Explicações Pessoas da Sessão Ordinária de 25 de Setembro de 2015

25/09/2015



O vereador Teodolino Sá (PT) falou dos problemas que os agricultores estão enfrentando com as chuvas, pois já foi perdido 30% da plantação de melancia, o que causa um impacto econômico e social negativo no município. Teodolino também informou aos agricultores que na quarta-feira (23) ocorreu a licitação de compra das sementes de milho que a Secretaria de Agricultura distribui em forma de subsídio, somando 290 sacos de sementes de milho transgênico e 29 sacos de não transgênico. 


A vereadora Rita Cunha (PDT) disse que é o momento da Prefeitura, Emater e Sindicato Rural formarem uma força tarefa para ajudar os agricultores que tem sido atingidos pelas intensas chuvas. Ela também agradeceu ao Jaime, gerente da empresa Fátima pela parceria no transporte das representantes do Clube de Mães de todo o município para uma exposição de patchwork, em Gramado. A vereadora também defendeu seu pedido para que o Executivo faça o fechamento lateral da quadra da escola Farroupilha, porque recebeu a visitação de alunos solicitando a obra, uma vez que a escola promove anualmente a gincana e as equipes não tem onde ensaiar as apresentações e disse que espera que no ano que vem a Câmara de Vereadores possa destinar uma verba para a realização dessa obra. Rita também relatou que entrou em contato com as escolas referente ao projeto Dinheiro na Escola, para tentar ajudar, colocando seu gabinete à disposição e percebeu que o problema que as escolas enfrentam é com relação ao Conselho de Pais e Mestres (CPM), que em muitas escolas não estão organizados, em outras não existem ainda e em outros faltam documentos. Ela pediu aos colegas vereadores que se unam para tentar mobilizar as escolas para que possam receber o dinheiro previsto no projeto. 


O vereador Orison Cezar (PSDB) falou dos conselhos fiscais do Município que tem o sentido de fiscalizar e precisam ser efetivos, pois não cabe apenas aos vereadores a função de fiscais dos atos do Executivo, mas também aos conselhos. Ele também comunicou que foi referendado por uma emenda do Nelson Marchezan, uma verba de R$ 100 mil para aquisição e material de consumo para as Unidades Básicas de Saúde.  "Claro que cabe ao Executivo, mas acredito que vá cumprir com essa missão de buscar elementos para que essa emenda chegue aqui", ressaltou. Ele também convidou os colegas para realizarem uma reunião de 5 a 10 horas para análise profunda da LDO. 


O vereador Jeferson Wolff (PMDB) convidou vereadores e comunidade para neste sábado (3) participarem de um ciclo de palestras realizado pelo Fapetri sobre Aposentadoria do Servido Público, Gestão do RPPS, Importância do Cálculo Atuarial e a Carteira de Investimento. Ele salientou que seria muito importante que os vereadores pudessem se fazer presentes.