Explicações Pessoais da Sessão Ordinária de 22 de fevereiro de 2016

22/02/2016


Explicações Pessoais

Acompanhe a transmissão da sessão ordinária ao vivo pela internet através do site www.tvpolo.com.br ou assista a qualquer momento durante toda a semana através do mesmo link. 

vereador Nelson Aguilheiro (PDT) falou sobre seu pedido de informação com relação aos quebra-molas para a Coxilha Velha, pedido que já foi feito por outros vereadores e que ele tem pedido exaustivamente há três anos, lembrando que quando houve uma reunião sobre o asfalto para a vinda da Intecnial, o prefeito garantiu que faria os quebra-molas também. "As placas foram, mas os quebra-molas até hoje, nada!", salientou Nelson. Ele também falou sobre seu pedido para uma praça justificando que a comunidade da Coxilha Velha também tem  direito de levar seus filhos para brincar uma praça de lazer, até porque esta é uma obra que está no plano de governo do prefeito. "E até hoje, nada!", disse. O vereador também falou sobre a placa com o nome do posto de saúde da Coxilha Velha, pedindo que o prefeito providencie sua colocação com o nome do vereador Adão Carlos, do PMDB que trabalhou muito em prol da Saúde e teve seu trabalho reconhecido pelos vereadores, tendo seu nome sido escolhido para o posto de Saúde e que até hoje não recebeu a placa. Nelson também falou sobre seu pedido de informação com relação às UPAS e a construção do hospital municipal. "E até agora nada! Faltam oito meses para a nova eleição e o prefeito não fez nada das suas propostas de governo", finalizou. 

vereadora Rita Cunha (PDT) parabenizou a Administração e a secretaria de Saúde pela campanha de combate ao mosquito Aedes, lembrando que muitas coisas não estão claras, como a questão da microcefalia, que ainda causa muita dúvida, mas salientando a importância do mutirão realizado e lembrando que cada um tem que fazer a sua parte mantendo seus pátios limpos. Rita também tranquilizou a comunidade com relação às piscinas do clube, que estão sendo limpas, que o clube está tomando as providências. "Mas quero dizer que isso só não basta. Quando olhamos a LDO temos R$ 2 milhões para ampliar e melhorar a infraestrutura urbana com obras de saneamento básico. Isso sim é um trabalho de saúde pública, pois na Fortaleza, no Barreto, no Porto Batista, e outros locais, não tem saneamento básico. Porque o que está na nossa casa é de nossa responsabilidade, mas o maior, o que está nas ruas, é de responsabilidade sim do Poder Público. Claro que devemos ajudar contendo o lixo, limpando os boeiros, mas gostaria que a Administração olhasse para o questão do saneamento", salientou. Rita também solicitou o comparecimento dos prestadores de serviço da Secretaria de Saúde, na audiência pública que será realizada no dia 21 de março sobre Saúde, convênios e contratos. Rita também informou que nesta semana a comissão provisória de Segurança Pública irá procurar o secretário estadual de Segurança para convidá-lo para participar da audiência pública sobre segurança pública que ocorrerá no dia 11 de março.

vereadora Roseli de Souza (PDT) sugeriu que ela e o vereador Jeferson façam juntos um pedido ao Executivo para que a história do município passe a ser parte do currículo das escolas. Ela também falou sobre a aula inaugural do primeiro curso técnico de solda do Senai, o que ela considera um dos maiores feitos dessa Administração, se disse surpresa porque achou que os colegas vereadores da situação convidariam os outros vereadores para a aula inaugural e falou da importância desse curso, de onde 40 alunos sairão formados e praticamente encaminhados no mercado de trabalho. Roseli também se referiu ao assunto abordado pelo colega Orison, com relação ao boato de que algum vereador teria entrado com um processo contra o projeto do prefeito e salientou que se arrepende muito de ter aprovado o convênio do Município com o Cis-Caí porque hoje não tem um AAS no postão e sua esperança é de que o Ministério Público interfira na questão. A vereadora também salientou que irá reiterar todas as Indicações e pedidos de providências possíveis durante esse ano.

vereador Teodolino Sá (PT) fez questão de esclarecer que poderiam interromper a sessão para fazer a votação do projeto 011/16 ainda durante esta sessão, mas decidiram realizar uma extraordinária no dia seguinte, porque já haviam deliberado que não abririam exceção e informou à comunidade de que nenhum vereador ganha a mais por comparecer numa sessão extraordinária. O vereador também falou sobre a audiência pública que ocorrerá no dia 11 de março sobre a segurança pública, dizendo que esse é um dos maiores problemas enfrentados hoje não só no município, mas no estado e no país e que é um problema não só dos agentes de segurança pública e dos agentes políticos, mas de toda a sociedade. Como agricultor e morador do interior do município Teodolino disse que está muito preocupado e sofrendo muito, assim como os outros moradores do interior, com a questão do abigeato. Ele fez um apelo para a comunidade que denunciem e que façam boletim de ocorrência de atos criminosos porque quando se vai solicitar auxílio ao secretário estadual de Segurança, ele confere os relatórios da Polícia Civil e conclui que quase não há criminalidade em Triunfo, pois são pouquíssimos boletins de ocorrências. O vereador disse que sabe que às vezes é sacrificante ter que esperar muito tempo para ser atendido na delegacia em decorrência de ocorrências graves, mas que é muito importante que a população se conscientize da importância de registrar o BO das ocorrências para que constem nos dados de criminalidade do município e assim se consiga mais segurança, mais efetivo e mais investimento do Estado na segurança da cidade. Teodolino também se referiu aos boatos de que o prefeito teria dito que um vereador teria entrado na justiça, disse que tem certeza que nenhum vereador entrou com processo e salientou que é importante ter registro de que o prefeito realmente falou isso porque senão fica um "diz que me diz", uma fofoca prejudicial a todos.

veradora Katia Souza (PR) ao se referir a audiência pública com os prestadores de serviço da Secretaria da Saúde, disse que a comissão também irá atrás das pessoas que recebem esses serviços para saber se as informações coincidirão, que isso dará muito trabalho, mas que assim procederão. Sobre o Cis-Caí, Katia disse que na ocasião votou a favor de maneira muito tranquila, mas que também se arrepende e repensa a aprovação desse convênio porque todos os dias batem em seu gabinete, pessoas reclamando a falta de remédios básicos nos postos de saúde. Katia salientou ainda que o postão não tem copos descartáveis para a população e que a comissão terá que visitar novamente o postão e conversar com a secretária sobre esses assuntos. "No momento em que se faz campanhas sobre doenças contagiosas, sobre viroses, todas as pessoas no posto de saúde tem que beber água no mesmo copo de vidro que foi colocado junto ao bebedouro", estarreceu-se. Katia também se manifestou a respeito de um decreto assinado pelo prefeito através do qual para visitar o Parque Camboatá, a população precisa preencher um formulário e que ao conversar com a primeira-dama, ela confirmou essa informação. Katia relatou que conversou com ela e pediu que ela converse com o prefeito a esse respeito para achar uma maneira da população poder visitar o Parque, porque entende que muitos iam para lá fazer atos de vandalismo, mas que acredita que os guardas tenham condições de identificar quem tem a intenção de atos de vandalismo e quem quer apenas usufruir da paisagem e do local. 



Redação/Edição: Tatiana Vasco/Razek Cunha