Explicações Pessoais da Sessão Ordinária de 05 de Outubro de 2015

05/10/2015



O vereador Teodolino Sá (PT) falou da Gincana Cultural Farroupilha, dizendo que achou lindíssimo o espetáculo realizado no Parque Camboatá e que acha muito bom que a juventude esteja motivada por esse tipo de evento. Sobre a Câmara ele disse que se sente feliz em contribuir com o momento de virar a página da imagem do Legislativo. Ele ainda se referiu a viagem do prefeito `a Brasília dizendo que não pode acompanhá-lo, mas que ligou para o deputado Marcon (PT) e pediu que ele acompanhasse o prefeito em sua visita. "Essa reunião foi para defender o emprego e a renda de Triunfo e sempre que for para defender Triunfo eu serei atuante", disse. Teodolino relatou que participou da reunião com o hospital, onde foi informado que desde 2008 a entidade vem assinando um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público esperando a construção de um novo hospital, o que não ocorreu e que acredita que mais uma reunião precisa ser realizada para se discutir e buscar uma solução para a questão. 
O vereador Jeferson Wolff (PMDB) salientou o hanking de gastos das Câmaras de Vereadores, lido pelo vereador Orison e disse que essa redução de gastos e diárias só foi possível graças ao comprometimento de todos os vereadores. "Em um ano se gastou R$ 500 mil e no ano passado se baixou para R$ 80 mil", comemorou. Sobre o hospital, ele disse que seria importante que a diretoria da entidade viesse novamente ao Legislativo porque os vereadores são parceiros e que não adianta ficar procurando culpados, pois a responsabilidade é de todos. Ele ainda parabenizou a escola Farroupilha pela gincana, salientando que tudo é realizado pelos próprios alunos.
A vereadora Rita Cunha (PDT) retornou à tribuna para falar de um caso de estupro que ocorreu no bairro Olaria na semana passada, dizendo que diante de algo tão sério não se pode calar, não se pode deixar passar batido, lembrando que agora Triunfo tem um Conselho para Mulheres e que é preciso discutir políticas públicas, realizando um amplo debate sobre a violência contra a mulher e contra todo ser humano. 
O vereador Ubirajara Leote (PDT) falou das obras realizadas no Porto Batista, o posto de saúde na gestão do prefeito Ezequiel, o ginásio de esportes e creche na época do prefeito Chico e agora a obra mais necessária na visão da comunidade, que é a construção da escola e que é preciso uma mobilização para a realização dessa obra. Ele disse que ficou também surpreso com a relação dada pelo colega Orison sobre os gastos de câmaras, pois demonstra que estão conseguindo avançar, lembrando que com a economia feita pela câmara há alguns anos já foi possível construir um ginásio de esportes na Coxilha Velha, aparelhos de exames para o hospital e muitos outros, o que prova que a Câmara está fazendo seu papel. Bira também se referiu a reunião do hospital dizendo que a diretoria precisa dizer o que quer porque os vereadores são parceiros, pois não adianta discutir por duas horas e não chegar a lugar nenhum.

Redação/Edição: Tatiana Vasco/Razek Cunha