Explicações Pessoais da Sessão Ordinária de 16 de novembro de 2015

16/11/2015



Acompanhe a transmissão da sessão ordinária ao vivo pela internet através do site www.tvpolo.com.br ou assista a qualquer momento durante toda a semana através do mesmo link. 

Explicações pessoais

O vereador Nelson Aguilheiro (PDT) parabenizou a comunidade da Olaria pelo mutirão de recuperação da praça da localidade, arrumando aquilo que o prefeito deveria ter arrumado, mostrando que o povo de Triunfo é capaz, um povo que sabe o que quer, que quando as promessas são demais, o povo se cansa e faz. Nelson mostrou o plano de governo do prefeito Mauro Poeta na tribuna dizendo que se ele tivesse cumprido tudo que ali consta hoje os vereadores estariam usando a tribuna com outros pensamentos, mas que infelizmente nada aconteceu porque o prefeito mentiu. "Se eu tiver que pedir desculpa, sou capaz de subir nesta tribuna e pedir desculpa, mas eu sei o que eu estou falando, porque eu tenho andado por este Município, e tenho visto que as estradas estão uma vergonha, com o maquinário que nós temos hoje em Triunfo, e não adianta dar desculpa de chuva ou de isso ou aquilo, porque mesmo quando está chovendo, a gente tem que fazer alguma coisa, e mesmo quando está chovendo, a gente sabe a onde tem que desaguar um desaguador na estrada e sabe a onde está dando problemas na estrada, é na chuva que a gente fica sabendo onde estão os problemas das estradas, não é na seca, e muitas estradas em Triunfo, falta uma caçamba de saibro, uma retro esparramar", disse ele, dando o exemplo da estrada do Baixadão, onde tem vários buracos, assim como no Gil, na Barbosa, no Limoeiro. 
O vereador Teodolino Sá (PT)  também relatou sua presença na reunião de produtores de melancia na Fazenda Barbosa. "Era uma reunião de agricultores, não era política, eu e o Vereador Valmir, como éramos dois Vereadores, não nos deram a palavra, e eu respeitei, mas tem umas coisas que foram ditas lá que atingiram a mim quando Secretário da Agricultura, e depois eu falei com eles lá para a gente resolver entre a gente. Tem umas coisas que é muito fácil chegar na frente do público e dizer, e colocar o político em saia curta. Isso virou moda bater nos políticos, e não dar oportunidade para ele se defender. Eu contribuí para aquela Associação, só que eu não peguei recibo, e também acho errado que todas entidades que queiram participar do desfile, queiram que a Prefeitura patrocine o desfile, e isso acontecia com dinheiro público, e eu como Secretário, talvez eu caí na ignorância de não pegar dinheiro público, de contribuir do meu bolso, só que eu não peguei recibo, só que quando tem bastante gente, eles jogam os cidadãos ao leões e não dão a palavra. Lamento que foi feito isso comigo, mas tudo bem, ficou a palavra deles contra a minha, aliás, eu não tive a oportunidade", lamentou o vereador. Teodolino também falou da questão dos PPCIs, afirmando que apenas a creche nova que ainda não tem, porque já estava projetada antes da nova lei, e que inclusive o vereador Jeferson fez até um pedido para que seja dado um curso aos professores. Ele disse ainda que também acha que as estradas estão ruins, mas que é preciso considerar que também teve a questão do clima. "Quando nós assumimos o Governo, não tinha saibro no Município, foi culpa desse Prefeito, que estava trancada aquela saibreira lá. O PDT, respeito muito o PDT, poderia estar no Governo, teve um Prefeito eleito, mas foi cassado, foi culpa desse Prefeito ai que a Justiça cassou. Então tem muitas coisas que tem que ser colocadas com sinceridade, falar a verdade. As máquinas, hoje tem maquinário novo, não está bom, não tem importância nenhuma, se preparem, ganhem a eleição, que vão ter maquinário novo para trabalhar, é da democracia. Vamos lá conversar com o Secretário da Fazenda, vamos abrir as contas do Município, será que é porque o Secretário não quer liberar o dinheiro, ou será que o Município não tem, e porque que não tem. Não tem pala má gestão ou foi pelo trenzinho da alegria que foi criado em Triunfo, que todo munda tinha que tirar proveito, e aonde todo mundo quer se dar bem no fim da história", questionou.
