Pronunciamentos da Sessão Ordinária de 05 de Outubro de 2015

05/10/2015



A vereadora Rita Cunha (PDT) iniciou seu pronunciamento falando da importância do intercâmbio Chile -Brasil, no qual participou, onde por uma semana acompanhou todas as ações de Educação, Saúde, fez uma visita a Universidade do Chile e constatou o investimento que é feito nessa área. Outro assunto abordado por ela foi com relação à reunião realizada pelo Hospital Santa Rita com os vereadores, na qual ela foi representada por sua assessora de gabinete e disse que se sentiu desrespeitada, pois foi dito na ocasião que a culpa pela situação do hospital é dos políticos, que cruzam os braços desde 2008, e que os vereadores desta gestão não podem responder pelos atos das gestões passadas. Ela também relatou que presenciou uma situação muito triste de uma pessoa conhecida que faleceu e na hora do enterro a família se deparou com a notícia de que não poderiam fazer o enterro no cemitério do centro, devido à lotação. Ela salientou que terão que tomar providências e pleitear junto ao Executivo a ampliação do local. Rita também relatou que pela segunda vez fez o pedido de informações ao Executivo com relação às 8 horas dos médicos e enviaram a mesma resposta, onde consta que o relatório estaria em anexo, mas o tal anexo nunca veio e que então ela decidiu que irá diretamente à secretária para falar sobre o assunto, pois sabe de duas funcionárias que foram ofendidas por um médico que não quer cumprir horário e se recusa a receber as fichas dos pacientes. "Se ele trata as funcionárias assim, imagina como não trata os pacientes", ponderou. A vereadora ainda falou do trabalho que o AMA realiza na cidade desde 2005 no combate e prevenção ao câncer de mama, lembrando que o Outubro Rosa não é somente iluminar os prédios públicos e colorir de rosa, mas buscar a garantia de tratamento e prevenção para as mulheres, porque se sabe que morrem 30 a cada dia, vítimas da doença. 
O vereador Orison Cezar (PSDB)  disse que tem a mesma compreensão da vereadora Rita com relação ao respeito que as pessoas precisam ter pelos vereadores e que as ações dos vereadores precisam ser externadas à comunidade para que a mesma tenha consciência do trabalho que realizam, pois os vereadores de hoje não podem ser responsabilizados pelo que os outros vereadores fizeram no passado. Ele disse que está feliz porque desde a semana passada estão divulgando as Câmaras que fizeram mais diárias e Triunfo está em 47º lugar, tendo gasto R$ 82 mil, fruto do trabalho de economia que essa gestão tem feito no Legislativo. Ele também se referiu à reunião do hospital dizendo que não sabia do problema que a entidade apresentou a eles e que a direção do hospital precisa apontar um caminho. Ele se disse muito alarmado com a posição do hospital de que os políticos é que são os culpados de tudo, pois os vereadores de hoje estão fazendo sua parte e a função do Legislativo não é a de executar. Ele também salientou que busca transparência e por esse motivo elaborou um informativo onde presta contas do trabalho do seu gabinete a comunidade. 
A vereadora Roseli de Souza (PDT) falou de sua viagem a Brasília juntamente com outros colegas e com o prefeito Mauro Poeta, na segunda e na terça-feira da semana anterior, quando estiveram visitando o Ministério de Minas e Energia para falar sobre o contrato de fornecimento da nafta entre Petrobrás e Braskem. Ela disse que lhes informaram que estava ocorrendo uma instabilidade há dois meses, e que ficou satisfeita porque o ministro garantiu que o contrato será estendido por mais cinco anos. Ela ainda disse que também se sentiu desrespeitada na reunião com o hospital, porque como dizem por aí, "em um bar e em uma mesa de sinuca todo mundo resolve os problemas de toda a cidade". Ela ainda relatou que nesta segunda-feira se sentiu dilacerada ao receber tantas visitas de cidadãos, com tantos pedidos, com tantos problemas esperando solução e que não sabe mais o que fazer. "Estamos pagando para sermos vereadores, a farra das diárias acabou e a comunidade precisa saber disso", salientou, se referindo ao ranking de gastos de câmaras de vereadores, no qual Triunfo ficou em 47º lugar. 




Redação/Edição: Tatiana Vasco/Razek Cunha