Pronunciamentos da Sessão Ordinária de 21 de março de 2016

21/03/2016



Acompanhe a transmissão da sessão ordinária ao vivo pela internet através do site www.tvpolo.com.br ou assista a qualquer momento durante toda a semana através do mesmo link. 

O Vereador Teodolino Freitas de Sá ocupou a tribuna saudando o trabalho do Banco do Brasil, especialmente por liberação de verbas através da Fundação do BB para Associação de Agricultores. Também falou de sua participação em audiência pública sobre habitação popular e regularização fundiária, onde agora está sendo regularizada a situação do Conselho Habitacional, que estará credenciado para receber recursos da esfera federal através de projetos adequados às exigências da União. Frisou que muitas propriedades precisam ser regularizadas, e que 70% delas não pagam IPTU, como também não podem ser vendidas, receber verbas e etc..Ainda que esteve numa reunião ao lado do Secretário de Agricultura e o prefeito com comunidades de Triunfo, Montenegro e Capela de Santana, no CTG Potreiro Grande, onde o tema foi segurança pública, especialmente arrombamentos e abigeato no interior. Que será formada uma associação de moradores que irão ao governador exigir que chame os concursados para suprir as deficiências no efetivo da polícia. Destacou que matéria veiculada no jornal de que não pretende colocar seu nome à disposição nas próximas eleições não condiz com a verdade. Disse que não iria trocar de partido e que deixaria a bancada no fim do mês para retorno do titular da cadeira, vereador Claudinho. Que veio para a Câmara, não para defender bacanas, mas sim os trabalhadores e por eles seguirá trabalhando. Que a matéria lhe trouxe transtornos, pois tem que explicar a cada um que não foi isso o que disse na tribuna, pois segue à disposição de sua sigla e que as convenções é que definirão os nomes do próximo pleito. Finalizou dizendo: "não sou coitadinho, sou agricultor e quero defender meu povo".




A Vereadora Rita de Cássia Cunha disse ser solidária com o colega e acredita que deva ter sido um mal entendido e que a questão será resolvida. Saudou a gerência e funcionários do Banco do Brasil pelos 100 anos no RS. Também parabenizou a APAE de Triunfo que acolhe crianças com Síndrome de Down, pois no dia 21 de março comemora-se esta data. Afirmou que a audiência pública da tarde com a Secretaria de Saúde seria para ouvir os prestadores de serviço dizerem o que estão recebendo, o trabalho que estão desenvolvendo e quais expectativas para este ano. Mas, não vieram, e a secretária da pasta disse que eles não têm interesse em prestar contas aos vereadores, somente à Secretaria. Também não teria concordado com o horário, e que teria recebido tão somente um convite para a audiência. Com base nisso, a vereadora disse que terá de convocar a secretária, assim como os prestadores, em horário a combinar, mas que devem sim explicações à comunidade sobre os recursos que recebem da esfera pública e dos serviços que prestam. Disse que saiu do PDT e está filiada ao PSDB, que tem uma proposta de futuro para Triunfo ao lado do Solidariedade, e que está confiante no projeto que está sendo liderado pelo pré candidato a prefeito de Triunfo, vereador Orison Cezar.  




O Vereador Orison Cezar saudou a gerência do Banco do Brasil pela presença estendendo os cumprimentos a todos funcionários da instituição pelos 100 anos no Estado. Frisou estar perplexo com o que ouviu e leu de pais de alunos das escolas da cidade, por conta da forma como estão sendo entregues materiais neste início de ano letivo. O prefeito está fazendo média com os pais e alunos com recursos federais. Nós estamos aqui apresentando denúncias para que providências sejam tomadas. Gratificações e outros benefícios estão sendo oferecidos para garantir apoio a ele ali adiante. Verbas aprovadas aqui ainda não chegaram ao seu destino. Aos socorristas disse que a gratificação proposta a eles não foi apreciada pela Casa Legislativa porque a Administração Municipal não enviou o impacto econômico. Salientou a satisfação em receber nos quadros do PSDB a vereadora Rita Cunha, enaltecendo a sua participação nos rumos do município e no comprometimento com o projeto de fazer um Triunfo diferente.




A vereadora Roseli de Souza saudou o Banco do Brasil pelo centenário no solo gaúcho, e em seguida afirmou que na tarde daquela segunda se sentiu um "nada". Que todas as audiências promovidas pela Casa até agora foram por convite. "Agora vamos ter que convocar", afirmou ela, em referência ao que disse a secretária da Saúde de Triunfo e aos prestadores de serviço. Disse ainda: " se fiscalizamos, perguntam por quê? Se não fiscalizamos, dizem que não fazemos nada. Nosso papel é fiscalizar, e é o que faremos". Quanto as gratificações, nada faremos sem ver o impacto financeiro, o que deve ser providenciado pelo Executivo. Disse estar solidária com o vereador Teodolino e que ele busque o espaço para restabelecer a verdade.  




O Vereador Jeferson Wolff cumprimentou o Banco do Brasil e logo após parabenizou a equipe pedagógica da Escola Farroupilha que não tem medido esforços para viabilizar o curso técnico de Química, no modelo médio/integrado, quando ao final do período do ensino médio o aluno já sai com a aprovação do técnico. Que a matéria está no Conselho de Educação e que deverá ainda este ano ser colocado em prática. Solidarizou-se com o colega Teodolino e disse que muitas vezes as forças ocultas querem nos derrubar, mas temos que ser fortes e seguir trabalhando em prol da comunidade que acreditou na nossa proposta. 




