Sessão Solene de Homenagens

26/10/2015



Câmara de Vereadores homenageou entidades e cidadãos triunfenses




Amparada pelo Decreto Legislativo nº 007/2009, que institui títulos honoríficos, a Câmara de Vereadores realizou sessão solene de homenagens, na segunda-feira (26), após a sessão ordinária, para homenagear entidades e cidadãos que prestaram e ainda prestam relevantes contribuições para o município e comunidade triunfense.


De autoria da vereadora Rita Cunha (PDT), os decretos legislativos n 001, 002 e 003/15, concederam Titulo de Cidadão Benemérito a Ruben de Borba Kersting, Comenda Qorpo Santo a Gildo José Moreira Campos e Comenda Gal. Bento Gonçalves da Silva a Francisco Lineu Schardong, respectivamente. Já os decretos legislativos nº 004, 005 e 006/15, de autoria da vereador Roseli de Souza (PDT), conderam Diploma de Reconhecimento à Therezinha Rosa de oliveira, Catarina Bonatto Umann e Nelci Miguel Limberger. O vereador Orison Cezar (PSDB) concedeu, através dos decretos legislativos 007, 008, 009, 013/15, Diploma de Reconhecimento à entidade Ser Triunfo, a Darcy Bonzanini e Nicolau Weber e Comenda Governador Leonel de Moura Brizola a Claudio Heitor da Silva.  Os decretos legislativos 010 e 011/15, de autoria do vereador Jeferson Wolff (PMDB), concederam título de cidadão triunfense a Breno Ferreira dos Santos e Título de Cidadão Honorário a Jorge Nilo Fonseca Coutinho e o decreto legislativo nº 012/15, de autoria da vereadora Katia Souza (PR), concedeu Comenda Gal. Bento Gonçalves da Silva a Hans Borst.


A mesa foi composta pelo presidente do Legislativo, vereador Valério Aires (PDT), pelo comandante da 2º Cia BM de Triunfo, capitão Joelson Ferri, pelo procurador geral do Município, Jaime Garcia, representando o prefeito Mauro Poeta e pelos homenageados da noite. No plenário, comunidade e familiares foram prestigiar os homenageados. 


O cerimonial foi conduzido pela Razek Cunha e cobertura online ao vivo pela TV Polo. 




Breve histórico dos homenageados




Ruben de Borba Kersting - Nasceu na Olaria em 02 de fevereiro de 1947, serviu a aeronáutica por 30 anos e com o nascimento de seu filho portador de deficiência múltipla, passou a frequentar instituições com atendimentos para pessoas especiais. Foi presidente por 5 anos do Hospital Santa Rita e da APAE Triunfo, onde atualmente faz parte da diretoria como conselheiro fiscal. Membro do Lions Clube há mais de sete anos, atua como voluntário em todas as atividades promovidas pelo clube. 




Gildo José Moreira Campos - Conhecido como Cará, é músico triunfense. Em 1977, para homenagear o pai, compôs a música "É disso que o velho gosta", gravada por Berenice Azambuja, Valmir Martins, Sérgio Reis e Carlos Magão, Chitãozinho e Xororó, entre outros artistas. De 1974 a 1978 integrou, como gaiteiro, o Grupo Açoriano, de música gaúcha, com o qual lançou um LP e fez apresentações e bailes. Atualmente dá aulas de violão para alunos do município de Triunfo.




Francisco Lineu Schardong - Conhecido como Chicão, nasceu em Porto Alegre. Seu avô Francisco Schardgon, seu pai Victor Frederico Schardong, seu tio Edmundo Arnt Neto, avô materno Carlos Simão Arnt, bisavô materno Major Edmundo Arnt e seu tataravô materno Simão Kappel, foram pessoas que muito colaboraram com a história de Triunfo nas mais diversas atividades. Formado em engenharia agrônoma pela SEAPA é integrante do Sistema Farsul desde 1990, diretor da Farsul desde 1999, produtor rural em Triunfo, entre outras atividades, tendo sido vereador de 1988 a 1992 e prefeito de Triunfo de 1993 a 1996.




Therezinha Rosa de oliveira - Nasceu em 10 de março de 1929, no Barreto, em Triunfo, tendo hoje 86 anos. Formou-se professora aos 17 anos de idade, em 1946. Ao lado do marido começou a vida na localidade do Gil, morando e lecionando na Escola do Quebra-Telha. Mais tarde, instalados no Barreto, participavam das ações comunitárias como o Natal dos Anjos e as noventa quaresmas. Sempre devotada à igreja tornou-se ministra para a comunidade do Barreto recendo turmas para preparação da Eucaristia e Batismo. Viúva, reside em Novo Hamburgo com a filha. 




