25/04/2022
12ª SESSÃO ORDINÁRIA DATA: 25 de abril
de 2022.
ATA
Nº 012/2022
Aos vinte e cinco dias do mês de abril do ano de dois mil e vinte e
dois, às dezoito horas e quatro minutos, sob a proteção de Deus, no Plenário
Ver. José Claudio de Souza, sito à Rua prof. Coelho de Souza, nº 210, Centro,
nesta cidade de Triunfo/RS, a Senhora Presidente declara aberta a décima
segunda Sessão da Vigésima Legislatura, em caráter ORDINÁRIA, ano 2022, com
a presença dos seguintes VEREADORES:
BANCADA DO MDB: Adriano Costa da
Silva; Glauco dos Reis da Silva (Líder); Humberto de Campos Kuhn; Mateus dos
Santos Essvein (Vice-Presidente); Ricardo Fernando de Souza (Secretário) e
Valmir Rodrigues Massena. BANCADA DO PP:
Marizete Cristina de Freitas (Presidente-Líder) e Fernanda Paz Pinheiro. BANCADA DO PDT: João Ernesto Rambor
(Líder) e Marco Aurélio da Silva;
BANCADA DOS REPUBLICANOS: Milton Antônio Izidoro da Silva (Líder). De imediato, a
Senhora Presidente coloca em apreciação e votação a Ata Nº. 011/2022, de 18 de abril de
2022, sendo aprovada por unanimidade. Após, passa a palavra ao Secretário da
Mesa, para fazer a leitura dos expedientes recebidos. DO EXECUTIVO MUNICIPAL – OF.
Nº 082/2022-GP, em que encaminha Mensagem Justificativa Nº 012/2022 ao Projeto
de Lei Nº 015/2022 que “Autoriza a concessão de incentivo à
empresa Laux & Laux LTDA ME, na forma de concessão de horas máquina, com
fins de terraplanagem, de acordo com o Programa de Desenvolvimento Econômico e
Social do Município de Triunfo e dá outras providências”. OF. Nº 084/2022-GP, em que encaminha anexo, o Memorando N° 082/2022, da Secretaria Municipal
de Recursos Humanos, em atenção ao Pedido de Informação Nº 011/2022, do Ver.
Milton. OF.
Nº 086/2022-GP, em que encaminha Mensagem Justificativa Nº 013/2022 ao Projeto
de Lei Nº 016/2022 que “Autoriza o Poder Público a receber
patrocínio para eventos públicos realizados no território do Município de
Triunfo”. OF. Nº 087/2022-GP,
em que encaminha Mensagem Justificativa Nº 014/2022 ao Projeto de Lei Nº
017/2022 que “Autoriza o Poder Executivo
a conceder ajuda de custo ao atleta Ailson Santos de Oliveira, nos termos do
Programa de Apoio e Incentivo ao Esporte instituído pela Lei Municipal nº
3.095/2021”. OF. Nº 088/2022-GP, em
que encaminha Mensagem Justificativa Nº 011/2022 ao Projeto de Lei Substitutivo
Nº 014/2022 que “Institui o Programa
Emergencial para Apoio aos Bovinocultores de Leite do Município de Triunfo e dá
outras providências”. DOS SRS. VEREADORES – INDICAÇÕES – Nº 103/2022 do Ver. Adriano: Que o Executivo
Municipal estude a possibilidade de colocar quebra-molas na Rua Professor,
esquina com a Rua João Pessoa. Em discussão, com a palavra o Ver.
Adriano: “Boa noite, Presidente. Eu sei que o pessoal não gosta muito quando a
gente pede quebra-molas, mas, infelizmente, pela imprudência de alguns
motoristas que andam pelo centro em alta velocidade, a gente mesmo, às vezes,
tá parado na sinaleira vermelha e tem umas pessoas que não respeitam, eles
passam na sinaleira vermelha mesmo com as câmeras da Brigada ali, funcionando.
