Pronunciamentos daSessão Ordinária de 23 de novembro de 2015

23/11/2015



O vereador Orison Cezar (PSDB) frisou que gostaria de usar o espaço na tribuna para não falar da Administração, mas que lamentavelmente não tem opções diante dos fatos que chegam ao seu conhecimento, dizendo que acredita que o prefeito deva buscar eleitores e simpatizante do seu governo de outra forma, não chamando as pessoas em seu gabinete para reclamar que não saiu em uma foto, coagindo e pressionando as pessoas para ficarem do seu lado. O vereador lembrou, inclusive, que em outra sessão já foram citados por outros vereadores casos de perseguições a funcionários que foram proibidos de conversar com os vereadores ou recebe-los em suas casas. "Isso não é política, pessoal, discordo disso, vou dar o meu exemplo. Não exigi que nenhum funcionário meu, do meu escritório ou o escritório da barca, votasse em mim quando fui candidato a vereador. O voto é livre e cada um faz o seu juízo. A gente não pode trabalhar dessa forma. Se essa Administração continuar assim, alguém está vendo, alguém está vendo isso e alguém vai proteger essas pessoas. Muitas denúncias vêm aos gabinetes e nós temos que proteger e blindar os funcionários que trabalham nessa Administração, por quê? Porque eles vão ser perseguidos, porque aquelas pessoas que já não trabalham nessa Administração, não são funcionários públicos, já sofrem pressão, que dirá aqueles que estão lá. E nós já vivenciamos isso com o corpo diretivo do Serafim Ávila", salientou. Orison também protestou contra um projeto enviado de última hora para o Legislativo, forçando o presidente a convocar sessão extraordinária e obrigando os vereadores a votarem sem apreciar devidamente o teor do projeto, passando pelas comissões, o que demonstra a falta de planejamento e a desorganização da Administração de Verdade. Ele também protestou contra o projeto que reduz a carga horária dos médicos de 33 para 12 horas. " Não sei se estou em outro planeta, em outro mundo, ou no país das Maravilhas, porque nós vamos nas Unidades Básicas não tem médico, e essa Administração de Verdade diz que com a redução de 33 para 12 horas foi comprovado, por experiência, que a população será bem atendida!", ponderou, salientando as atendentes de creche serão prejudicadas, porque o projeto que modifica a carga horária da categoria está junto deste dos médicos, que certamente será rejeitado. "Isso é proposital pessoal. É importante vocês que estão aqui saberem porquê dessa forma, a Administração de Verdade é isso aqui". Orison também protestou contra um projeto recém-chegado na casa, que isenta de multas e juros aqueles que não estão com o IPTU em dia e que aqueles que não estão cadastrados, ficarão isentos de pagamento se efetuarem cadastro até 31 de dezembro de 2015.


O vereador Valmir Massena (PDT) agradeceu o conserto da ponte da Olaria, dizendo que foi mais um cenário para o prefeito poder ser fotografado e lembrando que foi um pedido dele e o do vereador Orison. Valmir também falou sobre o encontro de carros antigos, o que considerou um evento muito importante para que a juventude possa conhecer a história automotiva e que acha que deveriam ter mais reuniões dessas para que mais pessoas possam participar. Ele comunicou que na sexta o PDT estará fazendo uma reunião de confraternização na sua casa, promovendo filiações, numa união por Triunfo, pelo crescimento da cidade e pela juventude. 


A vereadora Rita Cunha (PDT) falou do seu projeto para instituir a semana da consciência negra no município, porque acredita que é um dever dos legisladores e do município contribuir com a questão, enquanto se vê vários outros municípios se mobilizando a esse respeito, valorizando a cultura, a religiosidade e combatendo o preconceito que ainda existe. "Essa semana vai proporcionar um trabalho nas escolas, pois é lá que se começa esse trabalho, com educação, com seminários, discussões, apresentações da cultura negra e me sinto na obrigação de solicitar ao Executivo que institua a semana da consciência negra e inclua no calendário do Município", explicou. Ela lamentou o fato ocorrido no Jornal do Almoço, quando o jornalista entrevistava uma pessoa negra e outra pessoa apareceu ao fundo e disse que ele estava falando com lixo. "É lamentável, é muito triste, por isso temos que começar trabalhando essa questão com nossas crianças para combatermos o preconceito". Rita também falou do projeto de lei nº 045/15, salientando que fez duas vezes um pedido de informação sobre o benefício dessas 12 horas e nada foi respondido, e que então o jeito é desmembrar o projeto para atender as atendentes de creche, porque o projeto enviado como está não é justo. A vereadora também falou sobre a reunião do Conselho Municipal de Saúde, para discussão e liberação dos contratos, convênios e credenciamentos da Secretaria de Saúde para 2016 e relatou alguns casos irregulares, de empresas onde as pessoas estão trabalhando, mas não se sabe se as pessoas estão recebendo ou não e há situações em que o dinheiro público está "indo pelo ralo" e, por isso, marcaram reunião com o Governo do Estado, para ter um parecer sobre esses casos. "Eu minhas colegas de comissão de saúde vamos nos debruçar sobre os convênios e contratos, vamos chamar alguns prestadores de serviço e vamos analisar o que está sendo feito", salientou a vereadora, dizendo que a luta também é com relação a situação da EcoRad, devido a importância do serviço da empresa em contraponto a precariedade do local de atendimento e disse que tem certeza que a dr. Raquel irá compreender e refletir sobre questão. Rita também falou sobre os R$ 10 mil destinados para a Brigada Militar, que saíram do orçamento da Câmara, e para sua surpresa, ao conversar com o capitão, descobriu que o valor não foi repassado para a BM. "Isso me deixou muito preocupada, porque a verba foi aprovada em agosto e ainda não chegou à BM. Mas descobrimos que o que ocorreu foi uma questão burocrática da Administração de Verdade que repassou a verba para a secretaria errada, mas conseguimos reverter a situação. Nesse momento esse valor está indo para a Procuradoria e nos prometeram que até semana que vem estará nas mãos da BM e será investido em monitoramento dos carros por GPS e também para fechar o portão para a resguardar o quartel", finalizou.




Redação/Edição: Tatiana Vasco/Razek Cunha