26ª SESSÃO ORDINÁRIA - ATA Nº 026/2021

09/08/2021


 

26ª SESSÃO ORDINÁRIA                                   DATA: 09 de agosto de 2021.

 

ATA Nº 026/2021

Aos nove dias do mês de agosto do ano de dois mil e vinte e um, às dezoito horas e três minutos, sob a proteção de Deus, no Plenário Ver. José Claudio de Souza, sito à Rua prof. Coelho de Souza, nº 210, Centro, nesta cidade de Triunfo/RS, o Sr. Presidente declara aberta a vigésima sexta Sessão da Décima Nona Legislatura, em caráter ORDINÁRIA, ano 2021, com a presença dos seguintes VEREADORES: BANCADA DO MDB: Adriano Costa da Silva (Presidente); Glauco dos Reis da Silva (Líder); Humberto de Campos Kuhn; Mateus dos Santos Essvein; Ricardo Fernando de Souza e Valmir Rodrigues Massena (Vice-Presidente). BANCADA DO PP: Marizete Cristina de Freitas (Secretária-Líder) e Fernanda Paz Pinheiro. BANCADA DO PDT: João Ernesto Rambor (Líder) e Marco Aurélio da Silva; BANCADA DOS REPUBLICANOS: Milton Antonio Izidoro da Silva. Inicialmente, o Sr. Presidente convida a todos, para de pé, entoarem o Hino de Triunfo. De imediato, coloca em apreciação e votação a Ata Nº. 025/2021, da sessão ordinária de 12 de julho de 2021, sendo aprovada por unanimidade. Após, passa a palavra à Secretária da Mesa, para fazer a leitura dos expedientes recebidos. DO EXECUTIVO MUNICIPAL- OF. Nº 150/2021-GP, em que solicita a prorrogação de prazo por mais 15 (quinze) dias, para responder ao Pedido de Informação Nº 012/2021, do Ver. Marco Aurélio da Silva. OF. Nº 153/2021-GP, em que encaminha anexo, as informações fornecidas pelo Setor de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, em atenção ao Pedido de Informação nº 011/2021, do Ver. João Ernesto Rambor. OF. Nº 154/2021-GP, em que encaminha anexo, as informações fornecidas pela Secretaria Municipal da Fazenda, em atenção ao Pedido de Informação nº 015/2021, do Ver. Marco Aurélio da Silva. OF. Nº 155/2021-GP, em que solicita a prorrogação de prazo por mais 15 (quinze) dias, para responder ao Pedido de Informação Nº 013/2021, do Ver. João Ernesto Rambor. OF. Nº 156/2021-GP, em que encaminha anexo, o Memorando nº 330/2021, expedido pela Secretaria Municipal de Saúde, em atenção ao Pedido de Informação Nº 014/2021, do Ver. Marco Aurélio da Silva. OF. Nº 157/2021-GP, em que solicita a prorrogação de prazo por mais 15 (quinze) dias, para responder ao Pedido de Informação Nº 016/2021, do Ver. Marco Aurélio da Silva. OF. Nº 158/2021-GP, em que encaminha Mensagem Justificativa Nº 031/2021 ao Projeto de Lei Nº 026/2021 que “Autoriza a adoção de equipamentos públicos e de verdes complementares por pessoas físicas e jurídicas no Município de Triunfo, revoga as Leis nº 2.552/2011 e 2.836/2017 e dá outras providências”. OF. Nº 159/2021-GP, em que encaminha Mensagem Justificativa Nº 032/2021 ao Projeto de Lei Nº 027/2021, que “Altera o § 1º do artigo 9º da Lei Municipal nº 2.692/2014, que dispõe sobre o Programa de Transporte Coletivo Escolar no Município de Triunfo e dá outras providências”. OF. Nº 161/2021-GP, em que encaminha cópia dos documentos solicitados, em atenção ao Pedido de Informação nº 012/2021 do Ver. Marco Aurélio da Silva. OF. Nº 165/2021-GP, em que encaminha cópia dos documentos solicitados, em atenção ao Pedido de Informação nº 013/2021 do Ver. João Ernesto Rambor. OF. Nº 167/2021-GP, em que encaminha Mensagem Justificativa Nº 033/2021 ao Projeto de Lei Nº 028/2021 que “Autoriza a abertura de Crédito Adicional Especial na presente Lei Orçamentária no valor de até R$ 3.000,00 (três mil reais), e dá outras providências”. OF. Nº 168/2021-GP, em que encaminha Mensagem Justificativa Nº 034/2021 ao Projeto de Lei Nº 029/2021 que “Altera o art. 16 da Lei 2.564/2012, que dispõe sobre a