13ª SESSÃO ORDINÁRIA - ATA Nº 013/2025

01/04/2025


13ª SESSÃO ORDINÁRIA                                                     DATA: 01 de abril de 2025.

 

ATA Nº 013/2025

Ao primeiro dia do mês de abril do ano de dois mil e vinte e cinco, às doze horas, sob a proteção de Deus, no Plenário Ver. José Cláudio de Souza, sito à Rua Prof. Coelho de Souza, nº 210, Centro, nesta cidade de Triunfo/RS, o Senhor Presidente declara aberta a décima terceira Sessão da Vigésima Legislatura, em caráter ORDINÁRIO, ano 2025, com a presença dos seguintes VEREADORES: BANCADA DO MDB: Adriano Costa da Silva (Vice-Líder); Humberto de Campos Kuhn (Presidente); João Ernesto Rambor (Vice-Presidente); Márcio Pinheiro de Souza (Secretário); Mateus dos Santos Essvein (Líder), Ricardo Fernando de Souza e Valmir Rodrigues Massena. BANCADA DO PODEMOS: Carlos Alexandre Garcia (Vice-Líder) e Esio Evaldo Ramos Acunha (Líder). BANCADA DO PP: Marcos Joel Rodrigues da Silva (Líder). BANCADA DOS REPUBLICANOS: Milton Antônio Isidoro da Silva (Líder). Inicialmente, o Sr. Presidente, convida a todos, para de pé, entoarem o Hino de Triunfo. De imediato, o Sr. Presidente coloca em apreciação e votação a Ata Nº 012/2025, referente à Sessão Ordinária de 25 de março de 2025, sendo aprovada por unanimidade. Após, o Sr. Presidente passa a palavra ao Secretário da Mesa Diretora para fazer a leitura dos expedientes recebidos. DO EXECUTIVO MUNICIPAL – OF. Nº 445/2025 – SEFAZ – CONT, em que encaminha o Balanço Geral do Município Exercício 2024, contendo os seguintes anexos da Lei 4.320/64: Demonstração da Receita e da Despesa; Receita Segundo as Naturezas; Despesas Segundo as Naturezas; Demonstração da Despesa; Programa de Trabalho; Programa de Trabalho de Governo; Demonstrativo Despesa por Funções; Comparativo da Receita; Comparativo da Despesa; Balanço Orçamentário; Balanço Financeiro; Balanço Patrimonial; Demonstração das Variações Patrimoniais; Demonstração da Dívida Fundada e Demonstração da Dívida Flutuante. DOS SRS. VEREADORES – MOÇÃO - Nº 003/2025 do Ver. Valmir: “Seja enviado ao Sr. Fagner Rodrigo da Silva, morador e empresário da Localidade do Catupi 2º Distrito do Município de Triunfo, Moção de Congratulação como reconhecimento por seu desempenho e valoroso profissional que se deslocou até Hannover Alemanha na maior Feira de Tecnologia Industrial do mundo.”. Em discussão e votação, é aprovada por unanimidade e a pedido dos Vereadores todas as Bancadas serão incluídas. INDICAÇÕES – Nº 070/2025 do Ver. Márcio: “Que seja feito um estudo junto ao Executivo Municipal, com a secretaria competente, para reconstrução da galeria do Arroio Caiambola, localizada no segmento da ponte ao fundo do Mercado Bells, bairro Olaria.”. Em discussão e votação, é aprovada por unanimidade. Nº 071/2025 do Ver. Valmir: “Que o Executivo Municipal, através da secretaria competente, viabilize a construção de duas Faixa Elevada ou Tachões no Terminal Santa Clara, próxima à Copelmi.”. Em discussão e votação, é aprovada por unanimidade. Nº 072/2025 do Ver. Milton: “Que seja feito um estudo de viabilidade através da secretaria competente para colocação de rede baixa, assim podendo fazer a colocação de braço e lâmpada no poste, em frente a entrada Manoelzinho, ex presidente do sindicato rural na localidade de Fazenda Isidoro.”. Em discussão e votação, é aprovada por unanimidade. Nº 073/2025 do Ver. Mateus: “Que seja realizado um estudo por meio da secretaria competente, para que seja providenciado o bloqueio temporário de fluxo de carros na Rua General Flores da Cunha (Orla dos Plátanos), das sextas-feiras à noite até os domingos, para a instalação de food trucks e realização de atividades gastronômicas e culturais.”