Pronunciamentos da Sessão Ordinária de 09 de Setembro de 2015

09/09/2015


A vereadora Roseli de Souza (PDT) iniciou seu pronunciamento falando do Projeto 070/14, aprovado em 12 de setembro de 2014, que instituiu o Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola, lembrando que ele está fazendo aniversário nesta semana e esse dinheiro não chegou às escolas até hoje, enquanto as escolas não sabem mais o que fazer para pagar as contas, fazendo bingos, rifas e afins. "Onde está essa verba que até hoje não chegou nas escolas? Não temos mais o que fazer com uma Administração deste calibre", disse a vereadora, relatando que cada vez que senta em sua cadeira para as sessões ordinárias fica pensando que são onze palhaços ali, que Triunfo não precisa mais de vereador, já que o prefeito não os respeita. "Está me dando nos nervos vir para cá toda semana fazer indicações e pedidos de providências, e nada é feito neste município, o que mais falta acontecer?", desabafou. Roseli cobrou ainda o andamento da CPI das Patrolas e disse que quer saber do resultado, lembrando ainda dos ônibus aprovados e enviados pelo Governo Federal que ainda estão parados e convocou os colegas para fazer uma visita na escola Serafim Ávila para verem o estado da escola que recentemente passou por uma reforma. "Quando tomamos a atitude de realmente fiscalizar, quase nos matam, quase nos esquartejam em praça pública, porque Triunfo não estava acostumada com vereadores que realmente fiscalizassem, isso aqui foi um oba-oba, uma brincadeira, por muitos anos e nesta não está sendo", acrescentou dizendo que chegou à conclusão que todos estão fingindo fazer alguma coisa, que o prefeito está brincando de ser prefeito, que os vereadores estão brincando de ser vereadores, etc. "O prefeito pode dar chilique lá, fazer o que ele quiser, problema é dele, ele não queria tanto ser prefeito de Triunfo? Não enrabou nós todos aqui para ser prefeito de Triunfo? Agora que levante aquela bunda da cadeira e vá fazer alguma coisa e parar de dizer que não tem dinheiro para nada", indignou-se. A vereadora frisou que até hoje os vereadores tiveram apenas uma reunião com o prefeito quando ele esteve na câmara, pois quando os vereadores foram até a prefeitura, não foram recebidos e que não caiu a ficha dos vereadores ainda sobre o poder que eles têm em mãos. 



A vereadora Rita Cunha (PDT) relatou que estão iniciando o processo de criação do clube de mães do centro de Triunfo e que se alguém tiver interesse que procure o seu gabinete. Ela também desejou uma boa gestão para a nova secretária de Saúde Laise Basso, e disse que é o momento de aproveitar essa renovação na secretaria para rever algumas coisas, principalmente a comissão de saúde, composta por ela e pelas vereadoras Roseli e Katia, como o funcionamento dos postos de Saúde, do Cis-Caí, da contratação de profissionais, salientando que são tantas verbas aprovadas que os vereadores precisam do apoio da secretária e vice-versa. Ela também relatou que estava no Parcão no final de semana e recebeu a reclamação de uma cidadã sobre não ter banheiros no local e os da rodoviária ficarem fechados e fez um apelo à Administração para que se possa ter o mínimo de serviço público disponível para a comunidade, que nos finais de semana tenta aproveitar os locais públicos para lazer com a família e amigos, e o mínimo que se deve ter é um banheiro público.  "Como diz meu pai é o fim da várzea, é uma situação deplorável", salientou. Rita também pediu aos colegas vereadores um apoio ao CTG Estância dos Petroquímicos que no dia 20 de setembro organizam um rodeio em que a Administração só entra com a cedência do espaço, e eles com esforço e dedicação realizam esse evento tão importante para a comunidade, para a cidade berço da Revolução Farroupilha. Finalizando, ela falou sobre o projeto do Dinheiro Direto na Escola, dizendo que até achou que isso já estava acontecendo e que outra situação que tem que ser vista é a questão dos aparelhos de ar condicionado na Escola Farroupilha porque novamente está chegando o verão e é impossível dos alunos ficarem dentro da escola. 




O vereador Orison Cezar (PSDB) se referiu ao projeto da vereadora Roseli citando o exemplo da cidade de São Jerônimo que está se mobilizando para um monumento e a cifra citada por eles lá é de R$ 16 mil para um nos parâmetros do existente na cidade de Nova Santa Rita, um valor que não é um absurdo para que Triunfo possa ter um do Gal. Bento Gonçalves. Orison disse ainda que se fosse falar de todos os desmandos dessa Administração ficaria na tribuna por uma semana, porque não são só as patrolas, os ônibus, a saibreira, o dinheiro na escola, são inúmeras outras coisas que extravasam os projetos, mas que sua execução não acontece e que é isso que a comunidade vê se repetir a cada dia que passa. O vereador disse que chegou à casa o projeto da LDO para o ano que vem e que os vereadores devem se debruçar sobre ele e estudar minuciosamente. "Temos que nos debruçar com uma lupa, porque tem uma dizendo fortemente para gerar recursos para a campanha. Inadmissível como vi aqui, 500 mil reais para uma consultoria a nível de projetos para verbas estaduais e federais. Inadmissível nós compactuarmos com isso. E estou pegando um item. Patrolas e veículos para as secretarias tem aos montes e nós não podemos deixar a LDO passar com isso", frisou. Ele ainda falou dos banheiros públicos dizendo que não são só os do parcão que estão fechados, mas todos e que assim não tem como promover turismo, pois os turistas teriam que ir fazer suas necessidades na beira do rio. "Dos projetos que vieram na LDO a prioridade é fazer uma rua coberta. Como nos compararmos a Gramado se não conseguimos ter um banheiro aberto em condições aceitáveis?",  indagou. 




Já o vereador Jeferson Wolff (PMDB) relatou que toda a semana alguém do seu gabinete vai até a secretaria de Compras para verificar a situação dos aparelhos de ar condicionado da Escola Farroupilha e que o que é passado a eles é que o problema está na licitação para remodelação da estrutura elétrica que foi desertada, mas que provavelmente na próxima semana deverá estar sendo aberto novo processo licitatório. Jeferson disse que não adianta colocar os aparelhos sem a remodelação e que inclusive uma sala de aula incendiou por causa disso. "É importante que não só o meu pessoal, mas que os outros gabinetes também se façam presentes cobrando e mostrando que estamos realmente preocupados com essa questão", disse. O vereador também considerou de estrema importância o projeto do Dinheiro Direto na Escola e que a informação que tem quanto a isso é a de que cada escola tem que abrir a conta bancária juntamente com o Conselho de Pais e Mestres e que o projeto está parado nessa questão. Jeferson relatou também sua experiência na Finlândia, onde foi apresentar seu trabalho de conclusão de Doutorado e teve o convite de uma revista americana para publicação de um artigo, o que ocorrerá até o final do ano. 




A vereadora Roseli de Souza (PDT) retornou à tribuna para dizer que respeita muito o colega Jerferson, mas que é muita enrolação, porque sempre tem a desculpa da licitação e que então o pessoal da licitação está precisando ser substituído, pois outro exemplo é o prédio da Escola Qorpo Santo, que está até agora no mesmo impasse por culpa da licitação. Ela também disse que com relação aos banheiros, acredita que os vereadores têm que se unir e construir uma patente nos moldes de antigamente, porque essa é a única solução. 


Redação/Edição: Tatiana Vasco/Razek Cunha