Palestra explanou sobre cenários 2015/2016 para o Comércio de Triunfo

30/09/2015


Na última segunda-feira, 29, a Câmara de Vereadores foi palco de uma palestra promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Triunfo (CDL) e SPC Brasil, com apoio do gabinete do vereador Orison Cezar (PSDB) e Banco do Brasil. O palestrante, Eduardo Starosta, consultor de economia da Federação de Dirigentes Lojistas (FCDL) apresentou as causas e consequências da atual situação econômica de Triunfo, sinalizando aos lojistas as principais oportunidades empresariais a partir de informações sobre renda e empregos, entre outros. 

Starosta disse que de acordo com dados do Ministério do Trabalho, de 2002 a 2014 o total de salários aumentou 46,2% na cidade e que, embora a o resultado de 2015 tende a ser mais modesto, a riqueza conquistada no passado recente não será perdida. 


Falando das potencialidades a serem desenvolvidas no município, Starosta salientou que se vende mais em cidades com maior referência de visitação, e indagou os presentes se havia alguém entre eles fazendo algum empreendimento para exploração do potencial turístico de  Triunfo. "A sociedade tem que decidir o que quer e eleger quem ela quer que execute. Em vez dos empresários confiarem em gestores políticos, que elejam entre eles alguém com capacidade e conhecimento em gestão administrativa, para que promova o desenvolvimento local. Tem que haver uma união dos vários segmentos da sociedade para enfrentarem os problemas, pois Triunfo tem a faca e o queijo na mão para não passar pela recessão", disse o palestrante, afirmando que apesar da crise que atinge o estado e o país, o Polo Petroquímico aumentou a tonelagem exportada em 30%, não tendo sua atividade afetada e mantendo, portanto, Triunfo fora da crise.