. Em discussão, com a palavra o VER. MATEUS: “Senhor Presidente, com a nossa orla revitalizada ali, proponho ao Executivo né, que sexta-feira a partir do fim, da tardezinha ali, se feche a rua para que os food trucks façam uso da estrada ali, como agora ‘tá’ revitalizado, o pessoal tem ido, tem dado bastante movimento ali, e isso ãh... gira o comércio né, e o povo vai ficar mais bem atendido ali, então, é uma ideia que eu proponho ao Executivo aí, e espero que eles, que eles dê uma olhada com carinho aí.”. Em votação, é aprovada por unanimidade. Nº 074/2025 do Ver. Humberto: “Que administração municipal através da secretaria competente realize estudos que viabilize a construção de parada na Estrada TF 10 KM 27.”. Em discussão e votação, é aprovada por unanimidade. Nº 075/2025 do Ver. Humberto: “Que administração municipal através da secretaria competente realize estudos que viabilize a construção de faixa elevada em frente a Escola Gonçalves Dias.”. Em discussão e votação, é aprovada por unanimidade. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIASNº 052/2025 do Ver. João Ernesto: “Em que solicita mudanças na Lei 3256, que institui o Programa de regularização de construções edificadas em desacordo com o código de obras e o plano diretor do Munícipio de Triunfo.”. Nº 053/2025 do Ver. João Ernesto: “Em que solicita revisão no código de obras no Munícipio de Triunfo.”. Nº 054/2025 do Ver. Valmir: “Que o Executivo Municipal através da secretaria responsável providencie o recolhimento de entulhos na Rua Demétrico Ribeiro nº 144, no centro do Munícipio.”. Nº 055/2025 do Ver. Milton: “Que seja feito a troca da lixeira por uma maior em frente ao corredor da Dolores na localidade de Fazenda Isidoro.”. Nº 056/2025 do Ver. Milton: “Que seja feita substituição do abrigo da parada de ônibus por um de Alvenaria ao lado do Mercado Ki-Barato na localidade de Boa Vista.”. Nº 057/2025 do Ver. Milton: “Que seja feita a troca da lixeira por uma maior ao lado do Mercado Ki-Barato na localidade de Boa Vista.”. EDITAL DE AVISO – O Senhor Presidente comunica que o Balanço Geral Anual da Prefeitura Municipal de Triunfo, referente ao Exercício de 2024 (um volume), ficará à disposição dos Munícipes, na Secretaria da Câmara de Vereadores, pelo prazo de sessenta (60) dias, a partir de 1º de abril de 2025, para exame e apreciação, os quais poderão questionar a legitimidade na forma da lei. Todos os pedidos serão encaminhados ao Executivo Municipal. Passa-se ao período do GRANDE EXPEDIENTE   Com a palavra o VER.  JOÃO ERNESTO: “Bom dia, senhor Presidente, colegas vereadores, comunidade que nos assiste presencialmente, e pelas redes sociais. Hoje, três assuntos, me trazem nessa Tribuna. Começando pelo primeiro: há dias atrás, eu havia feito um requerimento para que nós tivéssemos o comparecimento, aqui da, do pessoal da Corsan, e no dia marcado eles mandaram um documento informando que naqueles naquele dia não poderiam se fazer presente, então hoje, senhor Presidente, eu renovo esse pedido para que eles sejam convidados a virem aqui para dar as explicações para nós, porque eu também acompanhei no site da prefeitura e eu vi que lá, eles compareceram, e hoje, nós tivemos, de novo, o problema de falta d'água, inclusive, na Boa Vista, escolas paralisando as atividades no turno da tarde por questão de falta d'água. Faltando água, seguidamente, na Vendinha, Porto Batista, então, acho que ‘tá’ na hora da gente saber o que que ‘tá’ sendo feito por parte do município, através do fiscal de contrato, para que isto, eh... não volte a acontecer aqui no nosso município. Então, reforço para que essa convocação a eles seja renovada e também que venha junto o fiscal de contrato por parte do município para nos dar as explicações. Segundo motivo é... relatar que no final de semana, no domingo, nós tivemos na Boa... ali, no Porto Batista, um evento, mais um evento envolvendo crianças, envolvendo escolinha de