Explicações Sessão Ordinária de 30 de Novembro de 2015

30/11/2015



Vereadora Roseli de Souza (PDT) disse que queria relembrar um pouco se sua história como "crechera", dizendo que sabe o que as atendentes de creche passam e relatando tudo pelo qual passou. "Eu falo e me arrepio, porque eu sou Crechera, eu sou professora e dou aula, oito horas e não é fácil, é doloroso, é triste, é complicado. Nós não estamos mais vendo professor se formar como antigamente. E senti na pele o que vocês sentiram dentro de uma escola, vocês sabem disso, eu não estou falando da boca pra fora. A minha vontade sempre foi acomodar essa situação. Vocês estão há mais de vinte anos e isso está sacramentado, isso vai ser aprovado neste plenário. Só que houve esse problema de redução da carga horária dos médicos de pegar uma caroninha nesse projeto", salientou. Ela falou ainda da situação das escolas de educação infantil: "eu venho com vocês aqui, todas as Escolas de educação Infantil e pedir uma  Audiência para a promotora, uma Audiência Pública par a promotora e colocar essa situação ali, trazer as fotos de todas as Escolas, mostrar a realidade e aí vamos ver se ela não muda de ideia, era isso que eu tinha pra dizer, com a Promotora e é nesse plenário? Olha eu vou dizer uma coisa pra vocês e digo de fonte garantida, ela já negou que feche. Já negou quinta ou sexta passada que seja fechada. Então não adianta essa reunião ser só com a Secretaria e a promotora dentro de quatro paredes. Eu estarei aqui pronta para montar o slide com vocês e mostrar para a promotora essa realidade e sim fechar as Escolas, mas que quando forem fechadas que também as coisas que tem que fazer sejam feitas para depois receberem as crianças", finalizou.


O vereador Jeferson Wolff (PMDB) falou às atendentes de creche esclarecendo os trâmites que ocorrem já a algum tempo, de todas as reuniões que foram feitas com as atendentes, com o Legislativo, Sindicato e Executivo e o empenho de todos em prol da categoria. "Hoje, quer dizer semana passada, a lei chegou até aqui junto com os médicos. E realmente desconhecia essa junção da Lei e fomos, fui procurar porque isso tinha acontecido. Na realidade achavam que as duas seriam aprovadas de forma tranquila. Bom, chegamos a um impasse nesta Casa, de como é que vamos aprovar. E hoje existe dois caminhos, busquei unto com meu assessor Mauricio que é advogado trabalhou um bom tempo dentro da procuradoria, o que poderíamos fazer para agilizar esse processo. Temos dois caminhos. Primeiro caminho é pedir par que o executivo retire o projeto, desmembre e retorne para esta casa. Isso pode levar algum tempo. E o segundo que foi que nós na corrida acabamos discutindo e apresentei ao ver. Orison, Ver.Nelson que fazem parte da Comissão, e eles pediram, olha não somos contrário a isso aí, só queremos melhor esclarecimentos por parte da procuradoria e por parte também desse parecer, regulamentação do tribunal de Contas. Nós temos então: retorna para o executivo ou basta nós aqui dentro da casa assinarmos uma que a emenda Supressiva e isso pode ser votado a qualquer momento. A Emenda Supressiva coloca suprime a parte do padrão dos médicos, isso não significa que poderá ser votado o padrão dos médicos, a qualquer momento  poderá ser retornado para casa, porque eu fui perguntar exatamente isso.  Então basta hoje a nossa comissão que eu tenho entendimento que vai se preocupar com isso aí, chegando isso aí. Nós podemos assinar isso aqui e já na próxima sessão, não há necessidade  de retornar ao executivo, vamos deixar isso dentro de nossa casa e resolver isso aqui", salientou.




O vereador Teodolino Sá (PT) deu os parabéns às atendentes de creche, pois trata-se de uma luta de 20 anos que finalmente vai ser resolvida. "E só agora o Prefeito mauro encaminhou pra cá, talvez esse projeto ter vindo junto com os médicos ali, causou justamente essa discussão, o caminho é esse que o professor Jeferson colocou prá nós Vereadores que a gente fazer essa emenda Supressiva dos médicos e votar á favor de vocês que e uma luta antiga e eu como representante do partido dos trabalhadores nada mais justo que encampar essa justa causa de vocês trabalhadoras. Mas ao mesmo tempo eu também tenho que me preocupar com as trabalhadoras mães de alunos, porque nós precisamos pensar numa forma de atender esse mês ou dois meses não sei que vai ser fechado a Creche ou dado um mês, trinta dias, achar uma forma, um rodízio, porque àquelas Cortadoras de mato da Ponte Seca, elas não têm direito à férias, elas não tiram férias. Assim como eu que sou agricultor, também nunca tirei férias.  Quem trabalha na roça e depende do dia a dia do seu trabalho não tem direito à férias. Então um direito não pode ser maior que o outro. O direito é de vocês, então nós como somos homens públicos, homens e mulheres públicas, nós temos que achar essa forma de dar o direito de vocês, mas como falou o  Vereador Valmir, nós não pudemos tirar o direito dos outros também. O vereador também falou que o prefeito esteve na câmara para discutir com os vereadores aprovação do orçamento para o ano que vem porque o projeto está pronto para ser licitado para recapeamento de parte da TF 10. "O vereador Orison colocou que há uma desorganização que não tinha orçamento nesse ano que vem, e o vereador Orison é Contador, ele deve explicar pra população. Orçamento não quer dizer que tem dinheiro em caixa, o orçamento existia, só que estamos entrando no mês de dezembro e não tem mais dinheiro em caixa. Então assim. Tem que ser feito o orçamento do ano que vem, vai entrar dinheiro no ano que vem, por isso começar no início do ano, porque quando chega no final do ano, o Prefeito tem que se preocupar com aquilo que é mais importante pra sociedade que é a Educação, a Saúde", explicou.