Catarina Bonatto Umann - nascida em Espumoso, no dia 06 de janeiro de 1941, filha de Vitório e Altiva Bonatto, de origem italiana. Aos 10 anos veio com a família para a cidade de Triunfo onde estudou na Escola Afonso Machado Coelho. Começou a trabalhar muito cedo  no comércio da família, onde entregava rancho com carrinho de mão ao lado das seis irmãs. Casou-se aos 19 anos com Miguel Umann e foram moram em Porto Alegre, retornando ao município em 1963, para morar no Barreto onde constituíram seu comércio. Sempre participou das atividades da comunidade ao lado do seu marido, no Bloco Mensageiro e fez parte do CPM da Escola Luiz Barreto. Formou uma comissão de mulheres para desmanchar o salão Santa Terezinha que era de madeira para construir prédio novo todo em alvenaria, tendo na época a senhora Benta, que era de religião protestante. Com a morte prematura do seu marido Miguel, assumiu a tesouraria da comissão da reforma da Igreja Santa Terezinha. Foi fundadora do Clube de Mães do Barreto no ano de 1972e atualmente faz parte do grupo de oração, visitando famílias que possuem problemas de saúde. 




Nelci Miguel Limberger - filho de descendentes de alemães nasceu na localidade de Rincão D`el Rey, em Rio Pardo. Em 1993 aceitou proposta para trabalhar em uma revenda da Sthil em Triunfo, para onde mudou-se definitivamente em 1995, tendo sido demitido em 1996. Com a indenização trabalhista fundou a Limbermaq, no mesmo ano, focando sua atividade em venda de máquinas, peças de reposição e consertos. Em 2008 agregou mais uma divisão e criou a Limbermaq serviços, desenvolvendo serviços de jardinagem, paisagismo, manutenções prediais e conservação às empresas. Entre 2009 e 2013 inaugurou três filiais. Hoje a Limbermaq, com 19 anos de atividade, emprega 40 colaboradores, valorizando e respeitando pessoas, cuidando do seu compromisso social e ambiental tendo todas as concessionárias graduadas com o selo de referência de qualidade a nível Brasil.




Ser Triunfo - A Socidade Esportiva e Recreatia foi fundada em 22 de abril de 2003 pelo esforço do professor Palhinha e de alguns pais de alunos da escolinha de futsal. Com uma nova estrutura administrativa a Ser elaborou o projeto Esporte Cidadão, hoje ampliado e denominado programa "Pé na Bola, Cabeça na escola e a Ser no coração". Afiliada à Federação Gaúcha de Futsal, participa de vários campeonatos da Federação em várias categorias, além d Campeonatos Regionais e Ligas de Futsal desde o ano de 2003. Teve como primeiro presidente Saulo Radin, reconduzido ao cargo para mais um segundo mandato. Hoje a Ser é presidida por Rita Patrícia Silva Azeredo e deixou de ser uma simples escolinha, tendo em vista que atende crianças portadoras do Espectro Autista. 




Darcy Bonzanini -  nasceu em 1º de fevereiro de 1950, em Roca Sales, chegou a Triunfo em 1968, quando veio trabalhar com Geraldo Conzati em obras. Já construiu mais de 50 casas e realizou várias reformas. Tem como quatro grandes obras o hospital, supermercado Bonato, primeira loja Pisetta e prédio da Brigada Militar, contribuindo muito para o desenvolvimento do município. É um exemplo de cidadão atuante, exercendo sua cidadania, participando de todas as sessões ordinárias do Legislativo Triunfense. 




Nicolau Weber - nasceu em 06 de novembro de 1954 em Pelotas, chegou a Triunfo em 1980, há 35 anos. É graduado em Engenharia, pela PUC/POA. Desenvolveu trabalhos na prefeitura municipal onde foi responsável técnico por obras do Projeto Cura, autora de diversos projetos na área de saneamento e pavimentação. Foi membro do Lions Clube onde ocupou cargos de secretário, presidente e diretor de região. Ocupa ainda o cargo de diretor no CDL São Jerônimo, onde está sempre ligado no crescimento e desenvolvimento local. 




Claudio Heitor da Silva - o professor Claudião, como é conhecido, nasceu em 17 de junho de 1950 em São Jerônimo. Aos 16 anos de idade entrou para a Aeronáutica e aos 19 anos já era 3º sargento, tendo passado em um concurso com 46 mil concorrentes para apenas 202 vagas, atuando como controlador de vôo no aeroporto de Conconhas, em São Paulo. Formado em Engenharia Metalúrgica, teve seu primeiro contato com o município de Triunfo em 1986, tendo dado aulas na escola Cenecista Bom Jesus e na Escola Farroupilha. Atualmente reside em Triunfo e dá aulas particulares para consursos públicos, sendo um grande contribuidor da Educação no município. 




