Explicações Pessoais

14/10/2015



A vereadora Roseli de Souza (PDT) Falou da tristeza da perda do Wilson, sempre presente na câmara de vereadores, do amigo Dedelo e hoje pela manhã do seu Francisco, da comunidade do Barreto e se solidarizou com as famílias. Ela também falou da festa dos professores, que ocorrerá nesta sexta, dizendo que espera que os vereadores tenham sido todos convidados, como sempre foram ao longo de todos esses anos. Ela também parabenizou o vereador Orison pelo trabalho de elaboração do relatório sobre a prestação de contas do rodeio de 2013, dizendo que Triunfo está sob a mira da Justiça e que o levantamento do rodeio está nas mãos da Polícia Federal, salientando que todos os culpados devem ser responsabilizados, pois até ela mesma, sem ter culpa alguma, respondeu processo e que os responsáveis precisam ser punidos. 


O vereador Teodolino de Sá (PT)  também lamentou a morte do Wilson Breno, cidadão triunfense que conhecia todo mundo pelo nome e que era conhecido por todos, até pelos moradores do interior. Ele também lamentou a morte do Dedelo, dizendo que é uma grade perda para a cultura da cidade, pois era um cidadão sempre atuante junto aos conselhos, desempenhando sua cidadania. O vereador também comentou sobre a situação que o município e o estado enfrentam com as cheias e fortes chuvas, sendo a pior enchente desde 1941. Teodolino relatou que ontem estava com seu filho na roça e que ambos estavam bastante preocupados, pois as perdas na agricultura já foram muitas e a previsão é de mais chuvas nos próximos dias. Ele salientou que esse é o momento dos agentes públicos do município unirem forças em prol da população que foi atingida pela enchente, perdendo todos os seus bens.


O vereador Valmir Massena (PDT) usou a tribuna para se pronunciar a respeito do projeto de recolhimento de entulho, rejeitado pelo Legislativo, esclarecendo que votou contra o projeto porque concorda que ele seja implantado no centro da cidade, mas não nas comunidades do interior onde não se tem saneamento básico, nem esgoto, pois não há como se cobrar recolhimento de entulho dessas comunidades que enfrentam tantas dificuldades. Ele também lamentou a morte do Wilson Breno e relatou que na segunda, ao acompanhar o velório, se deparou com uma situação lamentável. Ele relatou que ao chegar lá haviam dois velórios em uma única capela e a outra estava fechada, porque conforme informações, cada funerária da cidade tem a chave de uma sala e como os funerais não estavam sendo com a outra funerária, a sala não estava sendo utilizada. Ele protestou contra essa situação, lembrando que as salas são locais públicos, da comunidade e devem estar à disposição da mesma independente de qualquer coisa. "Esse é o retrato do descaso do município", disse, denunciando ainda que há desvio de água e luz das capelas para residências próximas. 


A vereadora Rita Cunha (PDT) iniciou seu pronunciamento relatando que em 2012, na época de campanha, chegou no comitê localizado no centro e se deparou com um quadro grande com uma foto do Wilson, quando ele disse a ela que havia feito a fotografia para decorar o comitê dela e que ela devia ir ainda na Foto Globo efetuar o pagamento do serviço que ele havia feito em nome dela. Ela relatou o fato com muito carinho, lembrando a estima que tinha pelo Wilson e lamentando sua morte tão precoce. Ela também parabenizou o Executivo, o AMA e o Fabrício Teclados, pelo evento de abertura do Outubro Rosa, ocorrido na semana passada. Rita também se pronunciou a respeito do projeto de recolhimento de entulho, não aprovado pelo Legislativo, salientando que foi contra porque é preciso eleger prioridades e que no momento a prioridade é a secretaria de Obras resolver a situação do cemitério do centro, pois isso é mais importante hoje para a comunidade do que o recolhimento de entulho. A vereadora também comentou sobre a situação calamitosa que atinge parte da população da cidade devido a cheia dos rios e disse que agora é a hora de formar uma força tarefa, hora do legislativo não ir somente à tribuna, mas agir em prol das pessoas atingidas. Ela parabenizou o secretário de Ação Social pelas ações, pelo trabalho de ajuda em prol das pessoas que estão nessa situação, mas disse que não admite hipocrisia e politicagem em cima de uma situação tão delicada, pois não é hora de ficar fotografando as pessoas e colocando imagens no facebook, mas sim de criar efetivamente a Defesa Civil, que só não existe ainda no Município porque é necessário que se crie um fundo e o fundo não foi criado ainda porque o Município acha que isso não é importante. Rita também solicitou que o Legislativo convide os bombeiros voluntários para que se apresentem e relatem seu trabalho junto à comunidade. 


A vereadora Katia Souza (PR) também se manifestou sobre o projeto de recolhimento de entulho, dizendo que acha que tem que haver mesmo uma regularização, porque muitas pessoas passam dos limites, mas que foi contra, pois acredita que o Município pode seguir o exemplo de cidades vizinhas, onde a prefeitura cobra uma taxa e faz o recolhimento. Ela também falou sobre a situação do cemitério, dizendo que está cansada já de falar no assunto e que espera que o secretário de Obras tome logo uma providência, pois enquanto não houver uma equipe de fiscalização para impedir que as pessoas fixem residências ao redor do local e enquanto o Município não realojar os moradores das proximidades, a situação não será resolvida. Ela ainda disse que é um absurdo o caso relatado pelo colega Valmir sobre as capelas, pois as funerárias não são donas das capelas e convocou os colegas para levar o caso ao conhecimento do Ministério Público. Ela finalizou se solidarizando com as famílias do Wilson e do Dedelo e lamentando que ele tenha falecido sem realizar seu sonho de reativar a Banda Municipal. 


O vereador Orison Cezar (PSDB) disse que tão logo conclua o relatório sobre o rodeio enviará uma cópia para todos os gabinetes e indagou se o Município não está sentindo agora a falta dos R$ 3,1 milhões gastos em 2013. Ele também salientou que é o momento de se realizar uma ação forte para acudir os agricultores e as pessoas vítimas das enchentes e que isso pode ser feito através da audiência pública da LDO, que ocorrerá dentro de algumas horas, onde será possível fazer emendas e decidir o destino das verbas públicas. Orison também lamentou a morte do Dedelo, dizendo que agora sim é que será difícil atender à Apacobam. Ele finalizou comemorando as diversas inscrições feita no final de semana pela Ser Triunfo, dizendo que o trabalho da entidade está dando frutos para o Município. 


Redação/Edição: Tatiana Vasco/Razek Cunha