Infelizmente, a gente tem que fazer os pedidos porque, aqui na frente da
Câmara, teve vários acidentes, até com assessores daqui de dentro da Câmara,
parado ali na frente e chegou bater lá na esquina, ali embaixo e bateu nos
outros carros aqui em cima e, agora, no domingo na semana passada, houve um
acidente aqui. Graças a Deus ali ninguém se machucou, mas houve um dano
material e poderia alguém ter se machucado, a gente nunca sabe. Então, por isso
eu venho fazer esse pedido de quebra-molas. Muito obrigado”. Em votação, é aprovada por unanimidade.
Nº 104/2022 do Ver. Adriano: Que o Executivo
Municipal estude a possibilidade de construir um abrigo na parada de ônibus na
estrada do sítio do Gabriel, no 4° Distrito e na TF 045, no refúgio na frente
do Senhor Bereta, próximo à entrada do Rincão dos Potros. Em
discussão e votação, é aprovada por unanimidade. Nº 105/2022 do Ver. Adriano: Que o Executivo Municipal estude a
possibilidade de recolocar uma sinalização de faixa de passagem e de Escola na
TF 010, em frente à Escola Cândido, no sentido centro Polo. Em
discussão, com a palavra o Ver. Adriano: “Senhora Presidente, infelizmente,
mesmo com essa faixa de passagem que foram colocadas na TF 010 para o pessoal
diminuir a velocidade, infelizmente, ainda tem pessoas que não respeitam. Até
no final de semana, agora, houve um acidente ali na Boa Vista mostrando isso
aí. E ali, nesse referido local ali, foi retirado as placas de passagem de
cinquenta e cem metros porque foram danificadas e, também, não foram
recolocadas ainda. E ali, também, está faltando a sinalização de escola naquele
lugar, porque foram retiradas e até o momento não foram recoladas, então, a
gente pede porque a gente vai ali, naquele local, e as pessoas ali atacam a
gente e comentam que os carros passam em alta velocidade ali, mesmo com as
faixas de passagens. Então, infelizmente, a gente sabe que tem pessoas que não
respeitam isso, mas o Município tá deixando de colocar nesses lugares essa
sinalização, então, a gente pede a Secretaria responsável que faça o máximo
possível para recolocar, em seguida, essas placas. Muito obrigado.” Com a
palavra o Ver. João Ernesto: “Inclusive, com a relação ali da Boa Vista, onde
aconteceu o acidente nessa semana... o projeto original do asfaltamento da TF
010 tem previsto a colocação de uma placa de Escola ali, colega Vereador
Adriano, eu já tinha chamado atenção, inclusive, me pronunciado aqui, fiz um
levantamento de acordo com o projeto que deveria ter e que foi executado
depois. Eu já havia chamado atenção e foi bom, também, o Vereador da base do
Governo, também, chamar atenção, porque ali já foram... é o segundo acidente
grave que acontece naquele local ali. Então, essa questão das placas a gente
alerta e, às vezes, para alguns, pode não passar de um pedido, mas, quando isso
acontece, a gente vê o que pode ser evitado, quando a sinalização é bem feita,
numa rodovia movimentada como a TF 010. Era isso”. Em votação, é aprovada por unanimidade.
Nº 106/2022 do Ver. Ricardo: Que o Executivo
Municipal estude a possibilidade de construir uma parada de ônibus na Rua
Rosalina de Abreu Pedroso, próximo ao quebra-molas dos 400. Em discussão e votação, é
aprovada por unanimidade. Nº 107/2022 do
Ver. Milton: Que o Executivo Municipal estude a possibilidade de construir uma
parada de ônibus na Rua João Batista Pereira, lateral aos trilhos, na
localidade de Porto Batista. Em discussão e votação, é aprovada por unanimidade.