futebol e surpreendeu o número de pessoas participando, e nos deixa muito felizes, porque nós sabemos que o esporte ele é saúde, disciplina, tudo isso que a gente sabe, que esses jovens aprendem nesse meio esportivo e o comparecimento, pode ter certeza, eu nunca tinha visto lá, na localidade ali, do Águia Azul, tanta gente num dia só, como estavam lá, no domingo. Então, todos de parabéns, os organizadores, ‘Fabinho’, o Murilo, e a todos os colaboradores que ajudaram para que esse evento ali, tivesse o sucesso alcançado da forma como teve. Terceiro motivo é... falar um pouquinho sobre as duas, dois pedidos de providências que eu fiz, é um assunto bem técnico, mas eu vou tentar ser bem prático para tentar explicar o porquê eu entrei com os dois pedidos, que um deles é a revisão do código de obras, e o segundo é a alteração em alguns valores de multas na Lei 3256, que é uma lei que nós aprovamos o ano passado, aqui nesta Casa. Primeiro, que o nosso código de obras ele é do ano de mil e novecentos e oitenta, então, ele é muito ultrapassado para os dias de hoje. Para vocês terem ideia lá, na época, digamos um quarto previsto, era doze metros quadrados, que isso dava uma janela, abertura de tamanho x, porta de tamanho x, e assim por diante... e nós sabemos que à medida que as coisas foram avançando as construções foram ficando menores, então, considerando que esses imóveis foram feito irregulares, se tornaram com estas irregularidades e na lei que nós aprovamos, esta lei diz que de acordo com aquele código de obras e quem construiu um imóvel que tiver alguma irregularidade, eles podem, pagando alguma compensação regularizar esses imóveis e as irregularidades são comparadas entre o que foi construído e entre o que ‘tá’ previsto lá, nesse código, considerado, hoje, ultrapassado em muitas coisas pelos dias de hoje, e essas multas podem chegar, se as alterações forem até vinte e cinco por cento, podem chegar a dez UFM, uma FM hoje ‘tá’ cento e cinquenta e nove reais. Se as alterações existentes nesse imóvel ou nesses imóveis forem até quarenta e nove por centro, as multas chegam a quinze UFM, se for acima de cinquenta por cento, pode chegar a trinta UFM, e também nós ainda temos o plano diretor que também prevê alguns tipos de multa que não é previsto no código de obras, e também temos o Código Civil, então, cumulativamente essas multas podem chegar a cinquenta UFM, como casos de pessoas que me procuraram e eu fui ver a o parecer técnico e, realmente, estava previsto ali, cinquenta UFM. Então, vamos entender que uma pessoa que já construiu uma casa que não teve como fazer uma planta, que não teve como fazer de acordo lá, com o código de obras, e de acordo com o plano diretor, tudo certinho, essa pessoa não tem uma, uma condição financeira para conseguir pagar uma multa, hoje, de oito mil reais. Então, o que foi sugerido ali, é que esses valores dessas multas fiquem um pouco menores, para que nós tenhamos a regularização de todos os imóveis possíveis a serem regularizados no município, que são imóveis construídos até a data da aprovação da lei, que foi julho do ano passado, e que seja em cima de terrenos regulares. Então, isso ali, permite que possam ser regularizados. Como as multas são muito altas, simplesmente as pessoas desistem! Eles não têm condições de pagar oito mil reais para regularizar esse imóvel, mas onde é que ‘tá’ o prejuízo disto? Um imóvel não regularizado o município, não vai arrecadar o IPTU, este imóvel ao invés de valer cem mil reais, ele vai valer cinquenta, porque não vai poder ser financiado pela Caixa, não vai poder ser usada uma carta de crédito, não vai ser vendido com escritura pública, não vai ter o ITBI sendo recolhido para o município, então, não vai fomentar o comércio imobiliário das imobiliárias do município, porque eles vão ser