Sessão Ordinária de 18 de Maio de 2015

18/05/2015


Esta sessão descentralizada foi realizada na Sociedade Santo Antônio, na localidade de Catupi, atendendo requerimento do vereador Nelson Aguilheiro (PDT), conforme Regimento Interno do Legislativo Triunfense. Esta foi a quinta sessão descentralizada desde que tornou-se lei proposta pelo vereador Valério Aires (PDT). Conforme regimento, nesta sessão não são apreciados projetos de lei. Esta sessão não pode ser transmitida ao vivo online devido à falta de sinal de internet no interior do município. A gravação pode ser assistida pelo site da TV Polo.
Acompanhe a transmissão da sessão ordinária ao vivo pela internet através do site www.tvpolo.com.br ou assista a qualquer momento durante toda a semana através do mesmo link.

Expediente dos Vereadores

Vereador Lino Viegas (PDT)
Indicação nº 058/15 - Propõe que o Executivo Municipal instale uma luminária em frente à capela mortuária na localidade de Coxilha Velha, no 2º distrito, atendendo pedido dos moradores, já que a capela possui só iluminação interna e a noite o local é muito escuro, causando transtorno para as pessoas quando da realização de velórios.
Indicação nº 059/15 - Propõe que o Executivo Municipal instale uma luminária no poste em frente à casa da srª Luciana Vargas da Rosa, na TF 420, no Baixadão, 2º distrito, atendendo reivindicação dos moradores, em especial da srª Luciana, já que no local há um grande fluxo de pessoas que precisam pegar ônibus para a escola, ou de madrugada para ir ao posto de saúde. 
Indicação nº 060/15 - Propõe que o Executivo Municipal coloque uma placa de indicação na primeira bifurcação, próximo à residência do sr. Juraci, indicando o caminho para o Baixadão e Catupi. No entroncamento da TF 420 com a TF 135, no Baixadão, coloque uma placa indicando o caminho para o Catupi, assim como no entroncamento da TF 135 com a TF 485, também uma placa indicando a localidade do Catupi. Os motoristas que não conhecem a localidade se perdem quando necessitam se deslocar da Coxilha Velha para o Baixadão ou Catupi. Logo que sai da Coxilha Velha tem uma bifurcação à esquerda que vai para o município de Tabaí e os motoristas acabam errando a estrada.
Indicação nº 061/15 - Propõe que o Executivo Municipal construa uma praça com brinquedos na localidade de Coxilha Velha, mais precisamente na Rua Osvino Schuller, próximo à escola e o Ginásio de Esportes. Essa é uma reivindicação muito antiga daquela comunidade, devido às crianças não terem um local apropriado para brincarem e os adultos terão um local onde possam se encontrar, tomar um chimarrão, enquanto as crianças brincam. Também servirá como local de apoio à escola Almirante Barroso, que poderá levar seus alunos para brincar na praça.
Indicação nº 062/15 - Propõe que o Executivo Municipal coloque placas nas divisas do Município de Triunfo com o Município de Tabaí, antes dos pontilhões, tendo como referência a estrada TF 410, da Coxilha Velha até o Baixadão, como forma de orientar os motoristas, evitando assim que peguem estradas erradas, perdendo tempo e dificultando o deslocamento.
Pedido de Providências nº 088/15 - Solicita que o Executivo Municipal faça uma reforma na Ponte sobre o Arroio Gadeia, na TF 135, localidade do Costa do Cadeia, 2º distrito, atendendo reivindicação da comunidade, já que a ponte encontra-se em péssimas condições, pondo em risco a vida das pessoas que por ali transitam com seus veículos.