N° 108/2022 do Vereador João Ernesto: Que o
Executivo Municipal estude a possibilidade de encaminhar a este Poder
Legislativo a minuta do Projeto de Lei que “Autoriza
o Poder Executivo Municipal a repassar aos Agentes Comunitários de Saúde – ACS,
e aos Agentes de Combate às Endemias - ACE, Incentivo Financeiro adicional e dá
outras providências”. Em
discussão, com a palavra o Ver. JOÃO ERNESTO: “Senhora Presidente, aproveito
para salientar a importância do trabalho dos agentes de saúde no Município, em
todos os municípios do país, principalmente. A gente visita normalmente as
casas, nas diversas comunidades e sempre que nós perguntamos se tem alguém com
algum problema, alguém com alguma... precisando de algum remédio, eles sempre
citam a figura do agente de saúde. Então, para fazer jus à importância desse
profissional, esse projeto vem para tentar corrigir uma coisa que a gente
considera que outros Municípios já foram feitas e que, também, se puder ser
feita, através do Executivo, para que faça justiça aqui, no nosso Município,
também. Então, dar os parabéns a esses profissionais que tão bem representam
essa questão da Saúde junto às comunidades, principalmente, as que mais
precisam! Era isso, senhora Presidente”. Em votação, é aprovada por unanimidade. N° 109/2022 do Vereador João Ernesto: Que o
Executivo Municipal estude a possibilidade de colocar em edital a exigência do
aparelho GPS, com rastreador, como itens obrigatórios em caminhões, vans e
carros locados pelo Município. Em discussão, com a palavra o Ver. JOÃO ERNESTO:
“Senhora Presidente, essa indicação vem de encontro ao que eu considero que é
uma das funções principais do Vereador, que é a questão de fiscalizar os
trabalhos do Executivo, o uso do dinheiro público e, aí, eu entro no mérito
desse quesito que foi citado... porque, quando nós fazemos um pedido de informação
sobre maquinários, sobre o serviço executado, sobre valores pagos e quando nós
recebemos essa documentação, a gente não consegue quase se achar, porque, às
vezes, tem as planilhas preenchidas ali pelo motorista, pelo fiscal de contrato
assinado, por ambos, mas tem ali uma quilometragem aberta de manhã, ali, com
uma marcação da quilometragem e, no final do dia, fechado e aparecem, ali, 500
km e daí a gente fica imaginando o que foram feitos? Qual a rota que foi feita
dentro Município para serem gastos esses quinhentos quilômetros? Quinhentos,
trezentos, duzentos, têm várias quilometragens e a gente não consegue, porque
essas planilhas são preenchidas dessa forma e acaba nos confundindo e a gente
não consegue chegar exatamente na informação que a gente precisa, que: qual é o
serviço realmente que foi executado? Qual é a rota que ela foi percorrida?
Então, com o GPS, com rastreador, você pode puxar qualquer momento, você pode
puxar lá um mês atrás, vai lá e puxa a rota que o caminhão fez durante o dia e
vai aparecer exatamente qual a rota que ele fez, inclusive, se eu não me
engano, já nos caminhões aí, que fazem o transporte do lixo aí no Município,
isso já é de praxe. Então, eu gostaria que o Executivo, também, fizesse nesses
outros veículos para facilitar o trabalho de quem fiscaliza, para que a gente
pudesse ter mais exatidão nessas informações que chegam até nós, para que a
gente possa, realmente, apurar se aquilo foi feito, onde foi feito e assim por
diante. Então, para que todas as informações elas batam tanto a planilha,
quanto os valores que foram pagos, mas, também, a rota que foi feita. Então, eu
considero muito essencial, basta que seja colocado no edital para que a empresa
que seja a ganhadora do certame, o veículo vem equipado com os tipos de
instrumentos para que depois possa ser fiscalizado, porque depois é fornecida