Organização Administrativa da Prefeitura de Triunfo para incluir o Sistema de Inspeção Municipal, inclusive no Anexo I, e dá outras providências”. DE TERCEIROS – OF. Circular DCF nº 26/2021-TCE, em que divulga a cartilha “Entendendo o Câncer Infantojuvenil para o Diagnóstico Precoce”, desenvolvida pelo Instituto do Câncer Infantil (ICI). DOS SRS. VEREADORES– REQUERIMENTO- Nº 014/2021 da Verª. Marizete: Que seja enviado votos de pesar aos familiares de Armando Petronius de Freitas. Em discussão e votação, é aprovado por unanimidade e a pedido dos vereadores, todas as Bancadas serão incluídas. MOÇÃO- Nº 003/2021 do Ver. Adriano com apoio de todas a Bancadas: Que seja encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Moção de Apoio à aprovação irrestrita do Projeto de Lei nº 147/2021, que trata da unificação dos quadros de pessoal e institui o Plano de Carreira, Cargos, Funções e Remunerações dos Servidores do Poder Judiciário Estadual, requerendo, aos Deputados Estaduais que compõem a assembleia Legislativa do RS, sua aprovação integral. Em discussão e votação, é aprovada por unanimidade. INDICAÇÕES- Nº 131/2021 do Ver. João Ernesto: Que seja estudada a viabilidade de colocação de um quebra-molas na TF 045, próximo à residência do Sr. Silvino e Dona Eva, na localidade de Fazenda Isidoro; Em discussão, com a palavra o VER. JOÃO ERNESTO: “Senhor Presidente, esta indicação, só este ano já foi feita acho que duas ou três vezes, se eu não me engano, pelo que eu me recordo aqui, o Ver. Ricardo fez, o Ver. Milton fez, eu fiz um pedido verbal para que fosse tomada providência e inclusive o Senhor disse, naquela época pelo que eu me recordo, que logo, logo estariam chegando mais desses quebra-molas, daquele modelo que vem pronto, que fossem instalados ali, e até agora nada. Então, eu conversei com algumas pessoas, ou melhor, eles vieram conversar comigo, me cobrando isto porque desde aquele momento em que começou a ser discutido essa situação, outros acidentes aconteceram naquele local e felizmente, nenhuma morte ainda, mas a iminência de que se não for tomadas providências, isso possa acontecer. Então, para que o Executivo dê uma atenção especial e faça a colocação desses quebra-molas. Obrigado”. Com a palavra o VER. ADRIANO: “Vereador João, eu mesmo já falei com o Prefeito disso e eu sei que estão para chegar esses quebra-molas e eu acredito que em seguida vai ser colocado nesse local. Ele já está sabendo da necessidade e me garantiu que lá nesse local vai ser colocado quebra-molas. Realmente, não chegou na Secretaria, ainda, mas eu acredito que em seguida vai chegar”.  Em votação, é aprovada por unanimidade. Nº. 132/2021 do Ver. Mateus: Que seja estudada a viabilidade de criar vaga de estacionamento especial para autistas; Em discussão e votação, é aprovada por unanimidade. N° 133/2021 da verª. Marizete: Que seja implementada faixa de pedestres em frente à APAE Triunfo, Rua Iracema de Alencar, 361, Centro, nesta; Em discussão e votação, é aprovada por unanimidade. Nº 134/2021 da Verª. Marizete: Que sejam colocados bancos e lixeiras no Parcão, Centro, nesta; Em discussão e votação, é aprovada por unanimidade. Nº 135/2021 da Verª. Fernanda: Que seja viabilizada a construção de uma lombada na Rodovia Antônio Delapieve, na localidade do Rincão dos Pinheiros; Em discussão e votação, é aprovada por unanimidade. Nº 136/2021 do Ver. Ricardo: Que seja providenciada a construção de uma rampa para barcos no porto da barca do Barreto; Em discussão e votação, é aprovada por unanimidade. PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS- Nº 078/2021 do Ver. Adriano: Que seja colocada uma placa de trânsito na Rua Luiz Barreto, em frente ao Postão, com a seguinte