A vereadora Katia Souza (PR) falou das coisas que são relatadas no jornal de uma maneira, mas que acontecem de outra se referindo ao comentário do colega Teodolino, que disse que quando as coisas não são feitas as pessoas reclamam e que quando são feitas, elas reclamam também, mas que não foi essa a colocação dos vereadores na semana anterior e sim o fato de veicularem coisas no jornal que não condizem com a realidade.  "Essa aí é uma marca registrada do Prefeito, ele tem que ir para o Jornal, ele tem que tirar foto, ele tem que fazer pose, é a marca registrada dele, tudo bem, vamos respeitar", ironizou. Ela também contestou o pronunciamento do colega Teodolino rebatendo os apontamentos feitos por ele: "o vereador deu aqui a ideia de nós irmos visitar as escolas, as creches e os órgãos públicos, isso ai nós já fizemos. No ano passado nós iniciamos o ano aqui, todos os vereadores visitando todas as creches, todas as escolas, todos os postos de saúde, só que chegou uma hora, Vereador Teodolino, que nós cansamos. Nós visitamos o Postão no início do ano, e lá nos foi relatado que a caixa de água do Postão está para cair a qualquer momento, e nós voltamos de lá e fizemos o pedido para que fosse trocada a caixa de água, para que fosse consertada, eu não sei o que que tem que ser feito, inclusive a vigilância deu laudo para o Secretário dizendo o que que tem que ser feito na caixa de água, e isso não aconteceu. Então o nosso trabalho está sendo feito, nós estamos indo atrás, nós estamos visitando, nós estamos buscando uma solução, só que nós não estamos tendo êxito nos nossos pedidos", disse. Katia também parabenizou a comunidade da Olaria dizendo que este é mais um caso em que os vereadores fizeram indicações para o Executivo e que não foi atendido, a exemplo da caixa d’água na Ponte Seca e do valão da Olaria e disse que maquinário tem, pois todos viram no jornal a matéria exibindo a frota nova adquirida pela Administração. "Daí eu pergunto onde é que está a nossa vigilância sanitária, será que ela já foi lá, ela já colheu amostra dessa água da Ponte Seca, já levou para fazer uma análise dessa água, se essa água pode ser usada para consumo? Daí chegamos na Casa do Artesão, nos deparamos com a situação que a vereadora Rita nos relatou, já foi relatado aqui a situação da nossa biblioteca pública, o nosso Museu. Dai eu faço uma pergunta, como é que será no ano que vem o acendimento da Chama Crioula em nosso Município, que Triunfo vai sediar o acendimento da Chama Crioula, e todos vocês já devem ter visto estampado nos carros da Administração, um adesivo verde, exaltando, se gloriando que o Município vai sediar, e o que que nós vamos apresentar para esse povo, que vem de fora se a nossa história está perdida?", considerou. Ela finalizou seu pronunciamento dizendo que conversando com o pessoal da Olaria dizendo que assim como ela, eles também esperam que não aconteça de o prefeito ir lá inaugurar a praça que eles fizeram, tirar uma foto e colocar no jornal. 
