Explicações Pessoais da Sessão Ordinária de 26 de outubro de 2015

26/10/2015



O Vereador Ubirajara Leote (PDT) parabenizou o ex-vereador Cleber de Paula, que assumiu a Secretaria de Indústria e Comércio de Porto Alegre, dizendo que é um orgulho ter um triunfense assumindo um cargo desse nível na prefeitura da Capital e que certamente foi escolhido pelo trabalho sempre muito bem desenvolvido. Sobre a CPI das motoniveladoras, Ubirajara disse que está tranquilo com o relatório, porque a casa debateu com isenção e se baseou em um laudo judicial. Ele salientou ainda que não se pode chegar à paranóia de achar que o juiz estaria favorecendo o prefeito e que as pessoas devem cuidar o que falam, pois isso pode ser configurado como calúnia. O vereador disse ainda que tudo iniciou por boatos maldosos e no fim é o povo quem vai pagar a conta porque a empresa que vendeu as motoniveladoras já ajuizou uma reclamatória contra a prefeitura e o prejuízo vai ser muito grande para o Município, sem falar no prejuízo do povo do interior que sofre com a situação precária das estradas enquanto as motoniveladoras estão paradas. Bira também relatou que o prefeito está impossibilitado de dar qualquer tipo de reposição salarial na database, mas que a prefeitura tem condições de dar um abono de 200 ou 250 reais, no mínimo e que isso na sua concepção é muito justo.


A vereadora Rita Cunha (PDT) parabenizou a cidade pelos 184 anos de emancipação política, relatando que chegou a Triunfo quando tinha três anos de idade, tendo hoje 44 anos, que seus filhos são triunfenses e que tem um orgulho muito grande da cidade e que acredita que todas as administrações até hoje sempre pensaram no seu melhor. Ela também relatou que na sexta-feira passada foi realizado no Benfica o primeiro encontro do Clube de Mães de Triunfo, organizado pelo seu gabinete, reunindo cerca de 80 mulheres que apresentaram seus trabalhos. Ela agradeceu o AMA que esteve presente falando para as mulheres sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama, a presidente do salão do Benfica e a Escola Nicolau Luiz Rambor. Rita disse que toda cidade terá oportunidade de prestigiar e conhecer o trabalho dos Clubes de Mães porque seu gabinete está organizando um encontro municipal. Ela finalizou lembrando que esta é a última semana do mês de outubro, referindo-se ao Outubro Rosa, mas que todo mês é mês das mulheres procurarem o médico e realizarem seus exames de prevenção. 


O vereador Teodolino de Sá (PT) disse que nasceu e se criou em Triunfo, com seus 12 irmãos e que sempre lutaram muito por essa terra, um município que tem uma história linda e que se tiveram problemas, ficaram no passado e que todos devem se espelhar nas pessoas que fizeram a história de Triunfo. Ele parabenizou Cleber de Paula que é o novo secretário de Indústria e Comércio da Capital, salientando que é um homem simples que até hoje mora no interior de Triunfo. Teodolino também falou da importância do orçamento participativo, pois para defender os interesses do povo tem que se passar o poder para o povo e o orçamento participativo é uma ferramenta da sociedade, um instrumento democrático onde o cidadão passa a ser sujeito e não sujeitado, discutindo com sua rua, seu bairro, aquilo que é importante para sua comunidade. Ele agradeceu aos colegas que foram sensíveis à sua proposta e disse que está muito feliz de participar deste momento e deste entendimento que está tendo na câmara hoje. Sobre as motoniveladoras, Teodolino disse que as pessoas tem que se informar melhor antes de falar e que o relatório da CPI é público, estando à disposição de quem quiser ler, tendo sido baseado em um laudo da justiça.


A vereadora Roseli de Souza (PDT) falou sobre o projeto 040/15, dizendo que não é apenas o fato de envolver um problema de saúde, mas também que contempla uma verba de 50 mil para telhas para as pessoas atingidas pelos temporais, lembrando que muitas pessoas ainda estão com lonas sobre suas casas e por isso a importância do projeto. Sobre a CPI das motoniveladoras, Roseli disse que não tem dúvida alguma do relatório por conhecer a idoneidade do relator, vereador Orison Cezar e que votou a favor por se tratar de um laudo judicial.


O vereador Jeferson Wolff (PMDB) também falou do projeto 040/15, dizendo que dentro do recurso de 50 mil para as telhas, 22 mil já foram utilizados para socorrer as vítimas dos temporais e que a previsão é de que mais temporais atinjam o estado e o município, por isso a urgência na aprovação do mesmo. Sobre a CPI ele disse que não tem dúvidas de que foi um trablaho muito bem feito, muito dedicado e baseado no relatório da justiça.


O vereador Orison Cezar (PSDB) convidou a todos para audiência pública, no dia 05 de novembro, às 10 horas, para se definir o LOA. Orison também falou que toda situação de CPI e Justiça sobre as motoniveladoras é um constrangimento para a cidade, mas que foi gerado pelo entendimento do prefeito de achar que não precisa ter ninguém para vistoriar as máquinas novas no recevimento, lembrando que ele fez uma Indicação para que o Executivo montasse uma comissão para essa vistoria, a exemplo do que é feito na cidade de Gramado e o prefeito respondeu a sua Indicação com um parecer do secretário de Transito e Mobilidade Urbana dizendo que a comissão não pode ser formada porque não há um engenheiro mecânico no Município. Orison salientou que em Gramado a comissão também não conta com um profissional dessa área, mas com um funcionário designado através de uma portaria responsável por receber todas as máquinas adquiridas pela prefeitura e disse ainda que o prefeito busque instrumentos, como ele buscou, para resolver a questão e evitar outros constrangimentos.


Redação/Edição: Tatiana Vasco/Razek Cunha