informação- embarque e desembarque permitido, com pisca alerta ligado; Nº 079/2021 do Ver. Valmir: Que seja providenciada a reforma do Posto de Saúde da localidade da Vendinha; Nº 080/2021 do Ver. João Ernesto: Que seja feita a limpeza do cemitério da localidade de Pontal/Passo Raso; Nº 081/2021 das Verereadoras. Fernanda e Marizete: Que sejam tomadas as providências necessárias para a limpeza do esgoto pluvial da Rua Orêncio da Silva Ramos, Camping Porto Batista, no Porto Batista, nesta; Nº 082/2021 da Verª. Fernanda: Que seja feita a troca das lâmpadas na localidade da Vendinha, do poste 2.4967 até o poste 2.4974, perto da Veritel; Nº 083/2021 da Verª. Marizete: Que sejam tomadas as providências necessárias para a limpeza e retirada de entulhos junto ao cemitério da Creche, Centro, nesta; Nº 084/2021 da Verª. Marizete: Que seja realizada a colocação de saibro com respectivo nivelamento junto à Avenida Getúlio Vargas, Loteamento Sol Nascente, nesta; Nº 085/2021 da Verª. Marizete: Que sejam tomadas as providências necessárias para limpeza do Camping do Areal, Centro, nesta; Nº 086/2021 da Verª. Marizete: Que sejam tomadas medidas cabíveis para troca de lixeiras, limpeza de acúmulos de lixos advindos de limpezas anteriores e, também, operação tapa buracos, ambos na Rua Dom Pedro Segundo, Travessa 2, Estaleiro, nesta; Nº 087/2021 do Ver. Ricardo: Que seja realizada a revitalização das calçadas da Rua Porto Alegre e Rua da Barca, na localidade do Barreto; Todos os pedidos serão encaminhados ao Executivo Municipal. Passa-se ao período do GRANDE EXPEDIENTE- Com a palavra o ver. JOÃO ERNESTO: “Meu boa noite, Senhor Presidente, colegas Vereadoras, colegas Vereadores, comunidade que nos assiste através das redes sociais. Primeiro lugar, a satisfação de retorno às nossas atividades, nas nossas sessões presenciais aí, para que a gente possa estabelecer esse contato com a população e continuar mostrando o trabalho que cada um desenvolve, que é muito importante para nós e para o Município, principalmente. Há dias atrás, talvez algumas pessoas até não tenham entendido, apesar que eu não recebi nenhuma manifestação contrária, eu fiz uma publicação a respeito de uma emenda que foi encaminhada para o Município, mas o partido que o representante mandou essa emenda aí, para que fosse destinada ao Hospital Santa Rita, não tem representação aqui nesta Casa. Então, com muito orgulho, eu recebi o convite ali, do Banha, do Sindicato e do Professor Cláudio para que fizesse a divulgação dessa emenda, porque eu sempre digo o seguinte: saúde não tem bandeira, a bandeira ela é única e beneficia a todos. Então, essa emenda que foi feita a divulgação, foi uma emenda feita pelo Senador Paim, uma emenda de cem mil reais destinada ao Hospital de Santa Rita  e, posteriormente, eles farão a entrega ali, ao Secretário de Saúde e ao Prefeito. Então, isso também serve de exemplo, como outros Vereadores também, mobilizando as suas bancadas a nível estadual e a nível federal para que os nossos representantes nos dêem esse suporte, tão importante nesse momento. Que isso vem reforçar o caixa do Município, principalmente, quando vem para a saúde, como vem, como exemplo, veio para a agricultura e trator, como veio, ali também, que “tá” para chegar ali, da bancada do PDT, para o conselho tutelar também, que já feito uma divulgação e depois será provavelmente feita a entrega entre agosto e setembro. Então, isso mostra que a população na hora de escolher dê uma atenção especial a esses que estão sempre dando um retorno para o Município, porque ano que vem nós teremos eleições estaduais e federais aí, e, às vezes, tem aqueles que só vem no Município no momento de pegar o voto do eleitor e, no momento de dar uma contribuição