A vereadora Katia Souza (PR) disse que o que acontece é que todos vivem num mundo, mas o prefeito vive em outro porque se abre o jornal e se vê um tipo de noticia, mas a notícia não condiz com a realidade e como exemplo relatou o caso em que uma diretora debateu no jornal suas colocações na tribuna. "O Prefeito ele não tem tempo mesmo de resolver as coisas do município. Ele tem tempo é de fazer fofocas, é de se preocupar com coisas que não é para ele se preocupar. Acho que quando ele vai para uma reunião do Partido dele, se ele falasse menos de nós vereadores e se preocupasse mais com as ações dele, com as coisas que realmente tem que fazer. Se ele cobrasse mais de sua equipe, de seu secretariado, se ele citasse muito mais a sua Equipe do que eu fui citada na Reunião do 15, que é o Partido do Prefeito talvez as coisas fluíssem mais, talvez as coisas andassem mais. Mas ele tá preocupado com outras coisas", disse. Ela finalizou dizendo que o prefeito precisa se sensibilizar com as atendentes de creche e desmembrar o projeto porque o legislativo não vai aprovar a redução da carga horária dos médicos", finalizou. 


Vereador Ubirajara Leote (PDT) agradeceu o atendimento a sua indicação com relação às ambulâncias, pois elas já começaram a rodar e para o Executivo criar a gratificação para esses motoristas que são motoristas de carro leve e ainda serão socorristas, é necessário que seja semelhante às que os funcionários da SAMU tem e também extensivo aos motoristas de caminhões, que certamente no início do ano estarão dirigindo os ônibus escolares que veio de uma verba federal, para que dê um incentivo para que esses profissionais assumam muito mais responsabilidade. A respeito também das Atendentes de Creche o vereador disse que desde que entrou na casa em 2005 não vota contra reajuste e nem contra vantagem de funcionário algum, desde que comprove que a população não será prejudicada e voto a favor das atendentes. A respeito da colocação da colega Rita disse que os vereadores podem ir ao Ministério Público para saber se as creches são obrigadas a aceitar filhos de mães que não trabalham. "Defendo há muito tempo uma idéia polêmica, porque acho que seria a solução para muitos casos que tem acontecido hoje, daqui a cinco, oito anos, um controle de natalidade e acho que temos que debater, é uma proposta polêmica, mas temos que chegar a um denominador porque as pessoas quanto mais desfavorecidas, mais filhos tem. E eu julgo isso um problema muito grande. Com controle de natalidade rígido para que nós solucionaremos esse problema, não de imediato, mas ao longo do tempo tenho certeza que nós iremos solucionar isso, essa criminalidade, essa prostituição, essa drogatização", finalizou.


Vereador Lino Viegas (PDT) disse que várias pessoas o cobram sobre a situação da TF10 e dizem que os vereadores não fazem nada e salientou que o que tem que fazer é usar a tribuna para falar. "A situação às beiras do asfalto, na beirada do asfalto, está tomado de brejo, onde as placas de identificação, as pessoas que vem de fora não conseguem identificar onde é Triunfo, curvas perigosas. Então a gente vem se preocupando com os motoristas. E aquele trecho lá do Pólo, onde o Vereador Nelson citou aqui, aquilo lá está uma vergonha. Que nem diz o Vereador Teodolino não temos orçamento pra fazer asfalto. Mas vereador, se fizer cem metros já está resolvido aquele problema ali, porque ali é precário, senão vamos ter que meter uma patrola Nelson. Então fico preocupado com esse tipo de coisa, alguma coisa, dotação de verba pode tirar de outra coisa e passar, dá para resolver o problema, isso aí pode ficar tranquilo, isso se resolve. É só ter vontade e coragem", salientou. Com relação às Atendentes de Creches Lino disse que admira o trabalho que desenvolvem e que às vezes não são reconhecidas. "Quero dizer que eu sou parceiro, porque vocês estão numa luta junto com aquelas crianças. Não quer dizer que cortador de mato, seja quem for, todas vocês tem direito, mas que seja adequado. E quero dizer que meu voto é favorável a vocês, não voto contra emprego e nem contra aumento de salário", finalizou.


Redação/Edição: Tatiana Vasco/Razek Cunha