souza Leote solicitou Sessão Descentralizada, conforme prevê o artigo 138 do Regimento Interno, na localidade de Porto Batista, 4º Distrito deste Município, nas dependências do Salão Paroquial. Aprovado por unanimidade para o dia 20 de junho de 2016.

 REQUERIMENTOS 025 – 026 e 027, de autoria do vereador Valmir Rodrigues Massena, com Votos de Profundo Pesar aos familiares de Reinaldo Weschenselder, pelo falecimento em 27 de maio; Otávio Batista de Araújo, ocorrido em 26 de maio e Suzana Marisa de Azeredo, ocorrido em 3 de junho.

Aprovados por unanimidade com todas as bancadas assinando os pêsames.

 REQUERIMENTO 028/16 – Vereadora Rita de Cássia Cunha solicita que a Casa Legislativa, como é de praxe realizar devolução de valores ao Executivo, fruto de economia desta Casa, conforme presidentes anteriores. Diante das  dificuldades do Hospital de Caridade Santa Rita, que neste mandato o presidente contemple a instituição com a aquisição de um APARELHO DE COLONOSCOPIA, haja vista que o atual aparelho encontra-se em manutenção, e a compra de um novo irá possibilitar melhor atendimento aos munícipes. Aprovado por Unanimidade.

 

PEDIDOS DE INFORMAÇÃO

 PEDIDO DE INFORMAÇÃO nº 067/16 – Vereadora Kátia Arlene de Souza pede que seja informado em que fase encontra-se o restauro do Museu Farroupilha, tendo em vista que há meses tem uma placa na frente do mesmo informando: em processo de restauro.

 PEDIDO DE INFORMAÇÃO nº 068/16 – Vereador Nelson Aguilheiro pede cópia da licitação e do contrato da obra de recuperação da TF-10.

 PEDIDO DE INFORMAÇÃO nº 069/16 – Vereador Nelson Aguilheiro pede informações se o abono de férias aos professores municipais está sendo pago na época em que o professor entra em férias ou no final do ano, conforme chegou ao conhecimento do vereador.

 PEDIDO DE INFORMAÇÃO nº 070/16 – Vereadora Rita de Cássia pede informações do motivo pelo qual o Conselho Municipal do Idoso está desativado na cidade e se há previsão para reativação do mesmo.

 PEDIDO DE INFORMAÇÃO nº 071/16 – Vereadora Rita de Cássia pede que a Secretaria de Saúde do Município envie cópias das planilhas de monitoramento da qualidade de água coletada nos poços artesianos municipais até o presente momento nas localidades de Vendinha, Fortaleza, Tieta, Ponte Seca, parte da Olaria e Distrito Industrial.

 

PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS

 PEDIDO DE PROVIDÊNCIA 138/16 - Vereadora Kátia Arlene de Souza pede que seja providenciada a troca das lâmpadas na Rótula da TF-10 com a Rua Rosalina de Abreu.

 PEDIDO DE PROVIDÊNCI A 139/16 – Vereador Valmir Massena pede a construção de paradas de ônibus padrão municipal nos dois sentidos da via em frente à propriedade do Sr. Valter Goldamayer na Boa Vista.

 PEDIDO DE PROVIDÊNCIA 140/16 – Vereador Valmir Massena pede a instalação de reservatório de água potável e a perfuração de um Poço Artesiano de uso coletivo no Loteamento Boa Vista II, 3º Distrito.

 PEDIDO DE PROVIDÊNCIA 141/16 – Vereador Valmir Massena pede a colocação de lixeiras de coleta de lixo na frente da residência do Sr. Alveri, no Morro do Marinheiro, 2º Distrito de Triunfo.

 PEDIDO DE PROVIDÊNCIA 142/16 – Vereador Valmir Massena pede a pintura de faixas de segurança em todos os sentidos na sinaleira em frente ao Posto Paineira.

 PEDIDO DE PROVIDÊNCIA 143/16 – Vereador Nelson Aguilheiro pede a colocação de esgoto pluvial, colocação de material e patrolamento na Travessa Weigelt 01 e 02.

 PEDIDO DE PROVIDÊNCIA 144/16 – Vereador Nelson Aguilheiro pede a unificação das ruas 1 e 2 da Travessa Weigelt.

 PEDIDO DE PROVIDÊNCIA 145/16 – Vereadora Rita de Cássia pede patrolamento e ensaibramento de um pedaço da estrada (de aproximadamente 800m), que fica entre a TF-300 e TF-10, na localidade de General Neto.

 PEDIDO DE PROVIDÊNCIA 146/16 – Vereadora Roseli de Souza pede serviços de podas de árvores , pintura do asfalto e colocação de quebra molas na Rua 13 de Maio, nas proximidades da oficina dos Gringos, neste Município.

 

PRONUNCIAMENTOS

Os vereadores não ocuparam o espaço do Grande Expediente. Nas Explicações Pessoais, a manifestação foi das vereadoras Roseli de Souza e Rita de Cássia Cunha.

 

EXPLICAÇÕES PESSOAIS

 

Vereadora Roseli de Souza – Agradeceu a comunidade da Vila do Barreto que participou de programação festiva para restauro da parte do telhado do CTG Galpão de Campanha. A comunidade local e visitantes participaram do galeto, torneio de bochas e torneio de vaca parada. Saudou a família Limbermaq, pelos 20 anos de atividades, na pessoa de seu proprietário Miguel, que completou 60 anos.

 Vereadora Rita de Cássia Cunha – Saudou a família Limbermaq pelos 20 anos de atividades, cumprimentando os funcionários da empresa, que já tem uma filial em Charqueadas. Referiu-se ao Projeto de Lei 028/16, já aprovado na Casa Legislativa, da promoção de classes ao Magistério Municipal, lendo correspondência endereçada por professoras da rede municipal de ensino que lecionam na Escola Novos Horizontes, mantenedora da APAE. Que são 7 (sete) professoras que estão fora da abrangência da Lei, e que gostaria de que a matéria fosse revista pelos vereadores. O que foi proposto pela vereadora Rita. Saudou ao presidente do Hospital Santa Rita da Cássia, extensivo aos médicos e funcionários pela dedicação e pela manutenção da entidade, mesmo diante de inúmeras dificuldades. Que o Município possa alcançar o total do índice previsto pelo IPC à instituição, através do Convênio, num total de 11,07%, uma vez que até agora só foi alcançado 5%. Se possível fazer o aditivo. Destacou a um número de taxistas presentes a sessão, que fez comentário sobre um município onde há uma Lei onde taxista que cometem crimes e que sejam condenados, não podem exercer a atividade, pois o serviço é uma concessão do poder público, mas que em momento algum desabonou a categoria dos taxistas, especialmente de Triunfo, a quem tem maior apreço pelo bom trabalho que realizam. Que talvez tenha sido um mal entendido, e como a época é de política, bem provável que alguém quis tirar proveito da situação. Que sabe que a categoria merece, inclusive, que seja revista a tabela de preços praticada na praça, que está defasada em mais de 20%. Ainda saudou o belo trabalho da Fundação Qorpo Santo, na pessoa de Odila Rubin de Vasconcelos, extensivo à direção e ao grupo Cena Qorpo Santesca, que completa um ano.