vendas informais, não vai fomentar o comércio de material de construção, porque menos imóveis começaram reformados, aqui no município de Triunfo... e construídos. Então, tem toda uma cadeia que acaba tendo prejuízo com relação a isso, então, formulei esse pedido, acho que o Mateus, se eu não me engano, já tinha feito também, com relação ao código de obras, para que seja montada uma, uma comissão para atualização desse código de obras, e também para que o município já estude num primeiro momento, isso pode ser feito rápido, que são alteração apenas nos valores das multas para que esses imóveis comecem a ser regularizados dentro do município, e aconteça todas essas questões, em cadeia aí, do que eu citei nesse, nesse momento. Então, fica esse meu pedido pro Executivo Municipal, para que o quanto antes, consiga mexer nesses, nesses quesitos aí, para o que hoje nós falamos tanto de receita, de arrecadação, nós estamos aí, abrindo mão de receita por multas caras aí, dentro do município. Deixando claro que também tem a conivência do município, porque quando um imóvel é construído numa situação irregular dentro do município, é porque lá, atrás, o município, também foi conivente na fiscalização. Então, o município também tem que fazer sua meia culpa, e entender que quando se facilita, com relação, puder pagar essas multas um pouco menores essas... e que esses imóveis sejam regularizados, a gente consegue fazer com que as infraestruturas consigam chegar a todos os quatro cantos do município de Triunfo. Era isso, senhor presidente muito obrigado.”. Sem mais inscritos no espaço do GRANDE EXPEDIENTE, passamos à ORDEM DO DIA – Em segunda discussão o Projeto de Lei N.º 011/2025 que “Altera a Lei Municipal nº 1.722, de 30 de dezembro de 2002, que dispõe sobre o Sistema Tributário do Município de Triunfo, e dá outras providências.”. Nada a ser discutido, o referido projeto é colocado em votação, sendo aprovado por unanimidade. Não havendo mais matéria para ser apreciada na Ordem do Dia, passamos para o ESPAÇO DAS EXPLICAÇÕES PESSOAIS – Com a palavra o Com a palavra o VER. ESIO: Boa tarde, senhor Presidente! Boa tarde, colegas, população que nos assiste aqui no plenário e também através da internet. Venho nesta tarde aqui, queridos, lembrar sobre o Abril Azul. Hoje começa o mês de abril e o Abril Azul, ele é o mês de conscientização sobre o autismo. Essa campanha é uma campanha mundial, é instituída pela ONU. É uma campanha que visa informar e incluir as pessoas com o transtorno do espectro autista. Eu queria aqui passar alguns dados importantes, porque apesar do crescente número de autistas no mundo e no Brasil também, a gente vê que as informações elas são muito poucas né, e existe alguns dados, esses dados eles são divulgados pela CDC, a CDC ela é um centro de controle de prevenção de doenças, é um órgão Americano e é uma referência mundial para todos os países, inclusive, aqui para o Brasil. Então para vocês terem uma ideia, existe um trabalho da CDC desde dois mil quatro tá, e a CDC ela... ela através desse estudo, ela concluiu que, por exemplo, em dois mil e quatro, a cada cento e sessenta e seis pessoas nascidas, uma era autista. Este número já no ano de dois mil e doze, ele passou de cada 88 nascidos, para um autista. Em dois mil e dezoito, a cada cinquenta e nove crianças nascidas, uma era autista. E atualmente nós temos uma média de cada trinta e seis crianças nascida, uma é autista. Então é um dado alarmante né, e tô aproveitando essa oportunidade aqui, para trazer essa informação para que nós tenhamos né tanto como população, como poder legislativo, como executivo né, tamanho o desafio que nós temos em relação a essa particularidade né, a cada trinta e seis crianças, então, uma nasce autista, tá. Queria falar também sobre os objetivos desta campanha, durante esse