durante os quatro anos, eles ficam ausentes no nosso Município. Então, os meus parabéns a todos esses que lembram do nosso Município, através das suas bancadas ou dos seus representantes, aqui na nossa cidade de Triunfo. Com relação a um pedido que eu já fiz por duas vezes já, que foi a indicação para que fosse colocado guarda nas creches do nosso Município, eu achei que, até, já estava resolvido, mas, para a minha surpresa, nada ainda foi feito a respeito! Eu fico muito triste, porque eu vejo de uma forma preocupante. Fui procurado por pais aí, e mães preocupadas com a segurança dos seus filhos, porque o Município tem condições de colocar um guarda em cada creche, porque, como já foi dito, como fui justificado, ali nós temos inocentes indefesos e a maior parte das creches aí, são professoras sem poder de reação a nada. Então, qualquer coisa que aconteça ali, eles estão totalmente indefesos. Então, mais uma vez, eu vou pedir para que tenham uma atenção especial por parte do Executivo para que coloque um guarda nessas creches ali, para que dê mais segurança para esses pais que largam, deixam seus filhos lá para poder irem trabalhar, até pelo fato de que eu tenho presenciado às vezes, em alguns lugares do Município, tu vai lá e encontra dois guardas lá, cuidando, às vezes, de algum maquinário e pode ter certeza que uma máquina não é mais importante que a vida e segurança de uma criança indefesa. Então, peço essa atenção especial aí, por parte do Executivo, para que resolva esse problema aí, para que a gente não precise citar mais esse assunto aí, que eu até considero um pouco desagradável, porque, pelo tamanho da importância disso e dos exemplos que a gente já teve em outras cidades aí que aconteceram com relação aos estágios aí no Município, houve essa semana aí, depois de ter sido feito dois pedidos de informação, inclusive foi bem debatido aqui nessa Tribuna à respeito dos critérios para selecionar esses trezentos estagiários aí, que são as vagas, à principio, que são abertas no nosso Município, aos poucos estão sendo preenchidas. Inicialmente, havia preenchido quase quarenta vagas sem critério nenhum e isso foi cobrado por parte desse Vereador e, agora, acho que o Executivo entendeu, porque fez uma boa divulgação aí, no final de semana aí, que passou aí, como sendo a primeira vez que está sendo tomada essa iniciativa de fazer uma seleção realmente, um critério justo, mas ainda, não me convenceu, porque eu não considero uma prova on-line, para esse tipo de ocupação de vaga, o correto. Hoje, nós temos aí, já as aulas em andamento e eu considero que é possível sim, fazer uma prova realmente para testar os conhecimentos desses candidatados aí, para que realmente a gente tenha a certeza de que o melhor e mais estudioso aí tenha o acesso a essas vagas aí, que estarão sendo oferecidas inicialmente aí no Município. Então, primeiro que nem foi divulgado o tipo de conteúdo que vai ser cobrado nessa prova on-line e, segundo, que divulguem o conteúdo e que de preferência que façam uma prova presencial. Não tem problema que façam em mais vezes, mais eu acho que, devido a importância dessa seleção, que vai gerar as primeiras cinquenta e duas vagas e depois um cadastro de reserva, que serão usadas aí, durante, provavelmente, aí, dois anos geralmente o tempo que fica apto a serem chamados. Então, fica o meu pedido para que façam esta prova presencial para testar o nível de conhecimento desses alunos e que a colocação seja justa de acordo com o esforço de cada um, e, também, pedir uma atenção especial do Executivo, porque, desde outubro do ano passado, portanto, antes das eleições, o Município já foi comunicado que o nosso SENAI, aqui do Município de Triunfo estaria com