Explicações Pessoais da Sessão Ordinária de 23 de novembro de 2015

23/11/2015



O vereador Valmir Massena (PDT) exibiu fotos no telão de uma caminhonete Ford Ranger da prefeitura, transportando uma moto particular na Free Way e BR 448, relatando que o trecho em que ela foi fotografada é de Porto Alegre a Triunfo e indagou quem é o responsável, a qual secretaria o veículo pertence. Ele informou ainda que as fotos foram cedidas por pessoas de Triunfo que estavam no local e avistaram a caminhonete e de pessoas de fora que se depararam com a situação. Valmir salientou que há muitos moradores de vilas, cortadores de matos, que recebiam rancho mensal, não recebem mais porque a Kombi não faz mais o transporte e sentem na pele a dificuldade, enquanto cenas como as exibidas nas fotos estão ocorrendo. Valmir também protestou contra os projetos que chegam de última hora no Legislativo. "Projetos desses aí chegando de última hora, para empurrar no colo dos vereadores, projetos que poderiam ter vindo antes, podiam ter marcado reuniões, e vir conversar com a gente, e nada foi feito", finalizou.


A vereadora Roseli de Souza (PDT) falou da importância do trabalho que a Brigada Militar faz juntos as escolas com o PROERD, programa de combate às drogas, projeto que iniciou com o sargento Jadoski e hoje está sendo comandado pelo soldado Amina e parabenizou os policiais militares que estão se aposentando após anos de serviço prestado para a comunidade de Triunfo. Ela também se referiu às fotos exibidas pelo colega dizendo que elas tem que ser entregues no Ministério Público. A vereadora também disse que é cômico ler o jornal no final de semana com as notícias da prefeitura, onde diz que Triunfo tem o melhor prefeito, investimentos em toda a parte, a cidade é uma beleza, sendo que no último final de semana tem a notícia de que o prefeito deu um capacete verde para as diretoras das escolas. "Vocês não tem ideia o que essas diretoras riram, porque ganharam um capacete verde com o nome da escola, e o jornal mostra aqui a pilha de capacetes, a secretária e o senhor prefeito dando os capacetes para as diretoras, uma foto das diretoras com o capacete, onde uma não botou o capacete, tá aqui, eu pedi os óculos do Bira para enxergar melhor, um capacete verde horroroso", disse ela, salientando que quem trabalha dentro da Secretaria de Educação teve que pagar pelos capacetes. "É o fim né, é o fim dos tempos em Triunfo. Agora, façam uma homenagem e entregam um botão de rosas, aplausos. Façam uma homenagem com uma caneta, maravilha. Façam uma homenagem e entreguem uma agenda, melhor ainda, agora um capacete? Isso a meu ver foi uma humilhação, foi uma humilhação. "Agora a gente quer saber se quando a chegarmos à escola, a diretora estará de capacete ou sem capacete, virou numa chacota". 


O vereador Teodolino Sá (PT)  falou dos eventos dos eventos do final da semana, citando que na quinta-feira ocorreu a assinatura de contrato entre Associação de Apicultores de Triunfo e a Fundação Bando do Brasil, através do qual a associação irá receber uma verba de R$ 100 mil para construção da sede própria. "Foi um trabalho feito em conjunto com a Associação, a Administração Municipal, Fundação Banco do Brasil", disse. Ele também parabenizou todos os envolvidos no encontro de carros antigos que ocorreu no domingo, no Parcão. Teodolino também corrigiu um dado fornecido pelo vereador Orison na sessão anterior, com relação ao número de alunos, dizendo que tem certeza que o colega se equivocou e relatando que na Educação Infantil o Município tem 957 alunos, no Pré-Escola, mais 251, no Ensino Fundamental do primeiro ao nono ano, 2.457, no Ensino Médio 888, sendo que dentro desse Ensino Médio, tem 386 alunos que fazem o Ensino Técnico, somando um total de 4.939 alunos registrados. 


A vereadora Katia Souza (PR) falou sobre a reunião do Conselho de Saúde, da qual participou juntamente com a vereadora Rita e o vereador Orison e disse que a comissão parlamentar de Saúde irá se debruçar sobre os contratos que a Secretaria de Saúde tem com alguns prestadores de serviço que segundo ela, não tem cabimento e causaram espanto nos presentes quando foram lidos. Ela disse ainda que uma reunião já foi marcada com a Secretaria de Saúde do Estado para deliberarem sobre esse assunto. Katia também se referiu a declaração da diretora da Escola Tristão que disse que ela é uma vereadora mal informada, que tem rixas políticas, que tem picuinhas com o prefeito e que está falando sem contribuir em nada, salientando que todas as informações que chegarem ao seu conhecimento serão passadas para a comunidade sim, e que continuará usando o espaço da tribuna para informar a população, pois essas informações fazem sim muita diferença. Ela ressaltou ainda que está para ir almoçar nessa escola: "quero chegar lá e ver esse cardápio maravilhoso, vou em um dia de chuva e certamente não verei goteiras e também encontrarei fartura na dispensa dessa escola, como a diretora disse, contrariando as informações que foram repassadas a mim por pessoas que vivem o dia a dia dessa escola e não, não tenho que dar nome aos bois, senão essas pessoas serão transferidas, penalizadas e perseguidas", enfatizou, dizendo que acredita muito mais nessa pessoa que passou as informações, do que nas declarações da diretora, porque essa pessoa não tem um cargo remunerado do prefeito e não tem que dizer para o jornal o que o prefeito quer que ela diga.


O vereador Ubirajara Leote (PDT) agradeceu o ex-vereador João Batista, atual secretário de Manutenção Viária por ter atendido sua Indicação feita na semana anterior e arrumou a estrada do Passo Raso até o Passo Fundo, fazendo um serviço muito bom, trabalhando no local de sexta a domingo. Ele relatou que por lá passou um cidadão e pediu que fossem até o Pontal e o secretário se comprometeu, assim que marcar uns dez ou 12 dias de sol, pegar sua equipe e fazer a estrada para aquelas pessoas que tem uma produção enorme de arroz. Bira também se manifestou a respeito do Projeto de Lei nº 45, das atendentes de creche, dizendo que vão tentar desmembrar esse projeto, mas que se não for desmembrado, votará a favor do projeto para que reduza o horário e vire lei. "Desde que entrei nesta casa, tomei uma posição de não votar contra benefícios de funcionários, de espécie alguma, não voto contra reajuste e nem aumento de funcionários em hipótese alguma. Então vocês podem ficar tranquilos que nós vamos tentar desmembrar e eu tenho certeza que meus colegas também pensam dessa forma. Vocês merecem e certamente nós vamos ou desmembrar ou votar assim mesmo", disse.



Redação/Edição: Tatiana Vasco/Razek Cunha