Sessão do dia 18 de abril de 2016

20/04/2016



PEDIDOS DE INFORMAÇÃO

Pedido de Informação 046/16 – Vereador Valmir Massena pede seja informado como se encontra o pedido de Indicação para criação de um incentivo ao pequeno agricultor do Município.

Pedido de Informação 047/16 – Vereador Valmir Massena pede informação com a secretaria competente de quantos atendimentos, quais especialidades e dias que são realizados atendimentos no Posto de Saúde do Catupi.

PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS

Pedido de Providência 086/16 – Vereador Nelson Aguilheiro reitero pedido para colocação de redutor de velocidade ou quebra molas na rua Osvino Schuller em frente ao supermercado Reis, outro em frente ao colégio Almirante Barroso e em frente ao Ginásio de Esportes da Coxilha Velha.

Pedido de Providência 087/16 – Vereadora Rita Cunha pede que seja determinado que o caminhão do lixo faça o recolhimento na Coxilha Velha, Baixadão e Catupi, duas vezes por semana.

Pedido de Providência 088/16 – Vereadora Rita Cunha pede que seja feito alargamento em determinados pontos da estrada principal e das estradas vicinais no Baixadão e roçada em toda a extensão.

Pedido de Providência 089/16 – Vereador Valmir Massena pede que seja providenciado a pintura e uma placa com o nome do Posto de Saúde do Catupi.

Pedido de Providência 090/16 – Vereador Valmir Massena pede a limpeza ao redor do Ginásio de Esportes da Escola Almirante Barroso, na Coxilha Velha.

Pedido de Providência 091/16 – Vereador Valmir Massena pede limpeza na estrada que dá acesso ao Gil, a partir do Sr. Elio Palagi até o Sr. Marcio Poeta, no 2º Distrito de Triunfo.

Pedido de Providência 092/16 – Vereador Valmir Massena pede a colocação de uma placa indicativa de via preferencial e parada obrigatória nos entroncamentos do Baixadão, sentido Catupi.

Pedido de Providência 093/16 – Vereador Valmir Massena pede a manutenção da estrada, patrolamento, alargamento e roçada no Baixadão.

Pedido de Providência 094/16 – Vereador Valmir Massena pede a instalação de luminárias na extensão compreendida entre a Capela Mortuária e a casa do Sr. Eduardo Moraes, na localidade de Coxilha Velha.

Pedido de Providência 095/16 – Vereador Lino Faustino Viegas pede patrolamento e encascalhamento da TF-450, estrada da localidade conhecida como Praia Grande, em General Neto, em toda a sua extensão.

Pedido de Providência 096/16 – Vereador Ubirajara Leote pede o conserto do telhado do ginásio de esportes na localidade de Coxilha Velha.

Pedido de Providência 097/16 – Vereadores Ubirajara Leote e Cláudio Alfeu Viana pedem a obra de construção de uma rótula fechada no cruzamento da Esquina da Sorte com a avenida Adolfo Isidoro da Silva como medida definitiva de melhoria e segurança do trânsito das pessoas que por ali passam e trafegam em seus veículos. Ou que sejam instalados quebra molas.

 

PRONUNCIAMENTOS

Orison Cezar – Saudou os presentes e ao mentor deste projeto de descentralização, o vereador José Valério, como também o atual presidente pela manutenção do projeto de sessões itinerantes. Falou da importância desta aproximação com a comunidade, que passa a conhecer o verdadeiro papel do vereador. Que muitos pedidos, infelizmente, não são atendidos, mas é bom que todos saibam que os vereadores estão fazendo a sua parte. Que os triunfenses emplaquem os veículos no Município, pois 50% do valor pago reverte diretamente aos cofres da prefeitura, que por sua vez, poderá investir em benefícios à sociedade. Lamenta que a administração atual divulgue algumas coisas no jornal que na condizem com a realidade, e que todos atentem para o fato de conhecerem bem os candidatos que pleiteam vaga no Executivo e Legislativo no próximo pleito. Cobrou o executivo por obra de restauração da TF-10, aprovada em orçamento no ano passado.

Vereador Nelson Aguilheiro – Autor do pedido para que a reunião acontecesse no Baixadão, o vereador agradeceu as pessoas que saíram de suas casas e vieram assistir a sessão da Câmara. Que realizou vários pedidos para atender os anseios da comunidade local e dos arredores, e lastima que o prefeito não atenda muitos deles. Trouxe números sobre a insuficiência financeira do município, e que são alarmantes. De acordo com o Tribunal de Contas, em 2013 foram 7,5 milhões; em 2014 – 15 milhões e em 2015 – 10 milhões. Que é necessário uma explicação para estes números. Destacou que a atual administração fez um plano de governo muito bonito, mas que muito pouco foi feito. Ressaltou as importantes obras deixadas pelo seu partido enquanto esteve no executivo.

Vereadora Rita de Cássia – Saudou os membros da Associação que cedeu espaço para a reunião da Câmara e disse que a presença dos vereadores ali foi positiva, pois ao menos o prefeito mandou patrolar a Estrada do Baixadão, e ainda recolheu o lixo, o que não ocorre regularmente. Fez pedido para transporte de alunos do ensino médio para turno diurno, o que certamente vai atender jovens da localidade e adjacentes. Que fez visita ao Posto de Saúde da Coxilha Velha, e que precisa ser melhorado, com equipes completas e medicamentos. Também que esteve na Assembleia Legislativa com o presidente em exercício, Adilson Troca, solicitando apoio junto à SPH – Superintendência de Portos e Hidrovias para dragagem no Jacuí nos pontos próximos ao atracadouro dos botes (Ianchas de passageiros).

Vereador Ubirajara Leote – Saudou as direções da Escola, Creche e Posto de Saúde da localidade, como também os vereadores com raízes no 2º Distrito: Nelson, Lino e Valmir. Dizendo que foi adotado pela comunidade, onde de 15 em 15 dias está presente no bairro. Reforçou seu pedido de sinalização adequada na Esquina da Sorte, onde já foram feitas várias indicações, mas até o presente momento nada foi feito. Que está disposto a se unir a comunidade para bloquear a BR-386 para sensibilizar as autoridades. Justificou que os contratos emergenciais de professores estão sendo feitos o que uma lei federal obriga o município a abrigar crianças de 0 até cinco anos, com vagas nas creches e escolas de educação infantil. Que o município utiliza verbas federais por estar em dia com suas obrigações.