os dias contados, porque a princípio no ano que vem fecharia ou fecha realmente as portas, então, não vi nenhum pronunciamento oficial por parte do Executivo, dizendo o que está sendo feito para que isso não aconteça, porque, pela posição do SENAI, após o ano de dois mil e vinte dois, todos os cursos feitos no Município serão através dessas carretas que vem, ficam no Município o período para duração daquele curso e vão embora, e nós temos que entender que nós somos um Município rico, nós somos um Município com o Polo Petroquímico aqui, que emprega oito mil pessoas e nós temos uns jovens, muitos jovens aí, com interesse de estudar, com interesse de buscar sua qualificação profissional, porque é o caminho de se mudar de vida e, hoje, nós vemos, infelizmente, esse anúncio de que o SENAI dentro do Município de Triunfo vai fechar! Em compensação, a cidade como de Montenegro, cada vez sendo mais fortalecida pelo sistema “S”, que é do SESI, SENAI, SESC e a arrecadação, ela é feita basicamente através do Polo Petroquímico aqui, dentro do nosso Município. Então, eu acho que vale o empenho do nosso Município e depois poder gerar uma bela matéria e, se Deus quiser, de que o SENAI não vai fechar no Município de Triunfo, mas, para isso, a gente sabe que, se o Executivo não se movimentar nesse sentido, que até me surpreende, porque de outubro para cá, deu bastante tempo para isso, então, para que entenda a importância de um SENAI aqui dentro da nossa cidade, porque, hoje, nós temos vários jovens aí, para conseguir ter acesso a uma qualificação, eles têm que ir para Canoas, têm que ir para Montenegro, porque eles não conseguem isso aqui dentro do Município. Então, fica o meu pedido aí, para o Executivo, para que dê uma atenção especial a esse assunto e venha se pronunciar aí, para que o povo venha tomar conhecimento à respeito. Por hoje era isso, senhor Presidente. Muito obrigado”. Com a palavra o VER. HUMBERTO: Com a palavra o VER. HUMBERTO: “Boa noite Senhor Presidente, demais integrantes da mesa, colegas vereadoras, colegas vereadores, comunidade que nos assiste através das redes sociais. Senhor Presidente inicio falando hoje, sobre um conserto que está sendo feito no trevo de acesso próximo ao posto Celog e na saída dos trilhos que acessa o anel viário do Polo, conserto esse que está sendo feito somente com funcionários, máquinas da Prefeitura, com recursos próprios, ou seja, não foi contratada nenhuma empresa pra fazer esse tipo de conserto, então eles iniciaram hoje, removendo a base, sub-base, vai ser feito um conserto profundo, onde que é removida toda a parte que está danificada, não somente do asfalto, mas sim também da base e da sub-base, momento que termina essa parte do conserto da base, ou seja, da fundação dai vai ser colocado o asfalto, tudo isso feito por, como comentei, pelo pessoal nosso, da Prefeitura mesmo e quem vai nos fornecer o asfalto é o governo do Estado, através do DAER, resultado de uma visita que eu fui um tempo atrás, que vocês lembram que eu fiz um comentário aqui que eu fui até o governo do Estado, falei com o Secretário Juvir Costella que nos liberou assim quem a gente fizesse essa parte, que a gente entraria com a parte de mão de obra e maquinário e base e rachão e o governo do Estado fornece o asfalto. Então, gostaria de deixar registrado isso. Também, falo também sobre o projeto 029 que trata do SIM, isso é muito importante, um tempo atrás eu fui na cidade de Teutônia olhar lá, isso é uma coisa que eles valorizam bastante lá, porque isso valoriza  a questão da agricultura familiar e isso vai agregar bastante em nosso Município, porque abre as portas pra gente poder comercializar o nosso mel, ou seja, queijo, em fim, abre uma gama de várias