abril denominado de Abril Azul, com certeza a gente vai ouvir falar muito sobre o autismo, e um dos objetivos desta campanha que é uma campanha mundial tá, ela não é uma campanha nacional, nem estadual, é uma campanha mundial, é desmistificar os conceitos equivocados sobre o autismo. Isso aí é um dos grandes desafios. Eu como avô atípico né, eu posso falar mais com mais propriedade sobre isso né, e essa desmistificação ela vem justamente através desse tipo de esclarecimento né, e desse tipo de informação. Também tem como objetivo promover a aceitação, a empatia e entendimento das necessidades das pessoas com TEA, combater a discriminação, sensibilizar a sociedade para a importância da inclusão. Amanhã, dia dois, é o dia mundial do autismo tá, para quem não sabe. Então amanhã dia dois é o dia mundial do autismo né, esse dia foi instituído também pela ONU desde dois mil e sete. E aqui, eu quero deixar algumas considerações em relação ao direito, alguns direitos do autista né, que serve também como informação. Dizer que a pessoa com autismo, ela é considerada uma pessoa com PCD tá, ou seja, pessoa com deficiência. Então, ela tem os mesmos direitos do que qualquer outra pessoa, com qualquer outro tipo de deficiência né, tem direito ao apoio em seu desenvolvimento pedagógico e também possui leis né de políticas públicas que garante alguns benefícios. Bom, era isso senhor Presidente. Obrigado.”. Com a palavra o VER. VALMIR: “Boa tarde, senhor Presidente, comunidade que nos assiste, colegas vereadores, colegas funcionários da Casa que se fazem presente. Quero em primeiro lugar, em nome do Piquete Azeredo, fazer um agradecimento especial, por esse fim de semana, onde teve a careteada no Piquete Azeredo, com em torno de setenta carretas, carreteiros que mantém a tradição, a nossa tradição do nosso povo gaúcho e que lá se fizeram presente com bastante pessoas lá da comunidade, visitantes de fora, de outros municípios, como Brochier, como Paverama, Taquari e é muito bonito ver as tradições nossas ser cultivadas, levadas adiantes. Lá, também, com o patrão ‘Ge’, onde me chamou lá, a gente teve conversando, que eu passei uma emenda para aquela localidade, para a construção de uma capela mortuária no valor de setenta e três mil, e lá ele me mostrando que está pronta a capela, está a comunidade do bairro Vermelho, nossa comunidade está de parabéns, tomara que ninguém use, inaugure como a gente brinque, mas é uma necessidade porque a gente sabe, não só lá, mas já pedi em General Neto, Passo Fundo e outras localidades também que fosse construída. Lá, eu passei uma emenda, uma verba do meu gabinete de setenta e três mil reais e eu acho que é um direito meu e do vereador vir aqui de qualquer um de nós fazer esclarecimento à comunidade, que foi usado esse dinheiro, foi emenda impositiva do meu gabinete, que foi passada aí no período da enchente nosso através do nosso prefeito, ex-prefeito Murilo aí que passou essa emenda e que lá está concretizada esta obra, porque a gente sabe as dificuldades quando estão em festa, em aniversários, outros eventos dentro de galpões, de CTGs, de salão e aí sai aquele pessoal e já entra, às vezes até familiares com outra situação de velório. Então, eu acho que cada um tem que ter um recinto, então, parabenizar, parabenizar lá a comunidade. Também fiz um pedido de moção com apoio dos colegas vereadores, já quero pedir para o Presidente, que o Fagner possa se fazer presente aqui para gente entregar uma homenagem em mãos dele e que possa fazer uma divulgação aí, uma foto junto com ele. Ele está nesse momento está na Alemanha. Ele foi escolhido entre vinte pessoas do Rio Grande do Sul, através do Sebrae e FIERGS, ele foi selecionado para ir nessa viagem com trinta por cento da despesa paga e o resto de economias dele, do próprio recurso. Fagner