Direção do Santa Rita pede ajuda da Câmara para seguir atendendo

20/12/2016


Direção do Santa Rita pede ajuda

da Câmara para seguir atendendo


A direção do Hospital Santa Rita, de Triunfo, solicitou uma reunião com os vereadores atuais, e no mesmo pedido, que fossem convocados os futuros vereadores do município. O encontro ocorreu na tarde da última segunda-feira (19), às 16 horas, quando a instituição explanou sobre as dificuldades encontradas com a Vigilância Sanitária.

A exposição dos problemas foi feita pela diretora administrativa, Claudia Rosane Martins, que ocupou o espaço para dizer que o Hospital está na iminência de fechar. Que a instituição está funcionando mediante um TAC – Termo de Ajustamento de Conduta, tendo prazo para exercer as atividades de forma regular. Cláudia frisou que a atual estrutura física do prédio da entidade é muito antiga, e que será necessário construir um novo hospital.

Ficou estabelecido que haverá a necessidade de melhorias na atual estrutura. Lembrou que há uma resolução de 2002, e que agora está sendo cobrada. A resolução dita que entidades hospitalares com menos de 50 leitos, nesta condição, devem ser fechadas.

Até que o prédio novo seja construído, havendo projeto, estudos e previsão da origem dos recursos, ficou estabelecido que o Santa Rita poderá continuar atendendo no atual endereço.

A área existente ficaria localizada atrás do prédio do hospital, necessitando ser feito um anexo, mas reformando o atual. Há uma outra área ao lado da secretaria da Agricultura, onde poderá ser feito prédio novo.

A previsão é de um ano para elaboração do projeto e planejamento, mais um ano para angariar recursos e depois então dar início a obra propriamente dita. “Destaco que o projeto precisa ser analisado pela Vigilância Sanitária”, ressaltou.

O hospital precisa da parceria do Executivo, empresários e da comunidade. “Não descartamos utilizar um modelo de gestão compartilhada, onde algumas mudanças já estão sendo implementadas”, falou.

Quanto aos valores destinados ao Santa Rita pela prefeitura Cláudia afirmou: “Dos R$ 552 mil repassados hoje pelo município, apenas R$ 150 mil fica para aplicação nas necessidades do hospital, a fatia maior é para pagamento dos profissionais, sendo a maior parte dos recursos para os médicos.”

Na reunião estavam alguns vereadores da atual legislatura e todos os parlamentares que assumirão em 2017. Pronunciaram-se os vereadores Valmir Massena, Rita Cunha e Roseli de Souza, agradecendo o empenho da direção da entidade ao longo dos anos. A instituição, por sua vez, também reconheceu todo esforço do Legislativo na aprovação de projetos e até destinação de recursos para manter o nosocômio funcionando.