Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Triunfo ocorrida dia 13 de novembro de 2017

16/11/2017


Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Triunfo ocorrida dia 13 de novembro de 2017 no plenário José Carlos de Souza, com início às 18 horas. A reunião foi presidida pelo vereador Marcelo Wadenphul com a presença de todos os vereadores. Foram apreciadas Indicações, Moções, Requerimentos, Pedidos de Providências e Projetos de Lei.

 

INDICAÇÕES

INDICAÇÕES 293 e 294/17 – Vereador Cláudio Viana solicita cercamento da pracinha da Vila da Tieta, e que também seja colocado poste de iluminação pública no local; que seja estudada a viabilidade de implantação de faixa elevada na localidade de Morro do Marinheiro, na TF-410, nas proximidades da rua de acesso a Escola Infantil Lírio dos Vales.

INDICAÇÕES 295 e 296/17 – Vereador Nelson Aguilheiro solicita que o Executivo encaminhe ao Poder Legislativo, Projeto de Lei que autoriza o mesmo a estabelecer termo de parceria com entidades de caráter comunitário ou com comissões de moradores, com a finalidade de realizar obras de infraestrutura de interesse recíproco, e dá outras providências; que seja demonstrada a esta Casa Legislativa as ações em saúde pública realizadas pela Secretaria de Saúde do Município, com informações administrativas, quantitativa, estruturais, preventivas, econômicas e sociais realizadas no período de janeiro a outubro de 2017.

INDICAÇÕES 297, 298 e 299/17 – Vereadora Marizete Cristina de Freitas Vaz reitera a Indicação 001/2017, que seja construído quebra molas na Estrada TF-10, sentido Centro/Pólo, Pólo/Centro, e também na Ponte Seca/Centro; que através da integração das secretarias de Cultura, Educação e Meio Ambiente sejam desenvolvidos projetos para escolas e oficinas de arte ligadas ao Município, a fim de que juntos elaborem decorações/enfeites de Natal, Páscoa e demais eventos importantes no Município; Que o Executivo envie Projeto de Lei dispondo sobre a obrigatoriedade da inserção do símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista nas placas informativas de atendimento prioritário dos estabelecimentos públicos e privados do Município de Triunfo.

INDICAÇÕES 300 e 301/17 – Vereador Adriano Costa da Silva pede a substituição das placas de sinalização com a seguinte informação: “De preferência”, localizada nas Ruas Belo Ferreira com a Avenida 25 de Outubro. As atuais placas de trânsito seriam substituídas pelas novas placas informando PARE. No sentido bairro/centro, na Belo Ferreira, terá a via como “preferencial”, sendo que na rotatória a prioridade é para quem está realizando o retorno na própria; que seja construída uma travessia elevada próximo ao cruzamento da TF-10 com a TF-450, conhecida como esquina do Carlão.

INDICAÇÕES 302, 303, 304 e 305/17 – Vereador Valmir Massena solicita que o Poder Executivo envie ao Legislativo Projeto de Lei que institui o Programa de Geração de Empregos e dá outras providências; que seja providenciada colocação de calçamento na Rua Gonçalves Dias, em toda extensão, na localidade de Vendinha; que seja estudada a possibilidade de construir um muro de contenção dentro do Cemitério Municipal na localidade de Barreto; que sejam colocadas placas de trânsito na Avenida Central na localidade de Vendinha.

INDICAÇÃO 306/17 – Vereador Marcelo Wadenphul requer a construção de Pracinha na Comunidade de Vila São Francisco, no Barreto.

INDICAÇÕES 307 e 308/17 – Vereador Adriano Costa da Silva solicita que o Executivo envie Projeto de Lei ao Legislativo criando o Programa Bolsa Atleta Municipal e dá outras providências; e outro que crie a Guarda Municipal de Triunfo e dá outras providências.

INDICAÇÃO 309/17 – Vereador Marco Aurélio da Silva solicita que o Executivo notifique o estabelecimento do Banriponto em frente à agência dos Correios, na Osvaldo Aranha, para que faça alterações no espaço físico do estabelecimento para que haja acessibilidade a cadeirantes.

 

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO 012/2017 – A vereadora Marizete Cristina Vaz solicita envio de Moção de Congratulação a policial militar Soldado Hamina Cardoso, pertencente ao 5º Batalhão da Polícia Militar, que no dia de sua folga, 2 de novembro, através de um ato de coragem e dedicação ao próximo, salvou a vida de uma menina através de manobras específicas de atendimento pré-hospitalar.

 

REQUERIMENTO 043/2017 – Vereador Marco Aurélio da silva solicita cópias dos documentos: Lista atual e nominal da quantidade de CCs (Cargos em Comissão) na prefeitura de Triunfo, bem como onde estão lotados e valor dos provimentos; lista atual e nominal da quantidade de FGs (Funções Gratificadas) na prefeitura de Triunfo, bem como onde estão lotados e valor dos provimentos.

 

PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS

 

PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS 341 e 342/17 – O vereador Márcio Pinheiro de Souza pede o patrolamento e ensaibramento nas localidades de Boa Vista e no Passinho; que seja feito corte de grama e poda de árvores na Avenida 13 de Maio, em toda extensão, no Bairro Sol Nascente e na Rua Bibiano Dias de Castro, no Estaleiro.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS 343/17 – Vereador Adriano Costa da Silva solicita melhor sinalização do quebra mola situado na Rua Belo Ferreira.

PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS  344 e 345/17 – Vereador Valmir Massena solicita limpeza de todas as ruas e calçadas na localidade da Olaria Velha; que seja feito patrolamento e ensaibramento no Rincão, na localidade de Passo do Santa Cruz, e no Corredor dos Gonçalves.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS 346/17 – Vereador Murilo Machado da Silva pede colocação de areia na quadra de futebol da Lomba das Pedras, no Barreto.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS 347/17 – Vereadora Fernanda Paz Pinheiro pede manutenção e conserto da Rua Fernando Ehlers, mais conhecida como Rua da Cacimba, localizada no centro da cidade de Triunfo.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS 348/17 – Vereador Marco Aurélio da Silva pede que a administração notifique o Banrisul para que realize a manutenção da calçada, tendo em vista que ela tem irregularidades devido ao crescimento das raízes das árvores.

PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS 349/17 – Vereador Márcio Pinheiro de Souza pede a reconstrução do abrigo na parada de ônibus em frente a entrada do corredor Manoel do Louro, próximo a Escola Manoel Gonçalves Meireles.

 

PROJETOS DE LEI

Os Projetos de Lei 090 e 091/17 ficaram baixados na Casa para pareceres das Comissões.

O Projeto de Lei 79/17 foi aprovado por unanimidade – Altera a Lei Municipal nº 1.722/2002 que dispõe sobre o sistema tributário do município de Triunfo e dá outras providências.

O Projeto de Lei 82/17 – Veda a Nomeação e manutenção de nomeação pelo Poder Legislativo Municipal em cargos públicos de pessoas inelegíveis nos termos da Lei Complementar Federal nº 135, de 04 de junho de 2010 – Foi pedido Vistas.

Jorge Matias

Razek & Cunha