uma senha, ali, para a secretaria e a secretaria vai poder entrar no sistema e
fazer o rastreamento de todos os deslocamentos desses veículos. Era isso,
senhora Presidente”. Com a palavra o
Ver. GLAUCO: “Senhora Presidente, colega
João Ernesto, comunidade que nos assiste aqui. Trazer a informação de que os
veículos locados pelo Município de Triunfo já contam com o sistema de GPS para
a fiscalização das rotas, o sistema pode ser acessado a qualquer momento, seu
Milton, pelo setor de Transportes, do Município de Triunfo. Então, o veículo
está na cidade de Porto Alegre fazendo o transporte de pacientes, o setor de
transporte acessa instantaneamente e tem acesso a uma imagem de onde o veículo
está localizado. Também, existe essa senha pelo sistema de transporte, do
Município de Triunfo, que fiscaliza todo o itinerário que foi feito pelo
veículo locado. Então, esse sistema em relação aos veículos leves locados pelo
Município de Triunfo, já está sendo operacionalizado e é um convite que eu faço
aos Vereadores, aqui, que se dirijam até o setor de transporte da Secretaria da
Saúde, que é onde tem veículos leves, né, locados de carros, para que possam
acessar, junto com responsável pelo transporte, e verificar como é importante
esse controle. Isso foi um requisito que constou no edital recente, é uma
experiência extremamente positiva que não encareceu né, o valor do quilômetro
rodado, seu Milton, a gente até imaginava que pudesse aumentar o valor da
locação, porque é um serviço de controle né, que a empresa que tem que pagar,
não é pago pelo Município de Triunfo e foi uma experiência muito positiva, está
sendo uma experiência muito positiva e que, certamente, vai contar os próximos
editais para todos os veículos locados pelo Município de Triunfo. Então,
reiterando e ratificando a indicação do João Ernesto e informar ele, a
comunidade... que, em relação aos
veículos leves, já existe, já está sendo praticado, é esse sistema e que,
certamente, é em relação aos demais veículos nos próximos editais serão
incluídos. E convidar né, os Vereadores, para fazer uma visita ao setor de
Transportes, ali, da Secretaria da Saúde, para verificar como que o sistema
funciona”. Com a palavra o Ver. JOÃO ERNESTO:“ Obrigado pelo esclarecimento
colega, Vereador Glauco, só para dar ênfase, principalmente, que um dos
trabalhos que eu fiz no ano passado, juntamente com o colega, Vereador
Marquinhos, foi muito em cima, principalmente, dos caminhões e, como esse pedido
foi feito hoje, aproveitamos e incluímos aí, todas essas categorias. Se já tem
duas categorias que são contempladas, ok! Então, agora, aguardamos que os
caminhões, também, sejam! Era isso, senhora Presidente, obrigado” ! Com a
palavra o Ver. MARCO AURÉLIO: “Senhora
Presidente, a gente fala sobre as indicações, né, sobre os pedidos de
providências que os Vereadores fazem, aqui, através dessa Casa, né, e veja a
importância, né, dos pedidos de indicação. Às vezes, agregam, né, então, se
tornou claro, aqui, né, sobre os argumentos... sobre a indicação do Vereador João Ernesto e o
esclarecimento do Vereador Glauco, né, até porque, com esses instrumentos, né,
vai ficar mais fácil da gente ter o controle de gastos do Município, né, e ver
que o Executivo está fazendo a parte dele dentro dos conformes, dentro da lei,
né, de forma justa e transparente. Então, esclareceu foi muito bom se criar
essa discussão que facilitou algumas coisas até aqui, para quem desconhece como
funcionam, lá, esses meios de transporte, tá ok? É isso aí.” Em votação, é
aprovado por unanimidade. N° 110/2022 do Ver. João Ernesto: Reitera a
indicação Nº 156/2021, para que o Executivo Municipal estude a viabilidade
fazer a pavimentação asfáltica na Rua Joaquim Martins da Fonseca, na localidade