é o investidor, quem conhece lá do Segundo Distrito, sabe ele está com mais dez anos de empresa já no Segundo Distrito, onde hoje presta ser visto principalmente na serraria Rodrigues e em outras serrarias. Então, esse rapaz ‘tá’ buscando tecnologia, inovação para sua empresa e representando sem dúvida nenhuma o nosso nome de Triunfo fora daqui. É um orgulho eu acho para todos triunfenses, onde tudo que a gente vem passando no Estado aí, no próprio município, no mundo todo, tem um representante nosso gaúcho, em torno de cinquenta e poucos foram daqui do Rio Grande do Sul e ele se faz presente lá. Então, desde já senhor Presidente, se for aceito pelo senhor, a gente eu passo o convite para ele, para que seja que ele compareça aqui para receber essa homenagem. O senhor Presidente concorda em fazer o convite para o senhor Fagner para a entrega da moção. Obrigado, senhor Presidente, e eu acho que as pessoas têm que ser valorizada, onde leva o nosso, o nome da nossa cidade do nosso município e que se fazem presentes e que numa crise dessas se dispõe em ter empresa, começar do nada e se manter por serviço próprio e já gerando mais empregos dentro do nosso município, automaticamente, trazendo arrecadação para todos nós. Muito obrigado a todos. Boa tarde.”. Com a palavra o VER. HUMBERTO: “Boa tarde a todos, comunidade que nos assiste presencialmente e também pelas redes sociais. Primeiramente, Esio, quero te dar os parabéns pelas palavras, aqui ditas, aqui nessa tribuna, se referendo ao autismo né, e lembrando que amanhã é o dia internacional do autismo, e também esclarecendo algumas coisas para as pessoas que não tem um conhecimento né, de como é essa a pessoa portadora do autismo né, do aspecto de autista. Em segundo, não menos importante, ‘Porongo’, quero te dar os parabéns pela moção ao Fagner lá, do segundo distrito do Catupi, um jovem empreendedor, tive o prazer de conhecer e de visitar a empresa dele, então, ‘tá’ de parabéns e com certeza a gente vai fazer o convite para que que ele venha nos visitar e receber da mão de todos nós a moção. E também para encerrar, quero aqui dizer para vocês que, hoje dia primeiro de abril, inicia o prazo para declaração de rebanho, por que eu falo isso? Porque, às vezes, a pessoa não tem rebanho, mas tem a ficha e ela não fazendo essa declaração, mesmo ela não tendo a ficha e não tendo animal ela acha que não precisa, mas se ela não fizer gera uma multa, como o João ‘tava’ falando há pouco né, multa ninguém gosta de pagar e é pesada. A multa é pesada, da inspetoria veterinária, então, a pedido do veterinário, Renato Ciota, que é do estado, que vem com frequência em Triunfo, ele teve aqui semana passada fazendo uma visita e me pedindo que eu divulgasse né, que fizesse a divulgação. Inicia hoje né, o prazo, para fazer a declaração de rebanhos e vai até o dia trinta de junho, se não me falha a memória, trinta de junho. Então, do dia primeiro de abril até o dia trinta de junho para fazer a declaração de rebanhos, independentemente, se não tem nada na ficha ou tenha tem que fazer a declaração de rebanho. Não é declaração de nascimento, é declaração de rebanho, quantidade de animais que a pessoa tem na propriedade, independente, se é ovino ou é caprino, ou bovino. Então, por hoje, era só isso. Uma boa semana a todos nós e muito obrigado.”. Sem mais Vereador que queira manifestar-se neste espaço, o Senhor Presidente convoca os senhores Vereadores para a próxima sessão ordinária dia 8 (oito) de abril, terça-feira, às 12 (doze) horas, neste mesmo local, e declara encerrada a presente Sessão, às doze horas e quarenta e um minutos. E eu, Márcio Pinheiro de Souza, lavrei a presente Ata, que vai assinada, por mim, pelo Presidente e demais Vereadores que participarem de sua aprovação.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.