Vereador Nelson Aguilheiro (PDT)
Indicação nº 054/15 - 
Propõe que o Executivo Municipal realize um estudo detalhado escolhendo o local mais adequado para desapropriar área de terras junto à localidade de Coxilha Velha, 2º distrito, com a finalidade de criar um distrito industrial, pois a localidade se encontra à beira de uma BR, e pela logística tem amplas possibilidade de crescimento. Portanto, se o Município disponibilizar uma área como distrito industrial, com certeza muitos empreendedores se interessarão em instalar-se na localidade. 
Indicação nº 055/15 - Propõe que o Executivo Municipal estude a viabilidade de construir gavetas no cemitério do 2º distrito, Coxilha Velha, pois o mesmo está ficando com pouco espaço para fazer as carneiras, devido ao crescimento da comunidade. 
Indicação nº 056/15 - Reitera Indicação nº 014/13 de 18/02 e nº 392/13 de 11/06 para que o Executivo Municipal asfalte a estrada TF 410, iniciando na localidade de Coxilha Velha, parte da TF 485, até encontrar com o asfalto na localidade de Catupi. 
Indicação nº 057/15 - Propõe que o Executivo Municipal torne gratuitas todas as análises de solo dos produtores rurais do município, para melhorar a produção agrícola e servir como estímulo aos nossos produtores. 
Requerimento nº 026/2015 - Que sejam enviados votos de profundo pesar aos familiares de Osmar de Azevedo Moraes, pelo seu falecimento ocorrido em 10 de maio do corrente ano.
Requerimento nº 027/2015 - Que sejam enviados votos de profundo pesar aos familiares de Neri Alves de Carvalho, pelo seu falecimento ocorrido em 12 de maio do corrente ano.
Pedido de Informação nº 073/2015 - Que o Executivo informe a esta Casa Legislativo e ao gabinete do requerente quais os colégios e creches municipais que estão com os extintores vencidos, para fins de fiscalização, dirimir dúvidas existentes, responder questionamentos dos munícipes e tomar as providências cabíveis.
Pedido de Informação nº 074/2015 - Que o Executivo informe a esta Casa Legislativo e ao gabinete do requerente que empresa ganhou a licitação do recolhimento de lixo, cópia do contrato e as localidades que o mesmo é recolhido, para fins de fiscalização, dirimir dúvidas existentes, responder questionamentos dos munícipes e tomar as providências cabíveis.
Pedido de Informação nº 075/2015 - Que o Executivo informe a esta Casa Legislativo e ao gabinete do requerente o que a atual Adminsitração tem realizado em favor do produtor rural do município, para que a Lei Municipal nº 2003/2005, seja estendida em prol de Programas de Fomento ao Produtor Rural do Município, com a finalidade de tirar dúvidas e informar à população rural seus reais direitos no que tange à ações que visem impulsionar o desenvolvimento e estabelecer facilidades para exploração agrícola no Município.
Pedido de Providências nº 085/2015 - Reitera pedidos nº 148, 192, 013, 384, 240 de 2013 e nº 113, 119, 025, 027 de 2014 e nº 051 de 2015, para que o Executivo Municipal coloque três redutores de velocidade na localidade de Coxilha Velha, 2º distrito, na Rua Osvino Schuller, em frente ao Mercado Reis, outro em frente à Escola Almirante Barroso e outro em frente ao ginásio de esportes. 
Pedido de Providências nº 086/2015 - Solicita que o Executivo Municipal estude a viabilidade de ampliar o posto de saúde do Catupi, 2º distrito, para melhor acomodação dos usuários e funcionários. 
Pedido de Providências nº 087/2015 - Solicita que o Executivo Municipal coloque luminária no poste nº 81342 em frente a propriedade da srª Priscila dos Santos Azeredo, residente na localidade de Morro do Marinheiro, pois os moradores pagam taxa de iluminação pública e muitos não contam com esse serviço, ao qual tem direito, e a colocação da luminária dará maior segurança aos moradores e demais pessoas que por ali transitam.

Vereadora Rita Cunha (PDT)
Pedido de Providências nº 091/2015 - 
Solicita que o Executivo Municipal canalize o bueiro que passa em frente ao Mercado do Povo, junto à estrada que liga costa do Cadeia ao Baixadão, pois os transportadores que fazem entrega nesse comércio sentem dificuldade para descarregar mercadorias devido a esse bueiro. 
Pedido de Providências nº 092/2015 - Solicita que o Executivo Municipal canalize o bueiro existente em frente ao Chiqueirão dos senhores Remi e Maurício Laux, na localidade de Catupi, 2º distrito, pois esses proprietários realizaram um altíssimo investimento sem nenhum tipo de incentivo por parte do Município, portanto nada mais justo que pelo menos a canalização do bueiro seja feita.