de Porto Batista. Em discussão, com a palavra o Ver. MARCO AURÉLIO: “Senhora
Presidente, é notório, aqui, nessa Casa, os Vereadores fazem vários pedidos de
calçamento, de asfalto nas ruas, aí, espalhadas nos vilarejos do interior, né,
e a gente é favorável sempre, né, levar as melhorias nas comunidades, né, isso
é muito importante. Mas eu reforço e saliento aqui, né, que o Executivo estude
melhor aonde vai direcionar essas melhorias, né, porque a gente sabe que se faz
uma rua e ficam várias outras na mesma comunidade sem asfalto, ali, não tem
como atender tudo no mesmo ato. Não estou dizendo... a indicação do Vereador
João Ernesto é muito boa, mas que o Executivo desse preferência aquelas ruas de
maior trânsito, né, por exemplo: ali, no Porto do Batista, eu acho que o
asfalto não poderia ser só aquele trecho, naquela rua, ali, que segue do Porto
Batista até a Boa Vista. Não fizeram trecho, ali, em torno de trezentos e
poucos metros, eu já seria favorável que fizesse pavimentação asfáltica do
Porto Batista até a Boa Vista. Essa é minha forma de pensar, por exemplo: a
General Neto pelo Camboatá via Passinho. Dar prioridade para essas avenidas
principais espalhadas pelo Município, Passo Fundo ao Porto Batista, né, e,
depois, com o tempo, vai fazendo, atendendo toda a demanda, né, que a gente
sabe que é muito grande, né, falta muita coisa para mandar para se fazer, aqui,
nesse Município. Então, esse argumento é só com finalidade para que o Executivo
estude melhor, aí, né, que eu tenho certeza que vai facilitar não só uma rua,
como melhorar a vida de muitas pessoas, facilitar o trânsito, né, de acesso às
comunidades”. Em votação, é aprovado por unanimidade. PEDIDO DE INFORMAÇÃO – N°
012/2022 do Ver. João Ernesto: Que seja informada se as destinações das emendas
parlamentares (emendas impositivas) de cada Vereador desse Poder Legislativo na
LOA (Lei Orçamentária Anual) 2020, para a execução no ano de 2021, foram
cumpridas pelo Executivo Municipal. Se sim, que seja enviada a documentação
referente a cada uma realizada e, se não houver, que seja justificada. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS – N° 077/2022 do Ver.
Milton: Que o Executivo Municipal providencie os reparos nos buracos do
asfalto, a pintura e a colocação de uma lixeira entre a cancha de bocha do
senhor Lauro e o mercado Geraldi, na localidade da Fazenda Quadros. N° 078/2022
da Verª. Fernanda: Que o Executivo Municipal, através da Secretaria competente,
solicite a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) a inclusão da Rua
28, do bairro Olaria, no mapa de entrega de correspondências desta cidade. N°
079/2022 do Ver. João Ernesto: Reitera o Pedido de Providência N° 112/2021,
para que o Executivo Municipal faça o serviço o serviço de patrolagem,
ensaibramento e canalização do esgoto pluvial da rua ao lado do mercado Kibarato,
na localidade de Boa Vista. N° 080/2022 do Ver. Mateus: Que o Executivo
Municipal providencie a patrolagem e ensaibramento das seguintes Ruas: Beco da
Coruja, Santa Maria A e B, Estrada do Cemitério do Barreto e todas as estradas
de chão da Vila São Francisco, na localidade do Barreto. Sem
vereador que queira manifestar-se no espaço do GRANDE EXPEDIENTE, passa-se à ORDEM DO DIA - Em primeira discussão o
Projeto de Lei em substituição ao projeto nº. 014/2022, de autoria do Executivo
Municipal, já descrito na fl. 01 desta. Com a palavra o VER. GLAUCO: “Senhora
Presidente, eu gostaria de pedir que a Senhora consultasse aos demais
vereadores para que a gente possa suspender a sessão, colher os pareceres
necessários e possamos votar ainda hoje esse projeto de lei. É importante dizer
para a comunidade que nós não estamos apressando nada. Na semana passada, nós
