Legislativo realizou audiência pública com a AES SUL

09/03/2016


Cidadãos reclamaram da frequente falta de luz, da demora do religamento de energia e das falhas do sistema de atendimento.

Atendendo reivindicação da vereadora Roseli de Souza (PDT), o Legislativo realizou uma audiência pública com a AES SUL na última segunda-feira (07), após a sessão ordinária. A audiência visou esclarecimentos sobre a frequente falta de energia elétrica na cidade, principalmente em alguns pontos críticos, como a localidade de Barreto, a demora no religamento de energia e a situação de vários postes de luz existentes no município. Outros assuntos como dificuldade de contatar a empresa, a falta de uma equipe de atendimento na cidade e poda de árvores próximas à rede também foram abordados.  
Os representantes da AES SUL, Delmir Marques Gonçalves, Coordenador de Atendimento Corporativo e Poder Público e Thiago Pedroso de Oliveira, Gestor de Atendimento ao Poder Público da Metropolitana, ouviram as reclamações e reivindicações dos cidadãos presentes no plenário e fizeram alguns esclarecimentos. Eles explicaram que a rede de energia é uma rede nua, exposta a intempéries, além de que a região é um corredor de ventos e que por isso qualquer galho que encoste na rede causa um curto circuito, interrompendo o fornecimento de energia, mas não descartou a existência de problemas técnicos. Com relação à poda, os técnicos deixaram claro que a AES SUL só pode fazer a poda de galhos próximos a rede, em uma altura máxima de dois metros e que podas drásticas são de responsabilidade do Município. "A maioria dos problemas de Triunfo são de cunho vegetal, de poda, e necessita de legislação específica para isso, para ajudar a concessionária, trabalhando cada um, empresa e Poder Público, em suas especialidades", disse Oliveira. 
Com relação aos postes, Gonçalves disse que Triunfo tem 2900 postes, dos quais 46% já foram substituídos por postes de concreto ou fibra de vidro e que a previsão para 2016/2017 é de mais de meio milhão de reais em investimentos para atender as necessidades de Triunfo e da região. Ele informou ainda que buscando melhorias no atendimento, a AES SUL integralizou mil funcionários que antes eram terceirizados e que a base de atendimento de Triunfo, que antes ficava em Montenegro, agora fica na cidade de Venâncio Aires, onde de 12 equipes, uma atende exclusivamente o município. 
Os técnicos se comprometeram em levar as reivindicações para a empresa e em dar retorno no dia seguinte para a vereadora Roseli, que por sua vez, disse que manterá a comunidade informada de todos os contatos feitos pela AES SUL. Roseli também agradeceu aos presentes e lamentou que o plenário não estivesse lotado, principalmente por moradores da localidade do Barreto, uma das mais atingidas pela frequente falta de energia. 



Redação/Edição e Foto: Tatiana Vasco/Razek Cunha