frações para poder comercializar os nossos produtos, dos nossos pequenos agricultores, então Senhor Presidente por hoje é só, gostaria de agradecer e uma boa noite a todos”. Encerrado o Grande Expediente passa-se à ORDEM DO DIA- Em primeira discussão o Projeto de Lei nº 026/2021, de autoria do Executivo Municipal, já descrito na fl. 02 desta. Nada a ser discutido, o referido projeto será encaminhado à Assessoria Técnica e após, baixado às Comissões de Justiça e Redação; Obras, Serviços Públicos e Desenvolvimento Econômico; Agricultura e Meio Ambiente. Em primeira discussão o Projeto de Lei nº 027/2021, de autoria do Executivo Municipal, já descrito na fl. 02 desta. Nada a ser discutido, o referido projeto será encaminhado à Assessoria Técnica e após, baixado às Comissões de Justiça e Redação; Obras, Serviços Públicos e Desenvolvimento Econômico; Educação, Cultura e Ação Social. Em primeira discussão o Projeto de Lei nº 028/2021, de autoria do Executivo Municipal, já descrito na fl. 02 desta. Com a palavra o VER. JOÃO ERNESTO: “Senhor Presidente, eu até verifiquei na Secretaria a respeito desse projeto, esse é um projeto que veio para o Município e funciona da seguinte forma- é um auxílio de oitocentos reais, seiscentos pago pelo Estado e duzentos pago pelo Município- eu só gostaria que fosse enviado para este Vereador a relação, que provavelmente pelo valor ali, seriam quinze profissionais. Então, a relação desses profissionais que serão beneficiados com esse valor porque inclusive, esses profissionais, está previsto na lei que institui pelo Estado, que eles podem depois prestar inclusive vinte horas de serviço comunitário em contrapartida pelo benefício que eles estão recebendo”. Com a palavra o VER. ADRIANO: “Se o Senhor olhar mais adiante no projeto, o Senhor vai ver que tem um edital, que o pessoal tem que se inscrever. Então, o Município não tem como ter esse retorno agora, quem são os profissionais, eles têm que se cadastrar para poder ter esse auxílio”. Com a palavra o VER. JOÃO ERNESTO: “Mas, se eles forem se inscrever mais do que quinze, o valor não é suficiente, até quinze pode ser feito, se botar duzentos reais para cada um, é o limite é máximo de quinze e o prazo para inscrição é até o dia dezesseis, até ser aprovado aqui já vai ter essa informação, aí o município já tem condições de verificar quantos inscritos têm”. Com a palavra o VER. ADRIANO: “Lá na frente sim. Hoje, não tem porque o edital está aberto para se inscrever”. Nada mais a ser discutido, o referido projeto será encaminhado à Assessoria Técnica e após, baixado às Comissões de Justiça e Redação; Finanças e Fiscalização Orçamentária; Educação, Cultura e Ação Social. Em primeira discussão o Projeto de Lei nº 029/2021, de autoria do Executivo Municipal, já descrito na fl. 02 desta. Com a palavra o VER. GLAUCO: “Senhor Presidente, colegas vereadores, comunidade que nos assiste aqui e pela TV Câmara. Para mim, esse projeto se não o mais importante do ano, um dos mais importantes porque possibilita, ‘Marquinhos’, a efetivação de uma lei existente desde dois mil e doze que é o selo de inspeção do SIM, quando o ‘Beto’ disse sobre o queijo, é todo o produto de origem animal, que o pequeno agricultor produz, pode passar pela certificação da Vigilância Sanitária do Município e aí ser vendido, inclusive nos grandes mercados, pode, a partir, seu Milton, da efetivação dessa lei, fazer a tão sonhada feira do produtor rural de Triunfo, começando, talvez, pequeninha, com meia dúzia e, talvez, se tornando uma referência no Estado, além de atender o pequeno agricultor, aquele que faz a agricultura familiar, talvez, esteja aí o fomento para o turismo de Triunfo que a gente tanto espera. Uma lei que existia