Breno Ferreira dos Santos - natural de Porto Alegre, hoje com 87 anos, é filho de Josué Machado dos Santos e Dolcina Ferreira dos Santos. Começou a vida na agricultura e na pecuária, tendo passado muitas dificuldades. Sobreviveu à época da ditadura em 1964, quando se elegeu pela primeira vez prefeito de Triunfo, tendo sido anteriormente vereador. Foi prefeito de Triunfo por dois mandatos: de 1964 a 1968 e de 1977 a 1982. Sua primeira grande obra foi a primeira rua calçada de Triunfo, iniciando na Praça Bento Gonçalves e terminando em frente ao hospital Santa Rita. No seu segundo mandato criou a Escola Cenecista Josué Machado dos Santos, em homenagem ao seu pai. Em 1971 trouxe a energia elétrica para todo o interior do município através da Certaja, que aí está em pleno funcionamento. Recentemente lançou um livro da sua vida, através da escritora triunfense Elma Santanna. 




Jorge Nilo Fonseca Coutinho - Nasceu em 02 de outubro de 1946, na Granja Renê, em Guaíba. Para estudar muitas vezes ia para a escola a cavalo ou de charrete. Concluiu seus estudos na Escola Agrícola Wolfram Metzler, em Venâncio Aires e de lá conseguiu vaga no Sindicato Rural de Triunfo para trabalhar como técnicno agrícola e aqui fixou residência. Mais tarde começou a lecionar nas escolas do município e passou a trabalhar na CEEE, se tornando diretor da Escola Cenecista a noite. Em 2000 formou-se na faculdade de Biologia, na Unisinos. Foi secretário de Ação Social na gestão de 1993 a 1996 onde criou o Centro de Valorização do Idoso (CVI) e deixou sua marca na urbanização e construção da primeiras casas populares de Triunfo e na criação do Conselho da Criança e do Adolescente.  Em 1997, quando se aposentou, criou a Ecotureventos, empresa com foco no turismo ecológico escolar. Hoje, com 18 anos de idade, a Ecotur já levou mais de cinco mil alunos ao litoral catarinense e gaúcho. No ano passado recebeu troféu de honra ao mérito a nível nacional pelos serviços prestados para a CNEC no RS. Atualmente é sub-secretário na Administração do Município de Triunfo. 




Hans Borst (Johannes Maria Borst) - nasceu em 1926, na Holanda. Em 1950 imigrou para o Brasil com sua mãe para encontrar-se com seu pai e irmãos que haviam saído da Holanda para evitar que seus filhos fossem chamados para a guerra da colonização da Indonésia. Em sua juventude foi chamado pelo Real Exército Holandês (1ª Divisão de Paraquedismo) para defender sua pátria e participou ativamente da colonização da indonésia, carregando até hoje as cicatrizes e ferimentos ocasionados pelas batalhas. No Brasil, em 1950, foi lavrar a terra em Mogi das Cruzes, SP, e com os irmãos prestava auxílio de primeiros socorros e aplicações de injeções aos colonos brasileiros, que na época não tinham qualquer tipo de atendimento médico. Em 1956 casou-se com Edith Jungers e mudou-se para a capítal paulista, onde foi trabalhar na Phillips do Brasil, empresa holandesa que estava se estabelecendo no país. Na década de 70 o governo dificultou a importação ao Brasil e Hans associou-se à Struktol, passando a fabricar produtos no Brasil onde após muitos anos adquiriu a marca Seriac e nacionalizou a empresa tornando-a referência nacional na área da borracha e plástico. No ano de 2001, durante uma feira Internacional de Borracha, secretários e vereadores da administração do prefeito Ezequiel Meirelles de Souza estiveram em São Paulo e formalizaram um convite para que a empresa abrisse uma filial em Triunfo. Em 2002 foi fundada a Triaac Sul Ind. e Com. Ltda, tendo como diretoras Vera Lucia Borst Coelho e Rose Marie Borst Corcione, sob supervisão de Hans. Em 2003, três gerações da família vieram morar em Triunfo. Hans, com outros companheiros, fundou o Rotary Club Triunfo e na sua gestão como presidente da entidade conseguiu, através do Rotary Club de Zevenaar da Holanda, a doação de um gerador de energia para o Hospital Santa Rita. 



Redação/Edição: Tatiana Vasco/Razek Cunha