já discutimos esse projeto, o veterinário responsável o Seu ‘Madruga’, o
Secretário de Agricultura estiveram presentes na reunião de pauta, colheram
algumas dúvidas, algumas sugestões dos vereadores, foi encaminhado para a
Procuradoria do Município, refeito o projeto e hoje, se nós fizermos um acordo
aqui de todas as bancadas aceitarem, nós podemos votar hoje e cumprirmos o
nosso papel enquanto legislador para que esse incentivo possa, o quanto antes,
ser destinado aos produtores. Então, peço que a Senhora consulte aos demais
vereadores que a gente possa suspender a sessão, colher os pareceres e votar
ainda hoje”. De imediato, a Senhora Presidente consulta todos os vereadores
sobre a possibilidade de suspensão da sessão por 10 minutos para a confecção
dos pareceres, discussão e votação do referido projeto. Com a concordância de
todos os vereadores, a sessão será suspensa por 10 minutos. Nada mais a ser
discutido, o referido projeto será encaminhado à Assessoria Técnica e após,
baixado às Comissões de Justiça e Redação; Finanças e Fiscalização
Orçamentária; Agricultura e Meio Ambiente. Em seguida, a Senhora Presidente
suspende a sessão por 10 minutos. Ao retornar a sessão, a Senhora Presidente
passa a palavra ao Secretário da Mesa Diretora, para que o mesmo faça a leitura
do Parecer Favorável e da Emenda Aditiva nº 001/2022, ambos da Comissão de
Agricultura e Meio Ambiente, referente ao Projeto de Lei nº 014/2022 que
“Institui o Programa Emergencial de apoio aos Bovinocultores de Leite do
Município de Triunfo e dá outras providências”. Após, a Senhora Presidente
coloca em discussão a Emenda Aditiva n° 001/2022 de autoria da Comissão de
Agricultura e Meio Ambiente. Nada a ser discutido, a referida emenda é colocada
em votação, sendo aprovada por unanimidade. Em segunda discussão, o Projeto de
Lei nº 014/2022 (Substitutivo), com a emenda modificativa recentemente
aprovada. Nada a ser discutido, o mesmo é colocado em votação sendo aprovado
por unanimidade. Em primeira
discussão o Projeto de Lei nº.
015/2022, de autoria do Executivo, já descrito na fl. 01 desta. Nada mais a ser
discutido, o referido projeto será encaminhado à Assessoria Técnica e após
baixado às Comissões de Justiça e Redação; Finanças e Fiscalização
Orçamentária; Obras, Serviços Públicos e Desenvolvimento. Em primeira discussão
o Projeto de Lei nº. 016/2022, já descrito na fl. 01 desta. Nada a ser
discutido, o referido projeto será encaminhado à Assessoria Técnica e após
baixado às comissões de Justiça e Redação; Finanças e Fiscalização
Orçamentária; Obras, Serviços Públicos e Desenvolvimento. Em primeira discussão
o Projeto de Lei nº. 017/2022, já descrito na fl. 01 desta. Nada a ser
discutido, o referido projeto será encaminhado à Assessoria Técnica e após
baixado às Comissões de Justiça e Redação; Finanças e Fiscalização
Orçamentária; Educação, Cultura e Ação Social. Não havendo mais matéria para ser
apreciada na ORDEM DO DIA, passa-se ao espaço das EXPLICAÇÕES PESSOAIS – Com a palavra o VER. MARCO AURÉLIO: “Boa
noite a todos, público presente, Senhores vereadores, pessoal da Mesa, pessoal
que nos assiste em casa. Só para esclarecer algumas indicações que a gente faz
aqui nessa Casa, todos os vereadores, que nem eu argumentei ali sobre o pedido
de pavimentação asfáltica em umas ruas espalhadas pelo Município de Triunfo,
principalmente nas vilas do interior. Se sabe que é de extrema importância e
necessidade levar melhorias nas vilas, asfaltando as ruas e a gente sabe que
tem muitas ruas para ser asfaltada e o que eu penso sobre isso aí? Isso é como
eu tivesse três balas para cinco crianças. Eu teria que dividir as balas, a
metade para cada um e sobraria a metade para mim ou eu não daria para ninguém.
