Sessão Extraordinária realizada em 26/04/20219

29/04/2019


Sessão Extraordinária da Câmara de Vereadores de Triunfo, em 26 de abril de 2019, às 17 horas, no plenário Vereador José Cláudio de Souza. Na oportunidade, reunidos todos os parlamentares, apreciaram Relatório Final da CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito sobre possíveis irregularidades na Administração Municipal.

 Os parlamentares se reuniram às 17 horas de sexta e o ato foi encerrado oficialmente quase às 06h30min. do sábado (27). Foram mais de 13 horas de leitura de documentos e apresentação de Relatório Final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurava denúncia de um cidadão triunfense sobre possíveis irregularidades na atual gestão do prefeito Valdair Gabriel Kuhn (Belô) e Orison Donini Cezar Júnior.

 O autor da denúncia foi Ozenir Alves da Silva Filho, que em farta documentação apresentou três possíveis falhas da Administração:

1 - na contratação sem o devido processo licitatório do Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde – IAHCS, que atuou na gestão do Hospital Santa Rita de Cássia;

2 - possível contratação irregular de uma empresa de vigilância;

3 – possível contrato irregular de empresa para disponibilizar cozinheiras para as escolas municipais. 

Os mandatários do município recorreram à Justiça por cinco vezes durante o processo, mas não tiveram sucesso em suas tentativas. E a Relatora do Processo que pedia o impeachmeant dos gestores, Vereadora Marizete Cristina de Freitas Vaz (Moa) alegou que a denúncia feita pelo cidadão triunfense não procedia, mas foi voto vencido pelos outros dois integrantes da Comissão: Valmir Massena – Porongo (Presidente e Nelson Aguilheiro - Gago (Membro). Assim o processo teve sequência e culminou na votação da sexta-feira. 

Por 9 votos a 2, os Vereadores votaram favoráveis ao Parecer da Comissão, cassando os mandatos do prefeito e vice-prefeito.

Foram favoráveis à cassação de Belô e Orison: Marco Aurélio da Silva, Glauco Reis da Silva, Marcelo Wadenphul, Valmir Massena, Fernanda Paz Pinheiro, Adriano Costa da Silva, Márcio Pinheiro de Souza, Nelson Aguilheiro e Jairo Marques de Souza. Este último, do MDB, é suplente, mas como o vereador Murilo Machado da Silva, presidente da Casa Legislativa, em caso de votação pelo impeacmeant deva assumir o Poder Executivo, deu seu lugar no momento da votação. Votaram contra o Impeachment: Marizete Cristina de Freitas Vaz e Cláudio Alfeu Viana Júnior.

A defesa do prefeito Valdair Kuhn e do Vice Orison Cezar deverão entrar com recurso pedindo a anulação da votação, alegando três possíveis erros jurídicos no processo.

Ouça o áudio da sessão clicando AQUI!


Razek & Cunha Ltda.