A vereadora Roseli de Souza (PDT) também parabenizou a comunidade da Olaria e lamentou que agora só se pense em votos, mas que ao mesmo tempo vê que o perfil do cidadão triunfense está mudando, que vê um perfil participativo, de cobrança. Se referindo ao pronunciamento do colega Teodolino, Roseli disse que respeita o PT e aprendeu a gostar e respeitar cada colega e então salientou que a eleição passa pelo PDT, um partido que tem que ser respeitado, lembrando que parte do maquinário que o Município exibe hoje é fruto do PAC II que o PDT deixou em andamento. "Todo mundo sabe disso. Só o que não dá para entender, é que estra Administração de verdade nasceu morta então, porque a desculpa é a chuva, mas não choveu o tempo todo nos dois anos e meio, então não adianta nós estar colocando desculpa em cima de uma coisa morta, já nasceu morta a Administração de Verdade, a meu ver. Porque quando estava o tempo bom, também não fizeram, quando estava tudo ok, a desculpa era a máquina, então faltou sorte para essa Administração, porque nada aconteceu. A aí no ano que vem, é ano eleitoreiro, ai tudo vai acontecer, porque o nosso orçamento vai aumentar, e vocês vão ver que tudo vai acontecer, mas o povo não vai esquecer", finalizou.
O vereador Lino Viegas (PDT) relatou um caso de uma empresa na Vendinha, que tem de 15 a 20 funcionários e que para poder trabalhar deslocou uma máquina própria para fazer a estrada, para que os caminhões pudessem encostar e descarregar o material e que fica chateado com isso, pois os empresários já pagam os impostos  em dia e na hora que precisam não tem retorno do Município. "A gente abre o jornal, como diz a vereadora Kátia, só vê máquina chegando, é caçamba, é caminhões, e não sei onde estão, acho que estão escondidos, pelo que eu vejo", disse.  Lino também se referiu ao pronunciamento do colega Teodolino, dizendo que com relação à roça, Deus sabe o que faz, que contra granizo não tem o que fazer, mas com relação as estradas têm sim o que se fazer, tem maquinário e o Município tem condições. "O PDT deixou mais de 20 ou 30 mil metros de brita comprados, e deixou os maquinários em dia. Então eu quero dizer que não foi p PDT que quebrou tudo, não, quando o ex-prefeito Marcelo foi cassado, assumiu o prefeito interino Juvandir Leote, que hoje faz parte dessa Administração. Então eu acho que vai ser difícil, chegar na história que mais fez obras, foi o PDT, inclusive começando lá atrás com o Ezequiel, se sair por aí, era um canteiro de obras. A situação da praça do Parcão, as pessoas estão fazendo as necessidades nos muros, dentro dos pátios, é uma vergonha, isso é simples de fazer um banheiro, é simples, quanto tentam usar a Rodoviária, as vezes está fechada, as pessoas têm que subir barrancos ou pulando muros, é uma coisa simples de fazer um banheiro, o que custa, mil e quinhentos pila eu acho. Então falta muito para essa Administração de verdade chegar nos pés da Administração do PDT", finalizou.
O vereador Valmir Massena (PDT) agradeceu o prefeito por ter atendido seu pedido de arrumação da Lomba da Eufrásia levantando a estrada. " E lá se não ficar só nesses canos, que eu não vi, mas que segundo o senhor, o Prefeito largou lá, a Administração colocou lá, que seja colocado no lugar, que se foi feito, isto é uma obra que ele fará, essa não é manter, não é plancha, não é trocar umas tábuas das pontes do Município. Então eu tenho que me redimir ao mesmo tempo, que se isso acontecer é um pedido nosso para aquela comunidade", disse. Ele também relatou ao colega Teodolino que em 1982 o Município tinha uma grande quantidade de vereadores, duas patrolas velhas e uma saibreira pior do que a existente hoje, a maioria das estradas eram de chão, mas a situação era bem diferente. "Hoje nós estamos em 2015, o município com cem veículos, patrolas, que eu nem sei mais quantas tem, retroescavadeiras, mais do que uma por distrito, muitas estradas asfaltadas pelo Governo do PDT, pelos governos passados, e que nada é feito, e que infelizmente São Pedro leva as culpas por esse tempo", comparou. 