desde dois mil e doze, pode ser agora efetivada, que coisa boa que a gente pode contribuir para uma situação dessas. Então, eu peço especial atenção dos colegas em relação a esse projeto, que a gente possa discutir ele o mais rápido possível, que a gente possa votar porque não vai mais haver desculpas para que esse projeto não seja incluído. Uma hora e a gente vem batalhando por isso, faz tempo, uma hora se diz que falta Veterinário, outra hora se diz que falta não sei o que, outra hora se diz que não é nessa Secretaria, que um pouco é  numa Secretaria  e que um pouco é em outra e essa burocracia do serviço público faz com que as coisas não se efetivem e nós podemos assim, Vereadora Marizete, com a aprovação desse projeto, centralizar na Secretaria da Agricultura, a efetivação do selo SIM, e aí possibilitando que a pessoa possa vender o queijo dela com a inspeção, para que quem compre, tenha ciência de que quem produziu teve toda a verificação da Vigilância Sanitária, o acompanhamento do Veterinário, Biólogo, de todo o corpo técnico da Prefeitura. Então, esse projeto é de suma importância, para mim, se não o mais importante, é um dos mais importantes. Esse projeto tem o reflexo em todas as áreas de Triunfo. Muito obrigado”. Com a palavra o VER. JOÃO ERNESTO: “Só para complementar um gancho do que o colega, Vereador Glauco, falou em relação ao turismo e, inclusive, há anos atrás, o pessoal vinha e visitava Triunfo, faziam um café colonial no Benfica e acabou não conseguindo levar a diante, justamente porque os produtos servidos não tinham esse sistema de inspeção municipal. Então, isso gera emprego, gera turismo e gera renda para o pessoal. Então, só para contribuir, obrigado”. Com a palavra o VER. ADRIANO: “Só para fazer um comentário, desde o nosso mandato passado, a gente estava esperando esse projeto chegar nessa Casa e, várias vezes, a gente cobrou do Prefeito, inclusive do nosso Prefeito Murilo, que conseguisse isso, só que como o Vereador Glauco falou, às vezes, era um problema de Secretarias, às vezes, era o Veterinário que não tinha, graças a Deus que isso foi resolvido agora”. Nada mais a ser discutido, o referido projeto será encaminhado à Assessoria Técnica e após, baixado às Comissões de Justiça e Redação; Agricultura e Meio ambiente; Saúde, Cidadania e Direitos humanos. Não tendo mais matéria para ser apreciada na Ordem do Dia, passa-se ao ESPAÇO DAS EXPLICAÇÕES PESSOAIS- Deixa-se de registrar o pronunciamento do Vereador Adriano nas Explicações Pessoais, que conforme Artigo 125, inciso V, § 3º do Regimento Interno, “é a parte destinada às explicações de posicionamento adotado pelo Vereador sobre matérias apreciadas na pauta da Sessão, com espaço de cinco minutos para cada orador, com duração até o término do horário previsto para o encerramento da Sessão, não pode o orador desviar-se da finalidade da explicação pessoal, nem ser aparteado”. Com a autorização do Sr. Presidente, o Ver. João Ernesto, Presidente da Comissão de Finanças e Fiscalização Orçamentária, comunica que nesta sexta-feira, dia 13 de agosto de 2021, às 10h, será realizada a Audiência Pública a respeito do Plano Plurianual, Quadriênio 2022-2025. Sem mais Vereador que queira manifestar-se neste espaço, o Sr. Presidente declara encerrada a presente Sessão, às dezenove horas e dezesseis minutos e convoca os Senhores Vereadores para a próxima Sessão Ordinária, dia 16 (dezesseis) de agosto, às dezoito horas, neste mesmo local. E para constar, eu, Verª. Marizete Cristina de Freitas Vaz, Secretária da Mesa Diretora, lavrei a presente Ata, que vai assinada por mim, pelo Presidente, e demais Vereadores que participarem de sua aprovação.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.x.