O Vereador Lino Faustino Viegas (presidente do Legislativo), ocupou a tribuna para saudar o Banco do Brasil e da importância da instituição para o homem do campo. Sobre o que foi dito pelo vereador Teodolino, se houve um erro na matéria do jornal, que seja corrigido, mas que não cobrem dele a correção. "Não tenho poder de corrigir, vamos ver o que houve e corrigir", afirmou. Disse acreditar que ninguém queira derrubar o colega, pois o homem que tem caráter deve seguir em frente, de cabeça erguida. Desejou aos colegas que saíram do PDT, seu partido, sorte nas suas caminhadas futuras.




O Vereador Ubirajara Leotte cumprimentou o Banco do Brasil e logo após lembrou que foi no seu período à frente do Legislativo, a pedido do vereador Jeferson, que economias da Câmara proporcionaram devolução de valores para aquisição dos ar condicionados para a Escola Farroupilha. Ao vereador Teodolino disse que certamente foi um engano o que está no jornal, pois a empresa que presta serviço à Câmara já o faz por longos anos e haverá de abrir espaço para uma retratação. Lembrou o quanto o vereador foi importante em 2014 nas incursões por Brasília, onde Teodolino abriu portas para trazer recursos para Triunfo.




O Vereador Nelson Aguilheiro desejou boa sorte aos seus ex-companheiros do PDT, Bira, Rita e Valmir. Que seguirá firme no seu partido não fugindo de suas origens. Referiu-se a matéria veiculada no jornal sobre o vereador Teodolino, onde afirmou que a jornalista pode ter cometido um erro, mas quem não erra, e que há possibilidade sim de uma conversa e um entendimento.




A Vereadora Kátia Arlene Souza agradeceu a acolhida no PSD, seu novo partido, e que será oposição, não ao prefeito Mauro Poeta, mas ao sistema implantado pela atual administração. "Sou oposição a tudo que relatamos sobre este governo nesta Casa às segundas-feiras, e é assim que estamos dispostos a trabalhar, pela nossa comunidade". Anunciou que passa a ser a líder do PSD na Câmara. Saudou o Banco do Brasil pelos 100 anos no RS. Caracterizou como lamentável o que ocorreu na audiência pública com a Secretaria de Saúde do município na tarde daquela segunda. Que não teceria maiores comentários pois suas colegas Rita e Roseli já haviam falado. Que este governo responde a pedidos de informação em poucas linhas, de forma incompleta. "É assim que somos tratados", disse. Que há oportunismo por parte da administração, seja quando olhamos o jornal e na prática não é o que acontece, seja na hora de firmar convênios ou contratos. Referiu-se aos bombeiros voluntários, que estão sem receber apoio da administração, sob alegação de que estaria em situação irregular, e que não poderia firmar convênio em ano eleitoral. "Temos documentos que comprovam a regularidade da entidade. A Banda Municipal é importante, mas não menos o trabalho dos bombeiros. As gratificações estão por vir, e como podem ser dadas em ano eleitoral?", questionou.




A Vereadora Rita retornou a tribuna para dizer que não é contra os ar condicionados nas escolas, mas sim da forma como estão sendo entregues, de forma "politiqueira". Disse que os pais mandam vídeos, tristes com a situação das escolas. "Será que as escolas estão preparadas estruturalmente para receberem estes aparelhos (parte elétrica? Foi feito estudo técnico", perguntou.


Estes materiais para as escolas, segundo a vereadora, estão sendo entregues porque são oriundos de verbas federais. Já os bombeiros voluntários dependem do apoio do município, tem que ter projeto. Daí não tem porque a administração não sabe fazer, alegou. Finalizou dizendo que as escolas também tem que ter giz e porta de banheiro que feche.




Vereador Teodolino retornou à tribuna para convidar a todos para a 23ª Feira do Peixe Vivo, no centro e em outras localidades, na parceria da Associação dos Piscicultores, Emater e Secretaria de Agricultura. E que seu partido está sendo taxado disso e daquilo, mas muitas verbas vieram de Brasília, através de seu partido para aquisição de patrolas, caminhões, retros, quadras esportivas. "Tudo porque houve projetos e muito bem elaborados, e parceria com nossos representantes na esfera federal", finalizou.




O Vereador Valmir Massena ocupou a tribuna saudando o Banco do Brasil e anunciou seu ingresso no PSD. Que seguirá em defesa dos triunfenses e na oposição ao governo municipal que aí está. Convidou a quem quiser fazer parte do partido, mesmo que não queira ser candidato, mas que venha a se somar a um projeto que vise construir algo melhor para Triunfo. 




Também retornou à tribuna o vereador Orison, dizendo que no orçamento foi aprovado pelos vereadores verba de R$ 125 mil para os bombeiros voluntários. Que a Câmara promoveu audiência pública, trouxe dirigentes de guarnições de outras cidades, trouxe exemplos de como lá são realizados contratos que garantem um bom serviço à população. "Nada foi feito. Nem a verba chegou à instituição. Que seja direcionada então para outro fim social", argumentou. Fianlizou dizendo que o projeto para Triunfo tem que contemplar todos os segmentos e que as pessoas que ocuparem o executivo saibam como administrar um orçamento de R$ 250 milhões anuais.


Redação/Edição: Razek Cunha