Então, o que eu quero dizer com isso? No meu entendimento, eu ia fazer até uma
indicação, não fiz hoje e era para ter feito, mas a gente já vem fazendo tanto
eu quanto o vereador João Ernesto e outros vereadores, vêm fazendo, que seja
feito pavimentação asfáltica aqui do Estaleiro até a região de General Neto,
pelo Passinho, do Passo Fundo até o Porto Batista e do Porto Batista até a Boa
Vista, que são as nossas regiões. A gente sabe que tem outras regiões aí
também, que se fizessem pavimentação asfáltica, facilitaria a vida de muita
gente, asfaltando as vias principais de acesso a essas vilas. O que eu viso? Se
fizesse o asfalto por exemplo, aqui do Estaleiro até General Neto, vai
contemplar todos os cidadãos moradores da região, tanto da zona urbana, o
pessoal do Estaleiro quanto o pessoal do interior, isso vai contemplar os
nossos produtores de leite, os nossos produtores rurais e assim por diante.
Para aquele trabalhador e da roça e também para aquele trabalhador da
indústria, favorecia também o transporte coletivo da nossa cidade, do nosso
Município que a gente sabe da deficiência que se encontra as estradas, os
principais acessos. Então, eu concordo que o Município hoje, com o maquinário
que tem não dá conta de manter, fazer a manutenção permanente de todas as
estradas. Então, visando dessa forma, no meu entendimento e peço que o
Executivo estude essa possibilidade, que eu tenho certeza que traria um melhor
retorno para nós todos os triunfenses e também quem vem nos visitar. Então, por
hoje era isso que eu queria dizer e peço que o Executivo pense nessa parte aí
que eu sei que somaria e agregaria para todos nós. Uma boa noite a todos”. Com
a palavra o VER. RICARDO: “Boa noite Senhora Presidente, boa noite Senhores
vereadores, pessoal que nos assiste presencialmente
aqui na Câmara de Vereadores e também pessoal de casa pelo Facebook. Quero
deixar registrado aqui a presença dos Secretários presentes, muito
obrigado. (...) Pronunciamento divergente dos assuntos decorrentes da pauta da sessão.
E também falando do projeto que foi aprovado hoje, pela Casa, incentivo aos
bovinocultores, é um projeto que veio com algumas restrições ali, no primeiro
momento, no qual o nosso amigo ‘Madruga’ e o Rodrigo vieram aqui e explanaram
todas as nossas questões que a gente tinha e fazendo uma emenda, colocamos a
par o que a gente viu que estava errado, mas sempre visando a melhoria desse
projeto e beneficiando cada vez mais os nossos agricultores para que eles cada
vez mais possam praticar o seu trabalho com sua agricultura familiar, levando o
seu sustento para a sua casa, digno, com todo o seu suporte do Executivo e
dessa Casa. Por hoje era só, Senhora Presidente, era só para deixar um
esclarecimento mesmo para os nossos munícipes, muito boa noite”. Sem mais Vereador que queira manifestar-se
neste espaço, a Senhora Presidente convoca os senhores vereadores para a
próxima sessão ordinária, dia dois de maio, às dezoito horas, neste mesmo local
e declara encerrada a presente Sessão às dezenove horas e vinte e três minutos.
E eu, vereador Ricardo Fernando de Souza, Secretário da Mesa Diretora, lavrei a
presente ata, que vai assinada, por mim, pelo Presidente e demais vereadores
que participarem de sua
aprovação.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.