Pronunciamentos da Sessão Ordinária de 13 de Julho de 2015

13/07/2015



A Vereadora Roseli de Souza (PDT) disse que se informou sobre o papel dos vereadores porque o real papel que cabe aos vereadores está distorcido em Triunfo, pois cabe ao prefeito executar, enquanto os vereadores julgam, legislam e fiscalizam. Ela disse ainda que na semana anterior o prefeito colocou os vereadores "em maus lençóis", principalmente ela e o vereador Orison, e que eles tiveram que fazer um "a pedido" no jornal, onde quase não conseguiram espaço porque, segundo a vereadora é o prefeito que manda no jornal e se quiserem espaço no jornal precisam rezar uma missa. Roseli disse ainda que é um absurdo o prefeito anunciar que vai dar o 13º salário como se isso fosse um feito, porque isso na verdade é obrigação do prefeito e ele não tem que fazer sensacionalismo em cima dos funcionários. A vereadora disse também que chegou à conclusão que esse ataque em cima dela e do colega Orison é porque eles não tem código de barras, mas que é hora sim de todos os partidos conversarem entre si e que as pessoas não tem que sair por aí falando o que não sabem e escrevendo coisas nas paredes. Roseli também protestou contra o fato de as escolas terem que fazer bingos para realizarem consertos, sendo que foi aprovado pela câmara o projeto que prevê dinheiro direto na escola, para que as escolas tenham autonomia para realizar pequenos reparos e até agora o Executivo não está cumprindo. Ela ainda disse que até o final do ano vai fotografar novamente a situação das escolas e não protocolar pedido nenhum porque são prédios públicos e qualquer um pode entrar em um prédio público e fotografar e ninguém vai impedi-la. Ela inclusive, leu um artigo da Lei Orgânica em que diz que qualquer vereador pode entrar em qualquer local público a qualquer momento, comunicando ou não, embora em Triunfo os vereadores não sejam respeitados, nem recebidos e ainda sejam chamados de vira-latas. Entre outros assuntos, Roseli disse que os vereadores estão fazendo um esforço sobre-humano para ajudar o asilo, já que o prefeito nada faz.



O vereador Orison Cezar (PSDB) disse que a comunidade já está entendendo melhor que os meios de comunicação da cidade estão a serviço do Executivo. Ele disse que recebeu resposta do pedido de informação que fez sobre o projeto da Ação Social no valor de aproximadamente R$ 700 mil e que vai analisar profundamente item por item. Ele relatou que foi jogar futebol e encontrou uns cidadãos que falaram para ele sobre a situação em que se encontra a quadra da Vendinha e sugeriu que talvez os vereadores tenham que se organizar e fazer lá o que fizeram com a quadra da Coxilha, porque a Administração não consegue fazer um mero conserto, nem a simples troca de uma lâmpada queimada e que acha que a Administração não tem secretários suficientes porque ninguém quer trabalhar nessa administração com a bagunça que está. Orison disse também que a oposição já está se organizando, que seu partido, o PSDB, já conversou com ele sobre ele ser pré-candidato a prefeito e que se isso se concretizar não haverá nenhuma negociação com essa Administração, a não ser que as pessoas queiram se coligar com o fracasso porque é isso que essa Administração é: um fracasso. O vereador também lamentou que as comunidades, entre elas Ponte Seca, Olaria e Creche estejam enfrentando o caos com o alagamento provocado com a chuva, enquanto o prefeito só preocupa em abrir a Rua 14, sendo que não dá assistência para as ruas que já existem.



A vereadora Katia Souza (PR) falou do episódio com as merendeiras, relatando que eles chamaram a Educação e colocaram para eles as reclamações que receberam, o foi muito mal interpretado com a fomentação de alguém porque no momento em que saiu a matéria, já havia uma nota do prefeito que usou de má fé para se promover. Mas disse também que foi muito proveitosa a reunião com as merendeiras porque elas puderam relatar a situação em que muitas vezes tem que trabalhar, sendo que muitas vezes elas precisam fazer vaquinha entre elas para comprar o que falta para que possam desenvolver sua função e salientou que é com isso que o prefeito tem que se solidarizar. Katia relatou que esses dias sua filha chegou da escola com uma carta que o prefeito mandou distribuir entre os alunos sobre o PPCI nas escolas, dizendo que as pessoas falaram do que não sabiam e salientou que em momento algum alguém exigiu que o prefeito comprasse novos equipamentos para as escolas, mas que apenas fizesse a recarga nos extintores, pois onde ainda haviam extintores, eles estavam vazios. Katia ainda relatou que em parte da carta direcionada aos alunos, o prefeito escreveu que foi "um árduo trabalho", e que ela imagina que deve ter sido mesmo um árduo trabalho contratar uma empresa, pois esse foi o único trabalho da Administração Municipal. Sobre o jornal, Katia disse que parece que o prefeito vive em um mundo e as pessoas em outro, pois de acordo com as matérias veiculadas no jornal tudo está a mil maravilhas. Ela ainda mostrou o plano de governo do prefeito Mauro Poeta, dizendo que foi por causa daquele plano de governo que ela o apoiou, porque eram as melhores propostas, mas fez uma leitura de várias delas, como paradas de ônibus, abrigos nas paradas, pórtico de entrada, incentivo às entidades e que até hoje o prefeito não cumpriu nenhuma sequer. Ela frisou a falta de incentivo às entidades e o contrassenso do prefeito em mandar um pedido de autorização para a câmara para que ele pudesse viajar ao Uruguai para acender uma chama, como incentivo ao tradicionalismo, sendo que ele não incentiva o tradicionalismo aqui, não dando assistência para as entidades tradicionalistas da própria cidade. Ela ainda disse que é uma pena que ele tenha voltado atrás e retirado o pedido para viajar, porque ela  queria que fosse a votação para poder votar contra.




O Vereador Ubirajara Leote (PDT) fez uma homenagem ao CTG Estância da Vendinha, que completou naquela segunda (14), 20 anos de existência. Ele leu todo o histórico da entidade, fundada por um grupo de amigos e consolidada pelo apoio e colaboração de pessoas da comunidade e hoje, provando não ser uma entidade machista, tem sua patronagem composta exclusivamente por mulheres, sendo a patroa Vera Lúcia Kuhn. Bira parabenizou o CTG e a comunidade e disse que podem contar sempre com a Casa Legislativa, pois além de cultivarem as tradições, fazem um belo trabalho social, e por isso terão sempre o reconhecimento dos vereadores, diante do brilhante trabalho desenvolvido pela entidade.   



O vereador Jeferson Wolff (PMDB) saudou o secretário estadual da Fazenda Giovani Feltes, presente na casa atendendo a uma solicitação de sua autoria, apesar de tantas atribuições e compromissos. Jeferson falou sobre o plano de carreira do Magistério, que após 18 meses de trabalho está concluso, tendo sido uma oportunidade para os professores sentarem e discutirem sobre seus anseios e construírem assim seu plano de carreira. Ele falou também da 6ª Conferência Municipal de Saúde, sendo muito importante, onde a comunidade pode discutir sobre as questões relacionadas à Saúde, tendo sido esse um espaço para a comunidade participar ativamente e infelizmente havia pouco mais de 30 pessoas presentes e finalizou seu pronunciamento parabenizando o CTG Estância da Vendinha pelos seus 20 anos de existência. 

Redação/Edição: Tatiana Vasco/Razek Cunha