Vereador Orison Cezar (PSDB)
Pedido de Informação nº 076/2015 - 
Que o Executivo informe a esta Casa Legislativo e ao gabinete do requerente I) quantos médicos o município de Triunfo possui; II) quais especialidades; III) qual carga horária; IV) como é feito o controle dessa carga horária; V) em quais localidades estão distribuídos. A informação é de suma importância para que este vereador possa exercer o poder de fiscalizar a utilização do erário do município de Triunfo.
Pedido de Informação nº 076/2015 - Que o Executivo informe a esta Casa Legislativo e ao gabinete do requerente I) quantos jardineiros o município de Triunfo possui e onde estão lotados; II) quantos atendentes de consultório dentário o município possui e onde estão lotados; III) quantos educadores sociais o município possui e onde estão lotados; IV) quantos assessores especializados o município possui e onde estão lotados; V) quantos veterinários o município possui e onde estão lotados A informação é de suma importância para que este vereador possa exercer o poder de fiscalizar a utilização do erário do município de Triunfo.

Vereador Valério Aires (PDT)
Indicação nº 065/15 - 
Reitera Indicação nª 014/15, de 23 de março, para que o Executivo Municipal faça uma faixa de segurança em frente à Igreja Evangélica Assembleia de Deus, na Rua Belo Ferreira, no centro da cidade. 
Indicação nº 066/15 - Reitera Indicação nª 015/15, de 23 de março, para que o Executivo Municipal coloque dois redutores de velocidade na TF 10, nas proximidades de Vila da Tieta. 
Indicação nº 067/15 - Reitera Indicação nª 013/15, de 23 de março, para que o Executivo Municipal faça uma faixa de segurança em frente à Igreja Evangélica Assembleia de Deus, na avenida Bento Gonçalves, no Porto Batista.

Vereador Valmir Massena (PDT)
Indicação nº 063/15 - 
Propõe que o Executivo Municipal faça asfalto e pavimentação na Esquina do Fernando até a divisa com o Município de Montenegro, na localidade de Serra Velha, 2º distrito, tendo em vista que há um forte tráfego de caminhões no referido local, da Serraria e Fábrica de Pallets Rodrigues. 
Indicação nº 064/15 - Propõe que o Executivo Municipal crie uma alternativa para endereçamento das estradas municipais do Morro do Marinheiro, 2º distrito, para que seja facilitada a localização desses lugares. 
Indicação nº 053/15 - Propõe que o Executivo Municipal estude a ideia referente à criação de um projeto de acessibilidade nas escolas do Município, tendo em vista que em algumas escolas ainda não há nas entradas, nem nos banheiros e nem nas salas, o acesso facilitando para alunos com dificuldades especiais. Inclusive já foi relatado por professores que em alguns casos, os alunos com dificuldades especiais precisam entrar pelos fundos das escolas, porque pela porta da frente não é possível o acesso. 
Pedido de Providências nº 084/2015 - Que o Executivo Municipal coloque lâmpadas nos postes da Estrada do Gil, na localidade de Limoeiro, 2º distrito, pois a falta de iluminação tem tornado o local perigoso, inclusive facilitando os roubos nas residências.
Pedido de Providências nº 089/2015 - Que o Executivo Municipal coloque lixeiras seletivas nos prédios do berçário e no prédio da pré-escola, da Escola Municipal de Ensino Infantil Aly de Lima Poeta, na localidade de Coxilha Velha, 2º distrito, para que a Escola possa realizar um Projeto Educacional sobre a "Conscientização da Importância da Preservação e Manutenção do Meio Ambiente", que tratará de assuntos referentes a separação do lixo orgânico e do lixo seco, nas turmas de educação infantil. 
Pedido de Providências nº 090/2015 - Que o Executivo Municipal providencie a colocação de uma caixa de madeira maior onde é feito o depósito de lixo, na encruzilhada, em frente à casa do morador Luís Carvalho da Costa (Chiqueirão), na localidade de Baixadão, 2º distrito, tendo em vista que a atual caixa de madeira existente encontra-se em estado precário e que a mesma atende a mais de oito casas, inclusive pessoas que passam por ali e depositam seus lixos. 
 

 

Redação/Edição: Tatiana Vasco/Razek Cunha