O vereador Jeferson Wolff (PMDB) disse que não está na câmara para acusar partido A ou B, que essa nunca foi sua postura, mas que se no ano passado os vereadores visitavam as escolas e entidades e órgãos públicos e as coisas não foram feitas, que devem continuar visitando e não podem parar. "Dentro das possibilidades, sempre que posso, busco as informações, busco trazer o que posso, para ter sedimentado o que está ocorrendo. Algumas coisas que foram comentadas aqui hoje, como o dinheiro direto na escola, que é algo que eu luto, que eu acho que já deveria estar em funcionamento e que está trancando numa parte burocrática, que até hoje eu tive a informação a semana passada, já está sendo dado andamento. Nós temos muitas situações que foram apontadas aqui, e que deve ser realizado sim um debate, que propicia ao nosso Município, e principalmente para quem vai vir, administrar o nosso  Município, situações que possam dar encaminhamento, apartidário conforme muitas vezes eu já discuti", considerou. 
O vereador Valério Aires (PDT), presidente do legislativo, iniciou seu pronunciamento parabenizando a comunidade da Olaria e disse que acha que as comunidades reunidas tem que mostrar a sua força. Valério também falou sobre o informativo do PDT que será lançado em breve que trará uma relação das obras realizadas pelo PDT, mas fez questão de citar algumas: "Começando pelo Postão, na entrada da cidade, foi na época do PDT, foi construído dentro do mandato do PDT, Posto de Saúde da Coxilha Velha e do Porto Batista, também na época do PDT. O asfalto do Porto Batista a Vendinha, do Barreto a Coxilha Velha e também aquela extensão do Morro do Marinheiro, obra do PDT. O asfalto do Rincão dos Pinheiros, no Governo do PDT. Três ruas no Porto Batista, que foram asfaltadas abaixo dos trilhos, no Governo do PDT. Reformas de todas as escolas municipais, algumas, acho até que foi a Tristão Vereado Lino, que foi construída nova, no Governo do PDT. Ginásio de Esportes da Vendinha, Ginásio de Esportes do Barreto, Ginásio de Esportes do Porto Batista, e o início do Ginásio de Esporte hoje, ao lado da escola da Coxilha Velha, no Governo do PDT. Quadra coberta da Escola Liberato, e quadra coberta na Escola Farroupilha, no governo de quem? Do PDT", relembrou, salientando que o governo do PDT teve sim a aprovação da maioria da comunidade porque em 2004, ganhou a eleição com mais de três mil votos de diferença, em 2008 ganhou com oito mil votos de diferença, e agora em 2012, ganhou também com mais de três mil votos de diferença. "Então a comunidade ficou contente com o trabalho do PDT na Administração. Eu perguntei aqui nesta Casa pelo então Presidente que em virtude do afastamento do Prefeito Marcelo, quanto o PDT tinha deixado em caixa e nós discutia eu o vereador Nelson com o Presidente desta Casa na época, Juvandir, e nós dizíamos que o PDT, o Prefeito Marcelo deixou nos cofres da Prefeitura, seis milhões em caixa, e o Vereador Juvandir, Ex-Presidente desta Casa, que foi Prefeito interino, disse que era mentira nossa, que não tinha deixado seis, mas que tinha deixado oito milhões de reais. A aí eu fui e concordei com ele, que nós estávamos mentindo eu e o vereador Nelson, e isso aqui está em ata, nós deixamos oito milhões de reais em caixa. Eu perguntei a ele quanto o Senhor deixou quando saiu da Prefeitura no dia 14 de maio de 2013, e ele disse, deixei zerado. Ai está a explicação, e onde que está hoje? Então aí a gente começa a ver que tem algumas coisas erradas, nós não podemos só criticar, porque nós fizemos a nossa parte, pode ter certeza disso. E tenho dito, o PDT não fez mais do que sua obrigação, mas a sua obrigação o PDT fez, e vocês podem ter certeza disso", frizou.


Redação/Edição: Tatiana Vasco/Razek Cunha